Com a constante geração de leads, o marketing digital alterou as formas tradicionais de venda, trazendo inúmeras oportunidades de negócios para dentro das empresas. A prática gerou um gargalo na hora de transformar essas possibilidades em vendas.
Uma solução é o conceito de Inbound Sales, um processo de venda realizado prioritariamente de dentro da própria empresa com leads atraídos. Ou seja, é uma estrutura de vendas moderna e mais lucrativa, que aproveita tecnologias que estão à disposição.Os vendedores são responsáveis por levantarem suas próprias listas de prospects, fazer abordagens, marcar reuniões para educar o comprador.
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos pela Velocify, empresa especializada em vendas, 60% das empresas que utilizam Inbound Sales dizem que a técnica afeta diretamente a lucratividade.
A técnica possibilita ainda o aumento da produtividade da equipe de vendas, informações e inteligência para entrar em outros mercados inexplorados, entre outras vantagens.
Por fim, é preciso ainda haver uma sincronia entre marketing e vendas, para que a linguagem da equipe de Inbound Sales não seja diferente da comunicação que criou os leads.
*Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian