O Instagram Business foi lançado em 2016, possibilitando que a plataforma se voltasse para empresas e fornecendo dados mais profundos e relevantes para as marcas. Essa extensão permitiu a criação de posts patrocinados, a configuração de perfis empresariais e o acompanhamento de métricas.

A expansão da plataforma aprimorou significativamente a experiência dos gestores de mídia, proporcionando uma compreensão mais abrangente e melhor desempenho nos resultados.

Para as marcas que desejam impulsionar suas contas no Instagram, fazer a transição para o Business é essencial. Isso ocorre porque ele é projetado para oferecer benefícios que auxiliam no maior controle e direcionamento do perfil.

O que é o Instagram Business?

O Instagram Business é uma plataforma direcionada exclusivamente a empresas. Esse modelo possui uma série de vantagens que impulsionam o alcance dos conteúdos, gerando mais visualizações, seguidores e interações.

Por meio da plataforma Business, podem-se obter informações detalhadas sobre os seguidores, o que possibilita otimizar os conteúdos para aumentar o engajamento. Além disso, a ferramenta permite a promoção de posts, a venda de produtos e o direcionamento para websites, tudo de maneira precisa.

Esta é uma opção gratuita para acessar e analisar todas as métricas, permitindo um maior entendimento dos seguidores. No entanto, para impulsionar e anunciar as publicações no Instagram, há custos que variam conforme o alcance desejado.

Como fazer um perfil no Instagram Business

Para criar sua conta no Instagram Business, primeiro é necessário ter uma conta comum no Instagram e ter uma página empresarial no Facebook. Isso porque os anúncios são feitos por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Para fazer a mudança, siga estes passos:

  • Acesse o perfil do Instagram que você já possui;
  • Vá em “configurações” e clique em “conta”;
  • Siga para a opção “Mudar para conta profissional”;
  • Selecione a categoria na qual a empresa se encaixa;
  • Em seguida, escolha entre “Empresa” e “Criador de conteúdo”;
  • Ao avançar, conecte a conta com a do Facebook Business;
  • Avance a página e está pronto.

Quais são as vantagens de utilizar o Business para empresas?

Para as empresas que utilizam o Business, ele fornece diversas vantagens que podem auxiliar a ter um maior gerenciamento da conta e, assim, uma melhor performance nas publicações. Entenda mais:

1. Acesso às métricas

O acesso às métricas é uma ferramenta valiosa, que permite acompanhar o desenvolvimento das publicações e compreender quais conteúdos mais agradam o público. Ao analisar as métricas, é possível identificar os formatos que geram maior engajamento.

Os dados fornecidos são completos, incluindo informações sobre as publicações, bem como dados demográficos dos seguidores, como idade, gênero e localização. Além disso, é possível saber os horários de pico, nos quais a audiência está mais ativa na plataforma.

Essas métricas do Instagram sobre os seguidores oferecem insights preciosos para criar postagens com melhor desempenho, com base no comportamento, nas preferências da audiência e nos horários de maior público ativo.

2. Ferramenta Promote

Através da ferramenta Promote, é possível transformar as postagens com bom desempenho no perfil em anúncios direcionados. Essas publicações impulsionadas alcançam o maior número possível de pessoas.

Com essa ferramenta, pode-se selecionar o público-alvo com critérios como idade, localização, idioma e outros, direcionando-se a leads qualificados para o perfil.

As postagens promovidas incluem um botão de ação que direciona os usuários para o perfil do Instagram, website ou Direct. Podem ter um botão de ação, como “compre agora”, que terá um direcionamento específico, por exemplo. Essa ferramenta oferece também a opção de definir a duração do impulsionamento da publicação.

3. Conquista de novos clientes

O Instagram Business permite um maior alcance de público em comparação com um perfil comum, devido aos posts promovidos para um público específico, o que faz com que os conteúdos cheguem a mais pessoas e tenham mais visualizações.

4. Instagram shopping

Com o Business, é possível criar um catálogo de produtos no seu próprio perfil, com descrição, imagem e preço, facilitando a compra para as pessoas que estão procurando algo. Por conta dessa ferramenta, o acesso a esses itens direciona o usuário para o site de compra.

5. Agendamento de conteúdo

Para facilitar a administração da plataforma, o Business disponibiliza o gerenciador de mídias sociais, que permite agendar as postagens.

Com ele, é possível ter uma maior organização. Além disso, com esse gerenciador de contas, é possível gerir contas em outras redes sociais, como Facebook, YouTube, LinkedIn, X (Twitter), TikTok e Pinterest.

