O copywriting, também chamado por alguns de Redação para Vendas, é um conjunto de técnicas de escrita persuasiva que tem como objetivo convidar a audiência para uma ação. Mais do que empilhar gatilhos mentais e estruturas prontas, ele é um desafio quando você precisa entender e conhecer a fundo seus clientes.

E não se engane: esse nome bonito é apenas um refinamento do que nós, seres humanos, já fazemos há milhares de anos. O copywriting é uma habilidade fundamental, mesmo que você não trabalhe com vendas. Afinal, você pode (e deve) utilizar essas estruturas sempre que desejar vender uma ideia.

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Com uma pronúncia quase idêntica, essas duas palavras confundem demais quem está começando a se aventurar por essas águas digitais. Ambas são palavras da língua inglesa e estão relacionadas com o trabalho com textos. A grande diferença está na finalidade de cada uma delas.

Assim, Copywriting, como falamos antes, são as técnicas de escrita persuasiva. Ou seja, são estruturas de comunicação utilizadas para convidar os leitores ou ouvintes a dar o próximo passo. E isso pode ser fazer uma compra, ter uma determinada ação ou, ainda, apenas tomar uma decisão.

Se você costuma ver vídeos no Youtube, por exemplo, com certeza já ouviu o famoso “Se inscreva no canal! É gratuito e me ajuda demais a continuar o meu trabalho.” Para você ter noção, somente nessa pequena frase, já temos três técnicas de comunicação persuasiva – vamos falar disso mais adiante.

Ao mesmo tempo, temos o Copyright, que se refere aos direitos autorais sobre os textos ou produções intelectuais. Essa é uma das formas de se proteger a arte, as invenções ou até mesmo as ideias de uma pessoa.

Essa forma de proteção dá ao proprietário – ou àquele que tem a devida permissão do proprietário – os poderes necessários para proteger sua obra. Isso inclui, por exemplo, a exclusividade para filmar, reproduzir, imprimir, publicar, ou ainda, registrar aquilo que é fruto da criatividade humana.

Ou seja: apesar de não se referirem à mesma coisa, os dois conceitos não estão tão separados assim.

Exemplos de uso da estratégia de Copywriting

A história do Copywriting no mundo não é recente. Essas técnicas são usadas com roupagens diferentes há muitos e muitos anos. De lá para cá, ter uma comunicação eficiente se tornou essencial, principalmente no mundo da internet.

Acontece que estamos o tempo todo recebendo milhares de informações e a disputa por atenção vem se tornando cada vez mais acirrada. Do mesmo jeito que é vantajoso termos fácil acesso ao conhecimento, também é difícil separar o que é útil do que não é. E isso custa caro, ainda que você não perceba.

Pois é: as inúmeras possibilidades têm uma consequência séria para o nosso cérebro. Elas custam energia. E por mais que nos dias atuais seja mais fácil repor essa energia – a maioria de nós consegue isso simplesmente fazendo um lanchinho na cozinha de casa ou do trabalho, o nosso cérebro tenta ao máximo diminuir esse custo.

E é aí que as técnicas são realmente poderosas.

Depois de tantos milhares de anos evoluindo para simplificar o processo de decisão, hoje temos mapeadas algumas técnicas que são bastante eficientes:

  •  Pense em títulos atraentes:

O título é a primeira coisa que a sua audiência vê quando entra em contato com o seu conteúdo. E é aí que você deve prestar uma atenção especial: você tem menos de três segundos para reter a atenção e atiçar a curiosidade do seu leitor. Como fazer isso? É simples.

Você deve escolher uma comunicação direta, com poucas palavras. Também faz diferença trazer perguntas, números logo no início e, se possível, dados impressionantes.

Mas o grande segredo está na capacidade de apresentar uma ideia simples de um jeito que surpreenda o seu leitor. Veja alguns exemplos:

 

10 fatos impressionantes sobre comunicação para você ser promovido ainda esse ano.

 

Não vá ao mercado antes de saber isso.

 

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Você está muito ocupado ganhando a vida para fazer algum dinheiro?

 

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  • Palavras negativas chamam a atenção

Seguindo o mesmo raciocínio de surpreender o leitor, palavras negativas, em especial o “não” podem ser mágicas. Racionalmente falando, passamos a vida inteira sendo educados por elas. “Não coloque os pés no sofá”. “Não corra!”.

É automático que o seu cérebro interprete que há uma informação importante ali. Até mesmo porque essa estrutura de comunicação foi usada, diversas vezes, para cuidar de você.

Lembra que o seu cérebro procura formas de facilitar a decisão? Aqui temos a receita de algo realmente difícil de resistir.

  • Dê ritmo à leitura

Frases curtas e textos pouco “blocados”. Você não precisa de muito mais do que isso para atrair o seu leitor. É mais fácil caçar moscas com mel. Muito mais fácil.

Os parágrafos muito longos aparentam ser mais cansativos e você espanta os leitores antes mesmo que eles comecem a leitura.

