Se você usa o Instagram como uma ferramenta para divulgar o seu trabalho ou empresa, deve compreender que é um método ineficaz sem estratégias de marketing.
Essa rede social tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, que postam e compartilham quase 100 milhões de fotos e vídeos diariamente. Assim, simplesmente postar sem técnica pode fazer o esforço de uma campanha ser desperdiçado.
Impulsionar uma publicação do Instagram no feed, nos stories ou nos reels pode aumentar o alcance do seu perfil e trazer diversas vantagens, como mais seguidores para a sua marca. Mas você sabia que impulsionar é diferente de anunciar? Basicamente, anúncios têm a finalidade de aumentar a taxa de conversão em vendas, enquanto a impulsão visa o engajamento.
Se você tem dúvidas sobre o tema, quer aprender a manusear a ferramenta e entender de que forma pode aumentar as vendas e a autoridade entre os concorrentes, siga conosco e acompanhe o post de hoje!
Neste conteúdo você vai ver
- O que significa impulsionar uma publicação no Instagram?
- O que significa impulsionar no Instagram?
- Vale a pena impulsionar no Instagram em 2024?
- Como impulsionar no Instagram em 2024? Confira o passo a passo!
- Qual o valor para impulsionar no Instagram em 2024?
- Qual a diferença entre impulsionar e anunciar no Instagram 2024?
O que significa impulsionar uma publicação no Instagram?
Impulsionar uma publicação no Instagram é uma estratégia para alcançar mais pessoas do que conseguiria de forma orgânica, e isso inclui seus seguidores e até mesmo aqueles que ainda não conhecem o seu perfil.
Você, com certeza, já viu no seu feed uma publicação de um perfil que você ainda não seguia com a marcação "publicação patrocinada", não é mesmo? Então, esse post só chegou até você porque foi impulsionado.
O que significa impulsionar no Instagram?
Impulsionar é uma estratégia para alcançar mais pessoas do que conseguiria de forma orgânica, abrangendo desde os seguidores atuais até aqueles que ainda não conhecem o seu perfil. Em outras palavras, impulsionar no Instagram significa ampliar o alcance da sua marca na rede social, seja por meio dos stories, dos reels ou das postagens no feed.
Vale a pena impulsionar no Instagram em 2024?
Sim, vale a pena impulsionar no Instagram! Essa estratégia oferece benefícios que vão além do alcance orgânico para perfis comerciais, como promover mais engajamento em publicações, aumentar o número de pessoas impactadas e gerar mais autoridade para a marca no mercado digital.
Se você deseja expandir sua marca, impulsionar pode ajudar a atingir mais pessoas e a conquistar mais reconhecimento. Para novos produtos ou serviços, impulsionar pode criar um buzz e aumentar as vendas. Tudo vai depender do que você quer alcançar com sua publicação.
Outra vantagem é que, ao impulsionar um story, uma publicação ou um reels no Instagram, você ganha acesso a métricas de desempenho não disponíveis anteriormente, permitindo acompanhar com mais detalhes o alcance e desenvolvimento do seu perfil. A segmentação de público em plataformas de mídias sociais é um exemplo disso.
No entanto, é importante fazer algumas considerações. Impulsionar no Instagram tem um custo, então, defina um orçamento que caiba no seu bolso e que permita atingir seus objetivos.
Além disso, uma publicação impulsionada não terá sucesso se o conteúdo não for relevante e interessante para os consumidores. Portanto, defina bem quem você quer alcançar para direcionar seus anúncios de forma eficiente. Com isso em mente, vamos para o passo a passo sobre como impulsionar na rede!
Leia também: Como funciona o Instagram Business, quanto custa e como usar
Como impulsionar no Instagram em 2024? Confira o passo a passo!
Todos os benefícios apresentados ao impulsionar no Instagram impactam positivamente o crescimento e a expansão de um negócio. Se você ficou interessado e quer aplicar essa estratégia no seu perfil, confira o passo a passo a seguir:
1. Configure seu perfil como uma conta comercial
Em primeiro lugar, verifique se o seu perfil no Instagram está configurado como “Conta comercial” (Business). Caso esteja como “Conta pessoal”, é bem simples fazer a mudança:
1) Acesse o Instagram com seu e-mail e senha;
2) Clique nos três risquinhos no canto superior direito e selecione “Configurações e privacidade”;
3) Role até o final da página e clique em “Tipos e ferramentas da conta”;
4) Selecione a opção “Mudar para conta profissional”;
5) Escolha uma categoria para o seu perfil;
6) Insira suas informações de contato para serem exibidas no perfil;
Continue a configuração da conta conforme suas preferências.
