Saiba tudo sobre data driven e a importância de ter profissionais orientados a dados, se inspire com exemplos reais e descubra como implementar na sua estratégia.
Durante muito tempo, diversas tomadas de decisão eram feitas a partir de suposições, principalmente na área de marketing. Às vezes, campanhas inesperadas traziam novos interessados e convertiam prospects em clientes. Outras vezes, aquelas que eram melhor elaboradas fracassavam, o mercado permanecia impassível e tudo o que se ouvia após o lançamento de uma campanha era o silêncio.
O data driven surgiu das dores dessa insegurança e assumiu o crescimento esmagador de dados para seu suporte. Além dessa cultura já ser adotada pelas equipes de marketing de muitas empresas no mercado, outras áreas estão considerando aplicar essa metodologia para tomar ações mais assertivas.
Se você é um empreendedor e quer saber mais sobre a importância dessa cultura para o seu negócio, esse conteúdo é ideal para você. Aproveite e boa leitura!
Neste conteúdo você vai ver
- O que é Data Driven?
- Quais são as vantagens?
- Por que é importante ter um negócio data driven?
- Qual a diferença entre Data driven e analytics driven
- O que é Data Driven Business?
- O que é Data driven marketing?
- Como aplicar Data Driven na minha empresa
- Data Driven para segmentação com Audiências Digitais da Serasa Experian
- Conclusão
O que é Data Driven?
Com os avanços da tecnologia, a importância dos dados e análises adequadas não podem mais ser ignoradas na tomada de decisões dos diferentes setores.
Data driven é um conceito estratégico que pode ser aplicado a qualquer negócio. Na prática, isso quer dizer que o profissional toma decisões a partir da análise e interpretação de dados.
Se você ainda conhece pouco sobre o assunto, aqui vamos mostrar que ser orientado a dados vai muito além de números.
As empresas que apostam nessa estratégia podem obter dados consistentes para personalizar produtos e serviços, e mapear cuidadosamente toda a sua jornada de relacionamento com prospects e clientes.
Quais são as vantagens?
A informação é um dos insumos mais importantes de uma empresa, e com os dados não seria diferente. Conheça agora os benefícios de implementar a cultura data-driven em sua empresa.
Economia
O gerenciamento orientado a dados aproveita todos os recursos disponíveis. Isso porque a análise é mais sólida e as informações coletadas contribuem para um melhor entendimento da realidade da empresa e de sua concorrência.
Um estudo da Harvard Business Review com mil empresas concluiu que 48,4% observaram uma melhoria significativa na redução de custos após a implementação de uma abordagem baseada em dados.
Planejamento mais sofisticado
A mineração de dados permite um melhor planejamento. Isso se deve a diversos fatores que estão sendo analisados:
- Comportamento do consumidor
- Tendências de mercado
- Concorrentes
- Possíveis repetições de ciclos de trabalho/processo
- Histórico de negócios
Essas informações permitem que você entenda melhor onde está o seu negócio e quais ajustes são necessários para atingir as metas estabelecidas.
Por que é importante ter um negócio data driven?
Embora o termo soe muito high-tech, a cultura empresarial orientada por dados funciona bem em qualquer operação corporativa.
Em uma empresa, você não pode tomar decisões com base em suposições ou na intuição. Sem uma base sólida, o planejamento fica fraco e fica mais complicado atingir metas, o que pode gerar prejuízos substanciais.
Uma abordagem baseada em dados é particularmente importante em estratégias de avaliação de concorrência e mercado. Seu principal objetivo é orientar a tomada de decisões, e sua implementação é um processo de médio prazo que envolve plataforma e treinamento de equipes.
Com uma série de benefícios, essa tendência está cada vez mais forte, principalmente para empresas que querem tomar decisões acertadas.
Qual a diferença entre Data driven e analytics driven
É bastante compreensível se confundir entre as duas nomenclaturas. Eles têm nomes semelhantes, ambos lidam com tecnologia e ambos fazem parte da ciência de dados. Como podemos diferenciá-los?
Os profissionais data driven são orientados a dados e se concentram na análise quantitativa, com base em números e modelos preditivos. Já o analytics driven é orientado a análises que enfatizam uma abordagem qualitativa para fazer referência cruzada de informações e reconhecer padrões nos dados.
Na prática, os dois processos se complementam e andam de mãos dadas no mundo corporativo, já que as análises diferem apenas em níveis de complexidade.
Toda empresa pode usar dados para tomar decisões estratégicas e aumentar o valor de seus negócios. Independente do setor, esse é o objetivo da maioria das empresas que buscam um crescimento contínuo e significativo.
