Analisar como estão os concorrentes é uma forma de entendermos melhor como eles estão progredindo e, consequentemente, entender como podemos melhorar, principalmente quando verificamos a criação dos seus anúncios.
Nesse sentido, podemos melhorar anúncios, mecanismos e gatilhos mentais para atrair ainda mais clientes para a nossa rede. Isso pode ajudar demais, visto que, às vezes, pode ser um processo bem demorado e chato de se fazer, não é mesmo?
Para ter um processo facilitado, podemos utilizar a biblioteca de anúncios disponibilizada pelo Facebook para consultar vários itens. Assim, conseguimos fazer um estudo muito mais rápido, prático e entender como prosseguir com as nossas campanhas de marketing.
Se interessou e quer entender mais sobre o assunto? Está no lugar certo! Confira o que separamos e entenda melhor o que é essa biblioteca de anúncios e como utilizá-la a seu favor. Para entender mais, continue conosco e aproveite a leitura!
O que é a Biblioteca de Anúncios?
É uma ferramenta que permite localizar e identificar todos os anúncios postados pela Meta. Esse recurso foi criado para garantir que todas as redes sociais do Meta tivessem transparência e seguissem a política de dados da empresa.
Assim, você consegue visualizar todos os anúncios que estiveram na plataforma, até os que estão inativos. Ao pesquisar nos anúncios, você confere os seguintes aspectos:
- Datas das campanhas;
- Textos na íntegra;
- Fotos em alta qualidade;
- Vídeos completos;
- Outros recursos utilizados para a campanha.
Como acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
Por ser vinculada ao Meta, a ferramenta é gratuita e pode ser utilizada com ou sem conta do Facebook, sendo uma área livre de login. Veja como acessar a Biblioteca e a encontrar os anúncios:
- Acesse o site da Biblioteca de Anúncios;
- Vá para a área "Pesquisar anúncios";
- Escolha entre "Todos os anúncios" para encontrar anúncios de campanha;
- Digite qual é a empresa que deseja ver os anúncios;
- Clique na página que deseja verificar ou clique na lupa para ter um panorama de todos os anúncios.
Seguindo esses passos, você vai ter mais facilidade e conseguir verificar tudo o que for preciso e valioso para ter mais insights sobre as campanhas de anúncios dos seus concorrentes.
Como utilizar a Biblioteca de Anúncios para obter insights?
Mesmo que seja um processo bem simples para procurar os anúncios, você pode utilizar de certos mecanismos que a plataforma oferece e garantir mais benefícios ao seu favor. Veja só como:
1. Explore os filtros e os analise
Depois que você pesquisa uma marca específica, é possível ter acesso a alguns filtros e refinar sua busca. Assim, você pode escolher entre um ou mais das seguintes opções:
- Idioma;
- Plataforma;
- Tipo de mídia;
- Impressões por data.
2. Análise e se inspire
Analisar o conteúdo dos concorrentes pode ser uma ótima forma de garantir mais inspiração para suas campanhas, mas de uma maneira que se inspire, e não copie! Utilize a Biblioteca de Anúncios como um recurso extra, não como uma fonte para pegar ideias de terceiros. Dessa maneira:
- Veja como fazem o copywriting, quais gatilhos utilizam e entenda a relação entre ele e a campanha;
- Entenda como as imagens são colocadas nos anúncios, as cores, as fontes e mais — também confira esses aspectos no caso de vídeos;
- Confira que tipo de CTA (Call to Action) que os concorrentes utilizam e para que tipo de página levam o usuário.
3. Confira o tom de voz e a persona
Entenda como a marca analisada trabalha o tom de voz, ou seja, como eles conversam com o público e agem para passar a mensagem adiante. Confira se é algo mais formal ou descontraído.
Assim, você consegue ter uma percepção melhor se as suas estratégias estão sendo positivas ou seria necessário criar uma nova persona e um novo tom de voz para se comunicar com seus usuários.
4. Descubra as tendências
Filtre pelas últimas postagens, confira qual tipo de anúncio está sendo postado em maior número e entenda se faz parte de uma tendência ou não. Caso sim, invista e siga uma linha bem parecida para entrar nessa mesma temática.
Como entender seu público para fazer seus anúncios?
Como as redes sociais estão crescendo cada vez mais, entender como o seu público atua em cada uma pode fazer muita diferença, visto que, dependendo da idade e região, eles podem utilizar mais uma rede do que outra.
Dessa maneira, buscar por soluções que mostrem esses dados te dará muito mais insights. Aqui, na Serasa Experian, você encontra o Audiências Digitais, uma ferramenta que te auxilia a entender melhor o seu público, segmentando-o de acordo com o seu nicho e garantindo números mais assertivos.
Com isso, você consegue garantir que suas campanhas sejam muito mais assertivas e ter uma boa prospecção de clientes, principalmente se está começando a fazer anúncios em uma nova rede social!
Viu só como a Biblioteca de Anúncios é uma ótima maneira de entender o comportamento dos seus concorrentes? Com ela, você conseguirá compreender como eles fazem seus anúncios e conferir quais são os mecanismos e os gatilhos utilizados. E nesse sentido, te permitirá mais ideias e também alavancar o seu negócio.
Gostou do conteúdo? Navegue por nosso blog e confira muito mais. Temos outros posts que te ensinam como anunciar em outras redes sociais e ainda mostrar todos os benefícios de fazer isso. Até a próxima leitura!