Na busca por trazer mais resultados a um negócio, o Pay per click é um modelo de anúncio que traz mais tráfego e usuários a seu site. Em oposição ao SEO, que traz resultados orgânicos e gratuitos ao seu anúncio, o PPC é pago e traz resultados a curto prazo.

Para poder investir em anúncios PPC, existem três plataformas que são as mais conhecidas e comuns: Google Ads, Bing Ads e Facebook Ads. No post de hoje, vamos explicar o que é o pay per click, como funciona, o que oferece e porque pode ser uma boa opção para divulgar sua empresa. Continue sua leitura e entenda tudo!

O que é pay per click?

Se formos traduzir e conceituar o termo, poderíamos descrevê-lo como um tipo de publicidade virtual em que as empresas anunciantes apenas pagam pelo anúncio se ele for "clicado" por algum usuário.

Esses anúncios ficam sempre no topo das páginas de pequisa, acima dos resultados orgânicos. Se a busca do usuário for transacional, informações e imagens de produtos relacionados à pesquisa irão aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca.

Para a sua empresa atingir os usuários certos dentre uma infinidade deles, as plataformas permitem determinar uma segmentação especificada. Por isso, é fundamental manter o foco na hora de determinar o seu público.

Como funciona o pay per click?

Existem diversos formatos de anúncio que podem ser rodados a partir de uma plataforma de PPC:

  • Anúncios em e-mail;
  • Anúncios no Google Shopping;
  • Anúncios de pesquisa;
  • Anúncios em vídeos;
  • Mídia display.

A plataforma mais utilizada para marketing de PPC é o Google Ads, pelo imenso alcance de usuários do buscador e possibilidade de planejar e rodar campanhas, de acordo com seus objetivos.

Para ficar de mais fácil visualização, veja nosso passo a passo de como fazer para lançar um anúncio online via PPC:

  1. Crie uma conta na plataforma escolhida;
  2. Defina a sua segmentação através da escolha de palavras-chave;
  3. Crie seus anúncios;
  4. Estabeleça o custo máximo em que está disposto a pagar por clique;
  5. Aguarde seu anúncio entrar no leilão de anunciantes;
  6. Seu anúncio será exibido conforme ordem determinada pelo leilão;
  7. Pague apenas pelos cliques nos seus anúncios.

Não é difícil entender e executar as etapas de criação de anúncio. O que você precisa dominar para ter mais eficiência em suas campanhas são os tipos de anúncios, as estratégias de lances e como funcionam os leilões, que vamos explicar na sequência.

Como ocorrem os leilões de anúncios pay per click?

Quando o algoritmo do Google determina que uma busca tem uma intenção comercial, acontece um leilão entre os anúncios considerados relevantes para a pesquisa do usuário. Nesse leilão são considerados alguns fatores que determinarão:

  • A qualificação de um anunciante para o leilão;
  • Identificação do mercado potencial para o anúncio;
  • A ordem na qual os anúncios aparecerão na página de busca;
  • Qual o valor que cada anunciante pagará, caso seu anúncio seja clicado.

Lance

O primeiro fator considerado pelo buscador é o valor máximo que um anunciante está disposto a pagar por um clique. Os lances podem ser definidos por uma palavra-chave individual ou por um grupo de anúncios.

Relevância

O algoritmo do Google se aprimora cada vez mais para entregar conteúdos relevantes e de qualidade para seus usuários, por isso, os anúncios exibidos primeiramente são aqueles que o buscador considera um anúncio com grande potencial de clique por parte do usuário.

Se os anúncios não forem relevantes, a experiência dos usuários será negativa e o Google acaba perdendo a receita dos cliques. Quando um anúncio é considerado qualificado para a pesquisa do usuário, o algoritmo realiza uma conta: custo por clique máximo X índice de qualidade.

O Índice de qualidade é um compilado de fatores relevantes para a experiência dos usuários, com um papel importante na definição da posição em que os anúncios aparecerão na página de resultados. Quando o índice de qualidade é bom, o pay per click fica mais barato e a posição média na pesquisa melhora.

O que o pay per click pode oferecer?

Quando planejado, alinhado com as tendências e bem executado, o pay per click pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Listamos alguns motivos para você considerar o PPC como uma opção de investimento em publicidade.