Portanto, métodos e premissas orientados a dados se aplicam a empresas em todas as esferas da vida, da saúde ao setor financeiro, da educação ao setor bancário. Afinal, algumas perguntas podem ser feitas em todos os setores:
- Quem são seus clientes?
- Quais bens e serviços eles valorizam mais?
- Quanto eles estão dispostos a pagar por soluções?
- Quais são seus pontos de contato preferidos?
- Qual é o momento mais adequado para abordar os consumidores?
- Quais são os parceiros estratégicos da empresa?
- O que seus concorrentes fazem para atrair seus clientes atuais?
O gerenciamento orientado por dados permite que você responda a essas perguntas e garante que o relacionamento e as comunicações com os clientes aconteçam no momento certo, com as pessoas certas.
O que é Data Driven Business?
Já Data Driven Business significa um negócio orientado a dados, ou seja, é uma empresa que consegue tomar melhores decisões de negócios, melhorar seus processos, conquistar mais clientes, manter o relacionamento com eles por mais tempo e, consequentemente, aumentar a receita e os lucros.
Se você usar dados para gerar os resultados que sua empresa deseja, as decisões que levam a esses resultados serão tomadas usando fatos, em vez de intuição. Até agora, tão simples.
Na prática, uma empresa que é orientada a dados já possui uma cultura organizacional enraizada em analytics e utilizam as informações sistêmicas para tomar decisões nos principais processos, tanto estratégicos quanto operacionais.
Segundo um estudo Global State of Enterprise Analytics realizado pela MicroStrategy em parceria com a Global Hall & Partner, no Brasil, em 2019, cerca de 60% das empresas utilizavam o Data & Analytics para direcionar estratégias e mudanças necessárias nos negócios.
Principais características de um negócio orientado a dados
Alguns dos principais traços comportamentais de empresas orientadas a dados incluem:
- A estratégia executiva é baseada em fatos e tendências observáveis, e não em intuição.
- Os tomadores de decisão agem primeiro com base nos fatos e depois na opinião, ou seja;
- Os funcionários mostram vontade de aprender com a experiência e admitem quando seu primeiro julgamento estava errado.
- A organização adota uma mentalidade de “teste primeiro” no lançamento de novos produtos. Você documenta as suposições que está fazendo como hipóteses e então busca dados para provar ou refutar suas suposições.
- Você pode criar uma visão de toda a empresa dos fatos que não são isolados ou limitados.
- Os funcionários são sedentos por informações, buscando constantemente novos conhecimentos e buscando colocá-los em prática.
- O negócio prioriza a melhoria contínua. Isso é necessário porque o caminho para ser orientado por dados é longo e acidentado.
Você notará que deixamos de fora qualquer menção às habilidades analíticas. Esta é uma omissão deliberada. O nível de habilidade analítica que sua organização precisa depende das decisões que você deve tomar.
Quanto mais sofisticados forem seus requisitos, mais profundas serão as habilidades de análise de que você precisa. O ponto principal é que você não deve começar com análises e trabalhar de trás para frente. Comece com as decisões e trabalhe a partir daí.
O que é Data driven marketing?
O marketing orientado a dados é a abordagem de otimização das comunicações da marca com base nas informações do cliente.
Os profissionais de marketing orientados a dados usam os dados dos clientes para prever suas necessidades, desejos e comportamentos futuros.
Essa visão ajuda a desenvolver estratégias de marketing personalizadas para o maior retorno possível sobre o investimento (ROI).
Benefícios do marketing orientado a dados
O data driven marketing oferece vários benefícios:
- Melhores resultados de negócios - Desde cortar custos até produzir retornos mais altos sobre gastos com anúncios, o uso de dados para direcionar seu marketing geralmente leva a resultados financeiros mais saudáveis.
- Maior clareza operacional - Os dados melhoram a clareza operacional de três maneiras:
Está claro se uma campanha foi bem-sucedida ou não
No marketing orientado a dados, você avalia o desempenho da campanha medindo o sucesso com dados: o número de novos clientes em potencial ou clientes potenciais convertidos em clientes atingiu a meta desejada?
Elimina as suposições
Sempre que você configura uma campanha de marketing, existem várias maneiras de atingir seus objetivos. No marketing baseado em dados, você não precisa discutir sobre qual criativo é melhor - basta escolher seus principais concorrentes e deixar o mercado decidir. De experimentos A/B a algoritmos de aprendizado de máquina incorporados em software de compra de anúncios , o marketing orientado a dados usa vários criativos e usa dados para decidir qual deles funciona melhor para os clientes.