É possível conectar a conta do Instagram à do Facebook, pois a plataforma que gerencia as duas redes é a Meta Business Suite. Se optar por não conectar, a própria plataforma criará uma página de proprietário no Facebook para o seu perfil do Instagram. Então, indicamos que você conecte as contas por conta própria e configure-as da sua maneira.
Você também pode se cadastrar no Meta Verified, o selo azul ao lado do nome de usuário, que indica ao público que sua conta é confiável, real e que compartilha histórias verídicas. Além disso, diminui as preocupações com falsificação de identidade por fornecer monitoramento proativo.
A opção também proporciona recursos aprimorados ao perfil comercial, como imagem de cabeçalho aos links que você inclui, possibilitando mostrar visualmente o que a sua marca tem a oferecer.
2. Clique na aba de promoções
Na página do seu perfil do Instagram Business, você encontrará um botão escrito “promoções” ou "painel profissional", próximo a “Editar perfil” e “Contato”:
Ao clicar nessa opção, você será direcionado para uma página que mostrará algumas opções:
- "Insights": contas alcançadas, contas com engajamento, total de seguidores e conteúdo que você compartilhou;
- "Suas ferramentas": conquistas, inspiração, ferramentas de anúncios, conteúdo de marca e atividade de monetização.
Em "suas ferramentas", clique em "ferramentas para anúncios". Será aberta uma página mostrando as seguintes opções:
- Escolher um conteúdo já publicado no seu perfil para impulsionar;
- Escolher seu conteúdo com maior desempenho para impulsionar;
- Comparar 2 publicações para turbinar e conferir qual delas tem melhor desempenho como anúncio.
Na aba de promoções, também ficam arquivadas as publicações que já foram impulsionadas, as que ainda estão ativas e as que foram rejeitadas.
3. Escolha a publicação, reels ou stories para impulsionar
Ao escolher a opção de impulsionar um conteúdo já publicado no seu perfil, você terá acesso a uma lista de posts que tiveram mais popularidade e podem ser uma boa oportunidade para impulsionar.
Mas a escolha é livre, você pode selecionar qualquer publicação dos seus stories, feed ou reels que esteja dentro dos requisitos de design estipulados pelo Instagram, como formato, qualidade, imagem e legendas.
4. Defina a meta dessa ação
Após escolher a publicação para impulsionar no Instagram, é hora de selecionar qual é o objetivo dessa campanha, ou seja, para onde você quer direcionar o tráfego das pessoas que entrarem em contato com o conteúdo. A plataforma disponibiliza três opções:
- "Visitar seu perfil" — aumenta as visitas ao perfil da marca. É a melhor opção para o reconhecimento do perfil e ganho de novos seguidores;
- "Visitar seu site" — direciona o usuário para um link externo, como WhatsApp ou e-commerce. É a opção ideal para vendas online, reservas e para que saibam mais sobre você. Comumente são posts que aparecem com CTAs associadas, como “inscreva-se, “saiba mais”, “comprar agora”, “fale conosco” e outros;
- "Enviar mensagens para você" — leva os usuários para o direct do seu perfil. É a melhor escolha para ganhar a confiança de clientes em potencial.
Leia também: Métricas do Instagram: quais são, características e como usar?
5. Escolha quem você quer que tenha acesso ao seu anúncio
Essa é uma das etapas mais importantes para o desempenho da publicação que você vai impulsionar no Instagram. Você deve ter muito cuidado ao definir o público-alvo para que as pessoas certas sejam impactadas pelo seu post. Nessa etapa, a escolha se divide em:
- "Requisitos especiais" — para anúncios sobre crédito, empréstimos e outras ofertas de financiamento, emprego, certificações, oportunidades de carreira, imóveis, seguros, hipotecas, temas como imigração ou direitos civis, eleições ou política;
- "Público sugerido" — direciona o anúncio para pessoas semelhantes aos seus seguidores atuais;
- "Público personalizado" — pessoas relacionadas à categoria que você selecionou para seu perfil na etapa 1;
- "Crie o seu" — permite inserir opções de direcionamento manualmente, como localização, interesses e faixa etária, baseadas em critérios de segmentação demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.
Vale mencionar que, quanto maior o público-alvo selecionado, mais pessoas verão o conteúdo impulsionado, mas menor será a eficiência da sua campanha em termos de conversão.