Como deixar um Instagram atrativo

Para conseguir maior impulsionamento no Instagram, é necessário realizar algumas ações que tornem a plataforma atrativa para os usuários que a visitam, incentivando-os a seguir a conta. Entenda:

Alinhamento com o público-alvo

Antes de qualquer coisa, conhecer o público-alvo é essencial para entender a quem o perfil será direcionado. Assim, todas as estratégias devem ser voltadas para esse público.

Planejamento

O planejamento é fundamental em todos os aspectos do marketing empresarial, e isso não se altera na criação de conteúdo para o Instagram Business. É essencial planejar as campanhas, os conteúdos e os próximos passos na plataforma para garantir uma maior organização e evitar a desordem no perfil, o que pode afastar os visitantes.

Harmonia nas publicações

É importante compreender que o feed do Instagram é uma vitrine em que as pessoas terão a primeira impressão da página. Uma vitrine desorganizada, com imagens de baixa qualidade, informações desatualizadas na biografia, uma mistura de cores e fontes, bem como tamanhos variados nas artes, pode gerar um impacto negativo nos usuários.

Por isso, é essencial que o cliente tenha uma paleta de cores já definida. No caso de marcas de produtos, é recomendável utilizar a tabela de tons alinhada com a logo e com os materiais da marca. No contexto de perfis profissionais, estabelecer essas cores é igualmente relevante para criar harmonia nos conteúdos.

As cores impactam diretamente a imagem pessoal e profissional, isto é, elas podem conduzir os sentimentos que as pessoas terão sobre o perfil. Elas estão intimamente ligadas à psicologia das cores, desempenhando um papel crucial na transmissão da mensagem e na comunicação da identidade da empresa.

Após a definição das cores, explore o perfil dentro desses tons, garantindo a coesão com a mensagem que a marca ou o profissional deseja transmitir.

Criação de conteúdos relevantes para o público-alvo

A criação de conteúdo direcionado ao público-alvo é um fator determinante para manter o interesse dos usuários no perfil. Por isso, ao saber qual é o seu público-alvo, trabalhe as postagens para ele, já que são esses usuários que impulsionam o engajamento nos posts.

Crie conteúdos que possam acrescentar conhecimento a esses seguidores. Por exemplo, no caso de um perfil de maquiagem no Instagram, publicações como tutoriais sobre delineado, dicas para aumentar o volume dos lábios e recomendações dos melhores produtos para pele negra são exemplos de materiais.

Postagem de reels

Atualmente, os conteúdos em vídeos são os mais assistidos, gerando 30% mais vendas do que os conteúdos em fotos estáticas. Esses materiais conseguem aumentar o engajamento em até 40% em relação a outros tipos de posts.

São bilhões de usuários assistindo aos reels e rolando a página por horas. Além de ser um conteúdo que tem maior probabilidade de aparecer para desconhecidos, ele gera mais impressões na plataforma e aumenta as chances de viralização.

Apesar desse grande alcance, poucas pessoas utilizam os reels em relação aos outros formatos de publicação, mas é essencial explorar essa ferramenta.

Interaja com os seguidores

A interação desempenha um papel fundamental em qualquer perfil, afinal, demonstra aos seguidores que eles são valorizados. Responder aos comentários, inclusive os negativos, é uma forma de mostrar atenção às pessoas que se dedicaram a interagir com a empresa.

Conteúdos no story também são outra forma de interação, com enquetes, caixinhas de perguntas, reações e outros recursos. Isso fortalece a relação entre a marca ou o profissional com os seguidores.

Para aprofundar a interação, caso o perfil tenha o intuito de vender, mande mensagens no direct avisando sobre promoção e enviando cupons. Todas as interações com os seguidores são válidas para se aproximar deles.

Tenha um tom de voz definido com a persona 

Ter o tom de voz de acordo com a persona da marca é essencial para o fortalecimento da identidade do negócio e para uma conexão mais profunda com os seguidores, além de auxiliar no posicionamento.

Cada marca se adapta de acordo com a sua persona. Se o segmento se comunica com homens de mais de 30 anos, a linguagem será diferente daquelas que buscam se comunicar com jovens de 20 anos. Ter essa linguagem definida faz com que o seguidor se sinta mais próximo da marca.

Crie artes e legendas estratégicas 

Com o tom de voz definido, torna-se mais simples a missão de se comunicar com o público-alvo nas legendas e artes. É importante criar textos cativantes que promovam a interação entre o leitor e a empresa, bem como uma chamada de ação para o seu objetivo, seja venda ou engajamento. O uso de hashtags também pode auxiliar a alcançar mais pessoas.

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