Mas não é só uma questão de tamanho. A pontuação também é importante para espaçar a respiração do leitor.

Assim, você pode sutilmente determinar a forma e o ritmo com que o seu leitor irá acompanhar o conteúdo do começo ao fim.

  • Escolha bem suas palavras

Você não precisa de muitas palavras para convencer alguém a fazer algo. Você precisa das palavras certas.

E a melhor forma de aumentar suas chances de encontrá-las é trabalhando com palavras mais simples e menores. Lógico, isso é para ser seguido sempre que possível. Às vezes não dá para evitar, mas vale a tentativa.

Ter dificuldade para ler uma palavra ou um texto é desconfortável. Ninguém gosta de sentir que não é intelectualmente capaz. Então facilite o acesso e também capriche nas metáforas e nos exemplos.

Dessa forma você torna o texto escrito em uma experiência mais visual. Exatamente o mesmo raciocínio que faz com que livros infantis sejam ilustrados. Menos texto, mais cores e formas que facilitam o primeiro contato dos pequenos com o mundo da leitura.  Não pense que isso é menosprezar a inteligência do seu leitor.

Você só precisa lembrar que não são as palavras grandes e difíceis que vão fazer você parecer mais inteligente.

  • Conheça o seu público

Uma das ideias mais fortes por trás do Copywriting é a simplicidade. Quanto menos coisas você tenta abraçar, mais precisa é a sua comunicação.

Pense o seguinte: você está prestes a dar, para duas pessoas, a notícia de que uma série foi cancelada.

Uma dessas pessoas é uma adolescente de 15 anos que é muito fã do seriado. Ela personalizou os cadernos da escola para ser temático, além de ter toda a playlist da série decorada e seguir todos os atores nas redes sociais.

A segunda pessoa é um homem de 28 anos que assiste a essa série aos finais de semana, só para distrair a cabeça. Ele gosta do roteiro, gosta do conteúdo, mas já viu séries melhores.

A sua notícia terá o mesmo impacto nos dois?

Definitivamente não. E se você sabe o impacto que isso tem na vida de cada um, provavelmente você vai falar a mesma coisa de formas diferentes.

Acontece que cada público tem a sua forma de se comunicar, desde a linguagem até quais assuntos são de interesse. Conhecer o seu público te permite acertar nesse ponto.

  • A Grande Ideia

Seguindo a mesma lógica de segmentação de público, o Copywriting tem uma regra muito simples e eficiente: a regra do um.

A maioria absoluta dos copies que convertem seguem essa regra. Você precisa ter uma ideia e quanto mais você se atém a ela, mais eficiente é o seu copywriting.

Claro, não é qualquer ideia que vai funcionar tão bem assim. E também não estamos dizendo que será fácil encontrar a sua grande ideia, aquela que te trará o ápice da sua conversão.

Mas o seu trabalho é tentar encontrá-la.

Os seus leitores, ainda que não saibam, estão em busca de uma única sugestão ou ideia que vá realmente solucionar os problemas deles.

Quando você acertar esse momento, você fará o seu leitor ter aquele famoso momento “a-ha!”

  • Não guarde o melhor para o final

É claro que deixar uma boa impressão no final é essencial, mas os 80% mais relevantes do seu texto estão nos 20% iniciais.

Nesse começo é quando você desperta a atenção da audiência para também persuadi-la emocionalmente.

Capriche no começo do texto, tanto na headline (título) quanto nas primeiras linhas – ou segundos.

Acredite ou não, você tem entre 100 e 600 palavras para despertar essa reação no seu leitor. E esse é o melhor momento para trabalhar: curiosidade, antecipação e urgência. Três gatilhos mentais extremamente poderosos para a sua comunicação.

Leia também: Técnicas de Copywriting para alavancar os seus resultados no Instagram

Importância do Copywriting no seu dia a dia

Você pode estar se perguntando se as técnicas de Copywriting podem ser úteis se você não trabalha com textos. E a resposta é: sim. Porque o convencimento não é só sobre escrever, é sobre se comunicar.

Na prática, você pode usar o famoso Copy até mesmo para conseguir uma promoção no trabalho.

Imagine só: você trabalha há algum tempo na empresa, é um funcionário muito dedicado e traz bons resultados para a equipe. No entanto, você trabalha em meio a um time incrível de profissionais que também trazem bons resultados.

O seu desempenho pode não se destacar dentre tantos outros talentos.

Você vai desistir do que quer? Não, você vai mostrar o seu valor para a equipe. E o melhor caminho para isso é através, por exemplo, da reciprocidade.

Ao invés de simplesmente pedir um aumento, diga o quanto gosta do seu trabalho e como está pronto para contribuir mais com a equipe. Nesse cenário, o aumento será uma consequência.

O Copywriting realmente é uma ferramenta poderosa e você pode usá-la sempre que precisar vender uma ideia. Ou vender alguma coisa, como falaremos a seguir.