Ah, e se você ainda não sabe qual é o público-alvo do seu negócio, conte com o Audiências Digitais da Serasa Experian, a solução perfeita para segmentar seus anúncios nas principais plataformas digitais e ter mais assertividade nas suas campanhas!
6. Escolha o orçamento para o anúncio e a duração da impulsão
Agora é hora de decidir qual é o orçamento disponível para gastar. O valor e os dias de impulsão de uma publicação vão depender da sua estratégia, do seu capital de giro e do seu planejamento de marketing.
Qual retorno você espera? É uma campanha grande ou sazonal? Quais são os seus objetivos? São algumas perguntas que ajudam a decidir qual será o investimento. Quanto à duração, você pode escolher entre:
- Veicular o anúncio até que você decida pausá-lo;
- Definir a duração, que vai de 1 a 30 dias.
7. Confirme as informações e adicione uma forma de pagamento
Após tudo configurado, é hora de revisar e conferir todas as informações que você selecionou. É possível ver uma prévia de como a publicação aparecerá no feed, na aba explorar e nos stories do público-alvo que você escolheu.
Você também encontrará dados resumidos informando a meta do seu anúncio, o tipo de consumidor escolhido como alvo, o orçamento e a duração da impulsão. Após verificar que está tudo ok, siga os passos:
- Clique em “Pagamento” e selecione sua localização e moeda;
- Escolha o método pelo qual deseja pagar. Pode ser Pix, boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, PayPal ou Mercado Pago;
- Preencha os dados de cartão ou conta para prosseguir, se necessário — a análise do Instagram é feita dentro de 24 horas;
- Avance e selecione a opção "Turbinar publicação";
- Aceite a política de não discriminação e pronto!
É importante deixar claro que, antes de a publicação começar a circular pelos perfis do Instagram, ela passará por uma aprovação da plataforma, que verificará se o conteúdo selecionado atende às qualificações para ser impulsionado.
Pode acontecer de ela ser rejeitada. Nesse caso, você terá que revisar todas as opções que selecionou, a qualidade da imagem ou vídeo, o tamanho e o conteúdo e analisar o que pode ter sido considerado fora das diretrizes estipuladas.
8. Acompanhe os resultados da sua publicação
Após escolher a publicação para impulsionar no Instagram, é muito importante acompanhar como ela está performando para saber se a meta do planejamento está sendo alcançada. Para checar o desempenho, é só acessar as métricas do Instagram do post e analisar as mais relevantes para o objetivo escolhido. Siga o caminho:
- Clique na foto do seu perfil, no canto inferior direito;
- Selecione "Painel profissional";
- Em "Insights", acesse a opção "Conteúdo que você compartilhou".
Também é possível verificar sua atividade de monetização, bem como solicitar a aprovação de parceiros de marca e aprovar criadores perfis que desejam adicionar você ao conteúdo de marca que eles compartilham.
Qual o valor para impulsionar no Instagram em 2024?
É possível começar com o valor mínimo de US$ 1,00 ao dia, ou seja, R$ 5,00. No entanto, o investimento para impulsionar uma publicação no Instagram pode variar muito, pois é preciso considerar o objetivo de cada campanha e quantos dias o post ficará ativo.
O valor total do orçamento que será direcionado para essa estratégia fica a seu critério. A plataforma sugere que o usuário invista pelo menos R$ 10,00 por dia durante 3 dias seguidos para conseguir visualizar um retorno.
Vale lembrar que quanto maior o investimento, maior será a taxa de retorno sobre o investimento, mas o alcance e os outros benefícios dessa estratégia também precisam estar alinhados a uma campanha bem planejada.
Qual a diferença entre impulsionar e anunciar no Instagram 2024?
A diferença entre anunciar e impulsionar no Instagram está no objetivo. Os anúncios focam a conversão em vendas e são feitos pelo gerenciador de anúncios Meta. Já a impulsão visa o alcance e o engajamento de uma postagem ou perfil e é feita pelo próprio aplicativo do Instagram.
É muito comum os usuários ficarem em dúvida entre as ferramentas de impulsionar e criar anúncios na hora de definir a estratégia de marketing. Mas com nosso passo a passo alinhado a um bom planejamento, uma equipe competente, conhecimento do público-alvo e estudos sobre o mercado, será bem mais fácil diferenciar os conceitos e alcançar seus objetivos.
Se você gostou do que encontrou aqui e quer continuar por dentro de mais assuntos relacionados, acompanhe o blog da Serasa Experian e conte com as nossas soluções de análise de campanhas e segmentação de público para auxiliar suas estratégias de marketing!