A busca por técnicas e metodologias que auxiliam a criar um repertório de autoridade, relevância e notoriedade frente ao seu público-alvo o direcionam para a compreensão do conceito e aplicação de brand awareness, que consiste em uma estratégia de consciência de marca capaz de destacá-lo dos seus concorrentes.
Ficou curioso para saber mais sobre ele? Então clique e confira com o blog da Serasa Experian o que é, quais os benefícios e como implementar o brand awareness em seu negócio!
Neste conteúdo você vai ver
O que é brand awareness?
O brand awareness é um indicador que demonstra o nível de reconhecimento de uma marca para os seus clientes, ou seja, valida o impacto desse nome e o quanto ele é legitimado pelos consumidores.
Ele está diretamente conectado com o próprio branding, com a força no mercado frente aos seus competidores e o quanto a sua empresa é capaz de se distinguir, se posicionando com autoridade e credibilidade.
Toda essa estruturação é fundamental e agrega valor, posicionando seu nome para não passar despercebido, sendo reconhecido por um número significativo de consumidores.
É possível reconhecermos o momento em que essa capacidade atinge o seu máximo: quando uma empresa vira sinônimo do produto ou serviço oferecido.
Por exemplo: ao falarmos em soluções e análise de crédito para brasileiros, pensamos na Serasa. Se desejamos solicitar uma corrida por aplicativo, lembramos do Uber e se queremos aplicar uma bandagem em um ferimento leve, utilizamos o termo Band-Aid.
Quais são os benefícios que o brand awareness oferece?
Atingir esse nível de notoriedade e reconhecimento no mercado resulta em uma relação sólida com os seus consumidores e até mesmo com aquele público que ainda não adquiriu algum dos seus serviços, mas que, mesmo assim, o tem como referência.
Conheça ainda alguns outros benefícios do brand awareness para a sua marca:
Aplicação de campanhas de marketing assertivas
Quando se pode confiar no peso de uma marca, o desenvolvimento das campanhas de marketing se torna objetivo, direto e preciso, afinal, você terá uma garantia de que é notado e percebido pelos consumidores de maneira positiva.
A Coca-Cola, por exemplo, é indiscutivelmente uma líder de mercado, mas, ainda assim, vemos comerciais e estratégias sendo veiculadas de forma constante.
Isso porque o vínculo precisa ser reforçado e nutrido, garantindo a manutenção dessa exposição e lembrando o seu consumidor da sua força e presença.
Ampliação do alcance
À medida que o nome da sua marca se torna popular, temos como resultado a possibilidade de aumento da capacidade do número de pessoas atingidas. E, enquanto empreendedor, é necessário que se faça uma estratégia massiva em diferentes canais e veículos de comunicação, atingindo diferentes públicos.
Além dessa exposição e com uma segmentação bem traçada, é necessário facilitar as chances de contato dos clientes com o seu negócio, recorrendo a um investimento também em variados pontos de distribuição.
Quer conhecer mais sobre como categorizar e dividir os seus consumidores? Não deixe de conferir como fazer uma segmentação de mercado!
Crescimento do número de vendas
Se o branding do seu empreendimento é apontado como referência, consequentemente as chances de conquista de novos públicos e consumidores aumentam.
Esse é um movimento muito aplicado no campo do marketing, ao mensurar o quanto os indivíduos têm uma inclinação para fazer escolhas com base no nível de confiança e reconhecimento de uma opção.
O que a consciência de marca mensura?
A mensuração da consciência de marca está ligada a compreensões de indicadores qualitativos e quantitativos, que expressam o quanto esse planejamento tem sido bem-sucedido. Confira:
Pesquisas
Contar com consultas e análises de qualidade é um dos principais caminhos de identificação da sua estratégia de marketing.
Você pode criar e aplicar formulários e perguntas que tragam para o seu conhecimento qual o real impacto do seu branding, como essas pessoas estão percebendo e o quanto engajam com a sua marca.