Como o Copywriting é usado em campanhas digitais

Há quem diga que a internet é a rua mais movimentada do mundo. E isso não está muito longe da verdade. Ter uma boa presença digital é como ter uma vitrine que atrai diversos clientes para conhecerem os seus produtos ou serviços.

E, tal como uma vitrine, a forma como você se mostra para o mundo digital também faz toda a diferença na hora de atrair os clientes certos. É uma estrutura bastante complexa e que não se dá exclusivamente através da comunicação escrita. Existem muitas outras camadas: tema ou nicho abordado, identidade visual, branding…

Todas essas camadas desembocam em um mar de comunicação verbal e não verbal, mas o ouro está nas palavras.

E é exatamente aí que entra o Copy em uma estratégia de campanha digital.

Através da comunicação, você identifica e trabalha os sentimentos da sua audiência para construir ou aguçar uma necessidade. Trabalhando essa ideia, você consegue mostrar para o seu potencial cliente que você tem a solução certa.

O quanto é melhor e mais econômico, por exemplo, investir em um produto de maior qualidade e durabilidade, ao invés de optar por algo mais barato e que irá apenas trazer novos tipos de dores de cabeça.

Por isso o Copywriting pode ser utilizado para vender absolutamente qualquer coisa.

Leia também: O que faz um copywriter? Veja como se tornar um

Como o Copywriting é usado na comunicação com o público

Existe um ditado popular que talvez você já tenha ouvido falar: “a mulher de César não basta ser honesta, ela deve parecer honesta”. Talvez você não tenha feito uma associação direta, mas explicamos: tudo o que você diz e mostra é o que as pessoas vão considerar sobre você.

É a consistência desse processo que constrói a sua reputação, principalmente em um lugar no qual tantas pessoas podem ver.

Porém, existem todos os tipos de pessoas na internet e não é a decisão mais inteligente tentar trazer todas elas para a sua audiência.

Acontece que cada público se comporta de uma forma. Com interesses diferentes, dores diferentes.

A melhor forma de usar o Copywriting na sua comunicação com o público é definindo quem é o seu avatar.

Você não precisa falar com todas as pessoas, você precisa ter uma comunicação eficiente com um tipo delas.

E para saber com quem você está falando, existem dois possíveis caminhos:

 

  1. Identificar a sua audiência: essa é a opção para quem já tem um público. Você só precisa se aproximar mais dessas pessoas para conhecê-las melhor.

 

  1. Criar um cliente ideal: essa é a opção de quem está começando do zero ou mudando os rumos do próprio negócio. Você cria um personagem que atenda às suas expectativas e se comunica especificamente com ele.

Pode parecer estranho, mas funciona. Com a comunicação ajustada, você atrai cada vez mais o público que você deseja e a sua comunicação assume um potencial muito maior de conversão.

E, dessa forma, você consegue também segmentar a sua audiência através do Copywriting, definindo uma abordagem específica para cada nível de consciência do seu público.

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Outra maneira de segmentar a sua audiência e acelerar a eficiência da sua estratégia de Copywriting, é contratando o Audiências Digitais da Serasa Experian.

Com sua inteligência de dados, você pode personalizar as suas campanhas e torná-las ainda mais assertivas. Isso é, suas informações ajudam você a se comunicar com seus potenciais clientes na hora e no momento certo, fazendo com que ele desenvolva um interesse real pelo seu produto ou serviço.

É possível personalizar campanhas para públicos-alvo exclusivos e aumentar assim a sua conversão com um custo de investimento especialmente inferior. E não apenas isso, há também um ganho em rentabilidade pois elas terão um maior alcance.

Nas plataformas digitais, conhecer bem o seu cliente fará com que ele perceba seu esforço em conquistar a sua confiança.

Conclusão

Vimos que apesar de ambos se relacionarem com o trabalho textual, Copywriting e Copyright são conceitos bastante diferentes. Na prática, um está relacionado com a proteção dada às obras criativas, enquanto o outro é um conjunto de técnicas de comunicação persuasiva.

Com o Copywriting, é possível convencer qualquer pessoa a tomar uma ação ou uma decisão. E essa ferramenta tem sido cada vez mais explorada no mundo digital, mesmo já sendo conhecida há muitos anos pela humanidade.

Acontece que o Copywriting explora as tendências de comportamento humano para entender como funcionam os processos de tomada de decisão. É assim que algumas palavras, bem colocadas, possuem um efeito tão poderoso.

Você pode usar esse conhecimento para vender produtos e serviços, mas também para vender ideias. É com esse raciocínio que você pode, por exemplo, convencer o seu chefe a te dar uma promoção ou aumento.

Você consegue fazer isso de forma bastante simples. Pense em títulos atraentes para despertar a atenção da sua audiência em poucos segundos. Lembre que palavras negativas, logo no começo da comunicação, ativam um sinal de alerta no cérebro do seu público e que a curiosidade é a sua grande aliada.

Quando você escolhe bem as suas palavras, você transforma uma simples presença no digital em algo marcante. Algo que você deve considerar para os seus planos futuros, não importa em qual segmento trabalhe.

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