Agilidade nos cliques

As plataformas conseguem analisar os seus anúncios apenas algumas horas após você tê-los criado. Criada a sua conta, se o seu lance for alto o bastante e o volume de buscas também, seu anúncio pode aparecer quase instantaneamente nas páginas de busca.

Avaliação e monitoramento

O PPC tem uma grande vantagem sobre os canais convencionais de publicidade: a competência de avaliar e monitorar regularmente e de maneira clara os retornos da plataforma. Além disso, você pode entender as conversões, e até analisar o seu retorno de investimentos, o ROI, com bastante especificidade.

Controle

Com as plataformas de PPC é possível saber quando os anúncios serão exibidos e quanto isso está custando para a sua empresa. Você pode também analisar quanto está pagando por clique em relação a outros meios que não permitem um gerenciamento tão profundo sobre gerenciamento de custos.

Segmentação de clientes

As plataformas de PPC fornecem ferramentas ótimas para você poder segmentar seu cliente com precisão e baseado em dados. Assim, você pode ir ajustando os lances da sua campanha conforme os dispositivos usados, período e até a localização dos usuários.

Analisando essas informações, você poderá evitar investimentos desnecessários em publicidade.

Por que o pay per click pode ser uma alternativa boa?

O PPC pode ser uma ótima alternativa para fornecer leads qualificados para a sua página em um curto prazo, oferecer conteúdos e produtos relevantes para seu público-alvo. Sem um anúncio convincente, seu público clicará em outro.

Possibilidade de efetuar testes

Obviamente, não será o seu primeiro anúncio que terá um grande sucesso, mas o PPC permite um aprimoramento constante das suas campanhas, adaptando-os até que atinjam um desempenho satisfatório.

Assim, a empresa vai aprendendo e adaptando as estratégias para ficarem mais efetivas e direcionadas.

Custo por Clique

O próprio tópico é autoexplicativo, mas um ponto crucial para considerarmos o PPC uma boa alternativa de publicidade é justamente essa: você só paga pela efetividade do seu anúncio. Se ele não tiver nenhum clique, o custo é zero.

Em outras palavras, podemos entender esse método como um redutor de custos desnecessários no orçamento de marketing, fundamental para empresas em crescimento ou tempos de crise.

Alcance de mercado

Independentemente se sua empresa trabalha com vendas em atacado ou varejo, se é uma grande empresa ou está começando, as plataformas de PPC permitem segmentar seus anúncios, seja para um público muito específico ou para um mercado mais global, tudo isso sem comprometer a qualidade e atratividade do anúncio.

Com estratégias bem traçadas, o alcance do seu negócio pode ser enorme, maior inclusive que os anúncios em canais de mídia social apenas com conteúdo orgânico.

Ferramentas complementares ao PPC: otimizar processos e ampliar vendas

Há muitas ferramentas que podem alavancar ainda mais as suas métricas de marketing e vendas. Entender profundamente qual o seu público-alvo é um bom começo.

Tendo clareza nesse aspecto, você já estará em grande vantagem na hora de criar seus anúncios com conteúdos relevantes e agregadores para os usuários. Confira nossas soluções estratégicas para seu negócio:

Mosaic

A solução do Mosaic é perfeita para determinar o seu público-alvo. A ferramenta estipula a localidade com base em variáveis sociodemográficas, financeiras, comportamentais e econômicas.

Após preencher as informações e determinar a classificação, você terá acesso a um relatório sobre o poder de compra do usuário, quais investimentos realiza, onde compra e qual o ticket médio de gasto.

Com as nossas soluções estratégicas, você identificará as melhores oportunidades para seus anúncios, visando a prospecção e o crescimento.

Polis

Com a Polis, você conseguirá identificar e analisar o comportamento de uma determinada classe, verificar qual é o segmento que o seu público está mais interessado no momento, se adaptando com o meio e desenvolvendo planejamentos estratégicos com base nesses dados.

Ambas as ferramentas estão preparadas para solucionar possíveis problemas, e o que determinará qual utilizar é o momento em que o planejamento da empresa está.

O Mosaic também pode ser utilizado para fazer um rebranding da marca no caso de empresas já consolidadas, se adequando ao público da sua região e buscando por conversões além das atuais.

Esperamos que nosso conteúdo tenha feito diferença para o seu negócio e para ver mais sobre planejamentos e soluções empresariais, continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!