Se você usa o Instagram como uma ferramenta para divulgar o seu trabalho ou empresa, deve compreender que é um método ineficaz sem estratégias de marketing.

Essa rede social tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, que postam e compartilham quase 100 milhões de fotos e vídeos diariamente. Assim, simplesmente postar sem técnica pode fazer o esforço de uma campanha ser desperdiçado.

Impulsionar uma publicação do Instagram no feed, nos stories ou nos reels pode aumentar o alcance do seu perfil e trazer diversas vantagens, como mais seguidores para a sua marca. Mas você sabia que impulsionar é diferente de anunciar? Basicamente, anúncios têm a finalidade de aumentar a taxa de conversão em vendas, enquanto a impulsão visa o engajamento.

Se você tem dúvidas sobre o tema, quer aprender a manusear a ferramenta e entender de que forma pode aumentar as vendas e a autoridade entre os concorrentes, siga conosco e acompanhe o post de hoje!

O que significa impulsionar uma publicação no Instagram?

Impulsionar uma publicação no Instagram é uma estratégia para alcançar mais pessoas do que conseguiria de forma orgânica, e isso inclui seus seguidores e até mesmo aqueles que ainda não conhecem o seu perfil.

Você, com certeza, já viu no seu feed uma publicação de um perfil que você ainda não seguia com a marcação "publicação patrocinada", não é mesmo? Então, esse post só chegou até você porque foi impulsionado.

 

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O que significa impulsionar no Instagram?

Impulsionar é uma estratégia para alcançar mais pessoas do que conseguiria de forma orgânica, abrangendo desde os seguidores atuais até aqueles que ainda não conhecem o seu perfil. Em outras palavras, impulsionar no Instagram significa ampliar o alcance da sua marca na rede social, seja por meio dos stories, dos reels ou das postagens no feed.

Vale a pena impulsionar no Instagram em 2024?

Sim, vale a pena impulsionar no Instagram! Essa estratégia oferece benefícios que vão além do alcance orgânico para perfis comerciais, como promover mais engajamento em publicações, aumentar o número de pessoas impactadas e gerar mais autoridade para a marca no mercado digital.

Se você deseja expandir sua marca, impulsionar pode ajudar a atingir mais pessoas e a conquistar mais reconhecimento. Para novos produtos ou serviços, impulsionar pode criar um buzz e aumentar as vendas. Tudo vai depender do que você quer alcançar com sua publicação.

Outra vantagem é que, ao impulsionar um story, uma publicação ou um reels no Instagram, você ganha acesso a métricas de desempenho não disponíveis anteriormente, permitindo acompanhar com mais detalhes o alcance e desenvolvimento do seu perfil. A segmentação de público em plataformas de mídias sociais é um exemplo disso.

No entanto, é importante fazer algumas considerações. Impulsionar no Instagram tem um custo, então, defina um orçamento que caiba no seu bolso e que permita atingir seus objetivos.

Além disso, uma publicação impulsionada não terá sucesso se o conteúdo não for relevante e interessante para os consumidores. Portanto, defina bem quem você quer alcançar para direcionar seus anúncios de forma eficiente. Com isso em mente, vamos para o passo a passo sobre como impulsionar na rede!

Leia também: Como funciona o Instagram Business, quanto custa e como usar

Como impulsionar no Instagram em 2024? Confira o passo a passo!

Todos os benefícios apresentados ao impulsionar no Instagram impactam positivamente o crescimento e a expansão de um negócio. Se você ficou interessado e quer aplicar essa estratégia no seu perfil, confira o passo a passo a seguir:

1. Configure seu perfil como uma conta comercial

Em primeiro lugar, verifique se o seu perfil no Instagram está configurado como “Conta comercial” (Business). Caso esteja como “Conta pessoal”, é bem simples fazer a mudança:

1) Acesse o Instagram com seu e-mail e senha;

1_Login ao instagram pelo celular

2) Clique nos três risquinhos no canto superior direito e selecione “Configurações e privacidade”;

2_clique no menu do instagram para acessar as opções

3) Role até o final da página e clique em “Tipos e ferramentas da conta”;

3_lista de opções do menu do instagram

4) Selecione a opção “Mudar para conta profissional”;

4_alterar conta grauita para profissional no instagram

 

5) Escolha uma categoria para o seu perfil;

5_Escolha uma categoria para sua conta profissional

6) Insira suas informações de contato para serem exibidas no perfil;

6_adicione suas informações de contato do seu negócio

Continue a configuração da conta conforme suas preferências.

É possível conectar a conta do Instagram à do Facebook, pois a plataforma que gerencia as duas redes é a Meta Business Suite. Se optar por não conectar, a própria plataforma criará uma página de proprietário no Facebook para o seu perfil do Instagram. Então, indicamos que você conecte as contas por conta própria e configure-as da sua maneira.

Você também pode se cadastrar no Meta Verified, o selo azul ao lado do nome de usuário, que indica ao público que sua conta é confiável, real e que compartilha histórias verídicas. Além disso, diminui as preocupações com falsificação de identidade por fornecer monitoramento proativo.

A opção também proporciona recursos aprimorados ao perfil comercial, como imagem de cabeçalho aos links que você inclui, possibilitando mostrar visualmente o que a sua marca tem a oferecer.

2. Clique na aba de promoções

Na página do seu perfil do Instagram Business, você encontrará um botão escrito “promoções” ou "painel profissional", próximo a “Editar perfil” e “Contato”:

Ao clicar nessa opção, você será direcionado para uma página que mostrará algumas opções:

  • "Insights": contas alcançadas, contas com engajamento, total de seguidores e conteúdo que você compartilhou;
  • "Suas ferramentas": conquistas, inspiração, ferramentas de anúncios, conteúdo de marca e atividade de monetização.

Em "suas ferramentas", clique em "ferramentas para anúncios". Será aberta uma página mostrando as seguintes opções:

  1. Escolher um conteúdo já publicado no seu perfil para impulsionar;
  2. Escolher seu conteúdo com maior desempenho para impulsionar;
  3. Comparar 2 publicações para turbinar e conferir qual delas tem melhor desempenho como anúncio.

Na aba de promoções, também ficam arquivadas as publicações que já foram impulsionadas, as que ainda estão ativas e as que foram rejeitadas.

3. Escolha a publicação, reels ou stories para impulsionar

Ao escolher a opção de impulsionar um conteúdo já publicado no seu perfil, você terá acesso a uma lista de posts que tiveram mais popularidade e podem ser uma boa oportunidade para impulsionar.

Mas a escolha é livre, você pode selecionar qualquer publicação dos seus stories, feed ou reels que esteja dentro dos requisitos de design estipulados pelo Instagram, como formato, qualidade, imagem e legendas.

4. Defina a meta dessa ação

Após escolher a publicação para impulsionar no Instagram, é hora de selecionar qual é o objetivo dessa campanha, ou seja, para onde você quer direcionar o tráfego das pessoas que entrarem em contato com o conteúdo. A plataforma disponibiliza três opções:

  • "Visitar seu perfil" — aumenta as visitas ao perfil da marca. É a melhor opção para o reconhecimento do perfil e ganho de novos seguidores;
  • "Visitar seu site" — direciona o usuário para um link externo, como WhatsApp ou e-commerce. É a opção ideal para vendas online, reservas e para que saibam mais sobre você. Comumente são posts que aparecem com CTAs associadas, como “inscreva-se, “saiba mais”, “comprar agora”, “fale conosco” e outros;
  • "Enviar mensagens para você" — leva os usuários para o direct do seu perfil. É a melhor escolha para ganhar a confiança de clientes em potencial.

Leia também: Métricas do Instagram: quais são, características e como usar?

5. Escolha quem você quer que tenha acesso ao seu anúncio

Essa é uma das etapas mais importantes para o desempenho da publicação que você vai impulsionar no Instagram. Você deve ter muito cuidado ao definir o público-alvo para que as pessoas certas sejam impactadas pelo seu post. Nessa etapa, a escolha se divide em:

  • "Requisitos especiais" — para anúncios sobre crédito, empréstimos e outras ofertas de financiamento, emprego, certificações, oportunidades de carreira, imóveis, seguros, hipotecas, temas como imigração ou direitos civis, eleições ou política;
  • "Público sugerido" — direciona o anúncio para pessoas semelhantes aos seus seguidores atuais;
  • "Público personalizado" — pessoas relacionadas à categoria que você selecionou para seu perfil na etapa 1;
  • "Crie o seu" — permite inserir opções de direcionamento manualmente, como localização, interesses e faixa etária, baseadas em critérios de segmentação demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

Vale mencionar que, quanto maior o público-alvo selecionado, mais pessoas verão o conteúdo impulsionado, mas menor será a eficiência da sua campanha em termos de conversão.