Engajamento nas redes
Identifique quais são os seus diferentes canais de contato e considere o nível de engajamento e até mesmo volume de taxa de resposta desses usuários. Aqui, os principais pontos a serem considerados são:
- Quantidade de curtidas e comentários nas redes da marca;
- Taxa de compartilhamento;
- Menções ao seu branding nos perfis e posts dos próprios consumidores;
- Nível de discussões e conversas geradas por cada postagem.
Para ler depois: Como anunciar no Facebook Ads?
Como aumentar o brand awareness?
Aqui, a principal meta é o alcance de confiança e estreitamento na relação com o público, incentivando uma relação em que o seu negócio não seja entendido apenas como uma marca, mas que seja humanizado e considerado uma empresa que se importa com seus clientes e oferece apenas o que há de melhor para ele.
Parece difícil? Então confira uma série de dicas que vão auxiliar no aumento do seu brand awareness.
1. Desenvolva uma personalidade para sua empresa
Qual o posicionamento e linguagem da sua marca? Quais são as características mais expressivas presentes na forma como se comunica com os consumidores? Todas essas precisam ser preocupadas, já que direcionam para o desenvolvimento de uma personalidade distinta e de fácil reconhecimento.
E é claro que o sucesso desse objetivo não será alcançado apenas em uma campanha, mas, quando ocorre, é um forte indicador de que você achou o lugar do seu negócio no mercado.
Quer um exemplo? Vamos imaginar a Serasa, que se consolida como uma empresa parceira do consumidor brasileiro, recorrendo a uma linguagem simples e objetiva, mas sem deixar para trás a relevância e autoridade que fazem seu reconhecimento.
Posicionando-se, dessa forma, como um empreendimento capaz de prestar esclarecimentos e ajudá-lo a sair do aperto com suas soluções.
E já que estamos falando de comunicação com o público-alvo, não deixe de conferir como as técnicas de copywriting podem auxiliar.
2. Crie uma identidade visual
Ter uma identidade visual que permite que o público o relacione com aquela imagem marca uma boa expressão de brand awareness. Considere o que deseja transmitir e qual ideia quer compartilhar, tudo isso atrelado a um bom uso de fatores que levem o cliente a conseguir te distinguir da concorrência, como:
- Formas;
- Logotipo;
- Cores;
- Símbolos;
- Embalagens.
3. Conheça o seu público-alvo com a solução Mosaic
Imagina poder contar com a possibilidade de uma segmentação mais precisa, completa e detalhada do seu público, considerando o impacto de importantes variáveis de comportamento, financeiras e também sociodemográficas?
Ter essa assertividade é um fator que amplia e qualifica as suas estratégias de brand awareness, já que te direcionam para uma comunicação personalizada, resultando também no estreitamento e aproximação do vínculo de relação com seus consumidores.
Por isso, aproveite e confira o Mosaic, uma solução da Serasa ideal para entender e se aprofundar mais em relação a seus consumidores.
4. Recorra ao marketing de influência
Quem não é visto, não é lembrado: utilize esse conhecimento ao seu favor e invista em campanhas, patrocine eventos, estabeleça parcerias com influenciadores e aposte em projetos de relevância e propósito social.
Aqui, o principal destaque vai para o cuidado nessas ações, de forma que possa garantir que estejam diretamente conectadas com os valores e propósitos da marca, ajudando a fortalecer a mensagem que deseja passar por meio dos seus serviços e produtos, ao passo em que fortalece a presença do seu branding na mente dos consumidores.
5. Invista em programas de indicação
Nada melhor do que poder contar com os seus próprios clientes para auxiliarem no engajamento e reconhecimento do seu negócio, por isso, programas de indicação podem ser uma excelente saída.
Primeiro, criam um senso de valorização e pertencimento no imaginário do seu público que, como consequência, se coloca como prova social e indicação de referência para amigos e conhecidos.
Esses são apenas alguns dos exemplos que podem ser aplicados pela sua empresa em busca da conquista do brand awareness, que pode ainda apostar em diversas outras possibilidades.
E agora, pronto para colocar essas dicas em prática? Aproveite para conferir também sobre como fazer uma boa análise de mercado e esteja a um passo à frente da concorrência. Acompanhe o nosso blog e até o próximo post!