Alinhamento estratégico
Antes de recorrer aos dados para determinar nossos futuros esforços de marketing, os líderes tiveram que adivinhar quais canais tinham o melhor desempenho. Alguns achavam que os comerciais de TV atraíam os clientes, enquanto outros argumentavam que eram as múltiplas conferências das quais participavam. Com o marketing baseado em dados, você pode medir a eficácia de cada um de seus canais atribuindo leads e compras diretamente a eles . Isso esclarece quais canais você deve dobrar em sua futura estratégia de marketing.
- Experiência refinada do cliente . O marketing baseado em dados oferece informações que ajudam você a adaptar suas campanhas a cada cliente. Ao personalizar os criativos, mensagens de marketing e propostas de valor com base em dados, os clientes descobrem que seu marketing fala com eles em um nível pessoal e, portanto, respondem melhor a seus produtos e serviços. O marketing personalizado não é apenas mais eficaz, mas também mais satisfatório. A experiência aprimorada do cliente leva a uma maior confiança e lealdade, o que, por sua vez, faz com que os clientes amem sua marca e voltem a comprá-la no futuro.
Como aplicar Data Driven na minha empresa
Se você deseja implementar uma cultura orientada a dados em sua empresa, aqui estão algumas etapas vitais, retiradas do primeiro capítulo do livro Criando uma organização orientada por dados.
1. Colete dados
A base de uma boa estratégia baseada em dados é a coleta de dados. Mas não adianta coletar todos os dados existentes – sua empresa precisa de informações relevantes para os objetivos.
Os dados devem ser claros, imparciais e confiáveis , e isso leva tempo. Não é incomum que os analistas de dados gastem cerca de 80% de seu tempo total de trabalho obtendo e limpando dados, e os 20% restantes usando-os para criar modelos estratégicos.
Também é importante ressaltar que apenas coletar todas essas informações, por melhores que sejam, ainda não torna sua empresa orientada por dados. O mais importante é o que será feito com ele.
2. Acesso aos dados
Os dados coletados devem ser de fácil acesso e consulta. Precisa ser fácil integrar informações relevantes com outros dados da sua empresa sempre que necessário. Existem várias plataformas que podem ajudar nessa tarefa.
Compartilhar também deve ser uma realidade. Se toda a equipe puder consultar o histórico dos dados, a tomada de decisão se torna mais sofisticada e precisa.
Além disso, as empresas devem ser capazes de minerar os dados corretamente, filtrando-os adequadamente para obter resultados que realmente importam.
3. Relatórios
Na preparação de relatórios, os dados brutos, como a taxa de crescimento, não dizem muito por si mesmos. Você precisa fornecer contexto para que as informações façam sentido .
Isso significa, por exemplo, comunicar sobre campanhas de marketing de alto investimento, mudanças de mercado e outras mudanças nos processos. Você também precisa de alertas que mostram em tempo real o que está acontecendo e o que precisa ser melhorado em sua estratégia.
4. Análise de dados
Os relatórios fornecem informações muito importantes que ajudam a monitorar o desempenho da sua empresa. Mas é preciso ir além e transformar esses dados em insights competitivos que vão guiar as decisões da sua empresa por meio de processos, pessoas e tecnologia.
Enquanto os relatórios servem para comunicar, a análise propõe ações que podem ser realizadas a partir do que foi coletado. Tudo isso faz parte da estratégia de Business Intelligence , que visa tomar decisões estratégicas com base em conhecimentos concretos.
Data Driven para segmentação com Audiências Digitais da Serasa Experian
O Audiências Digitais da Serasa Experian é uma excelente opção para as empresas que desejam se comunicar com seus potenciais clientes de maneira mais assertiva e direta. Pois, através de uma base de dados financeiros e comportamentais, a solução garante uma melhor segmentação de público-alvo em campanhas de anúncios nas principais plataformas digitais.
Suas vantagens a tornam especialmente interessante para os profissionais das áreas de growth, performance, mídia paga, ou mesmo agências de publicidade. Pois normalmente são eles os responsáveis por fazer a gestão de campanhas de anúncios pagos em e-mídias.
O Audiências Digitais utiliza mais de 200 opções de segmentação exclusivas para suas campanhas, utilizando dados sociodemográficos, econômicos, financeiros, comportamentais e/ou de afinidade e consumo. Ou seja, tudo que é preciso para impactar com mais assertividade
Se sua empresa está interessada em aplicar a cultura Data Driven e tomar decisões estratégicas, deve considerar contratar soluções que apresentem dados robustos antes de realizar qualquer tipo de ação.
Conclusão
A cultura data driven está cada vez mais sendo incluída nas empresas e a busca por profissionais que são orientados a dados é uma das mais requisitadas.
Para isso, é preciso investir em conhecimento e softwares que proporcionem mais informação com dados, pois eles são importantes para a tomada de decisão do empreendedor de qualquer negócio.
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