Ah, e se você ainda não sabe qual é o público-alvo do seu negócio, conte com o Audiências Digitais da Serasa Experian, a solução perfeita para segmentar seus anúncios nas principais plataformas digitais e ter mais assertividade nas suas campanhas!

6. Escolha o orçamento para o anúncio e a duração da impulsão

Agora é hora de decidir qual é o orçamento disponível para gastar. O valor e os dias de impulsão de uma publicação vão depender da sua estratégia, do seu capital de giro e do seu planejamento de marketing.

Qual retorno você espera? É uma campanha grande ou sazonal? Quais são os seus objetivos? São algumas perguntas que ajudam a decidir qual será o investimento. Quanto à duração, você pode escolher entre:

  • Veicular o anúncio até que você decida pausá-lo;
  • Definir a duração, que vai de 1 a 30 dias.

7. Confirme as informações e adicione uma forma de pagamento

Após tudo configurado, é hora de revisar e conferir todas as informações que você selecionou. É possível ver uma prévia de como a publicação aparecerá no feed, na aba explorar e nos stories do público-alvo que você escolheu.

Você também encontrará dados resumidos informando a meta do seu anúncio, o tipo de consumidor escolhido como alvo, o orçamento e a duração da impulsão. Após verificar que está tudo ok, siga os passos:

  1. Clique em “Pagamento” e selecione sua localização e moeda;
  2. Escolha o método pelo qual deseja pagar. Pode ser Pix, boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, PayPal ou Mercado Pago;
  3. Preencha os dados de cartão ou conta para prosseguir, se necessário — a análise do Instagram é feita dentro de 24 horas;
  4. Avance e selecione a opção "Turbinar publicação";
  5. Aceite a política de não discriminação e pronto!

É importante deixar claro que, antes de a publicação começar a circular pelos perfis do Instagram, ela passará por uma aprovação da plataforma, que verificará se o conteúdo selecionado atende às qualificações para ser impulsionado.

Pode acontecer de ela ser rejeitada. Nesse caso, você terá que revisar todas as opções que selecionou, a qualidade da imagem ou vídeo, o tamanho e o conteúdo e analisar o que pode ter sido considerado fora das diretrizes estipuladas.

8. Acompanhe os resultados da sua publicação

Após escolher a publicação para impulsionar no Instagram, é muito importante acompanhar como ela está performando para saber se a meta do planejamento está sendo alcançada. Para checar o desempenho, é só acessar as métricas do Instagram do post e analisar as mais relevantes para o objetivo escolhido. Siga o caminho:

  1. Clique na foto do seu perfil, no canto inferior direito;
  2. Selecione "Painel profissional";
  3. Em "Insights", acesse a opção "Conteúdo que você compartilhou".

Também é possível verificar sua atividade de monetização, bem como solicitar a aprovação de parceiros de marca e aprovar criadores perfis que desejam adicionar você ao conteúdo de marca que eles compartilham.

Qual o valor para impulsionar no Instagram em 2024?

É possível começar com o valor mínimo de US$ 1,00 ao dia, ou seja, R$ 5,00. No entanto, o investimento para impulsionar uma publicação no Instagram pode variar muito, pois é preciso considerar o objetivo de cada campanha e quantos dias o post ficará ativo.

O valor total do orçamento que será direcionado para essa estratégia fica a seu critério. A plataforma sugere que o usuário invista pelo menos R$ 10,00 por dia durante 3 dias seguidos para conseguir visualizar um retorno.

Vale lembrar que quanto maior o investimento, maior será a taxa de retorno sobre o investimento, mas o alcance e os outros benefícios dessa estratégia também precisam estar alinhados a uma campanha bem planejada.

Qual a diferença entre impulsionar e anunciar no Instagram 2024?

A diferença entre anunciar e impulsionar no Instagram está no objetivo. Os anúncios focam a conversão em vendas e são feitos pelo gerenciador de anúncios Meta. Já a impulsão visa o alcance e o engajamento de uma postagem ou perfil e é feita pelo próprio aplicativo do Instagram.

É muito comum os usuários ficarem em dúvida entre as ferramentas de impulsionar e criar anúncios na hora de definir a estratégia de marketing. Mas com nosso passo a passo alinhado a um bom planejamento, uma equipe competente, conhecimento do público-alvo e estudos sobre o mercado, será bem mais fácil diferenciar os conceitos e alcançar seus objetivos.

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