Aplicar o benchmarking na empresa para desenvolver campanhas digitais cada vez mais atrativas tem se tornado uma prática rotineira no mercado. Afinal, com essa tática, é possível avaliar quais estratégias são as mais adequadas e quais realmente funcionam. É uma forma de evitar erros e gastos excessivos em metodologias que não dão certo.
Companhias e profissionais de mídias que não seguem a métrica de benchmarking costumam ter muitas dificuldades para dialogar com os clientes e problemas para gerar conversões.
Um negócio que não vende não é rentável e não consegue sobreviver em um mercado cada vez mais disputado e crescente, afinal, o público-alvo atual é muito exigente e não aceita realizar negociações com qualquer marca. Entenda melhor o conceito de benchmarking, suas vantagens e o modo de aplicação a seguir!
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O que é benchmarking?
O benchmarking é o estudo e a análise da concorrência em que se verifica quais práticas foram adotadas por empresas do mesmo segmento que o seu. Assim, é possível compreender o que fazer melhor para atrair cada vez mais clientes e obter uma autoridade superior ao concorrente direto.
Por exemplo, imagine uma sorveteria que vende todos os tipos de sabores com muitos acompanhamentos. No verão, há um aumento de visitantes devido ao calor. Porém, certo dia, você nota que o movimento está abaixo do normal e, ao investigar, descobre que há uma nova açaiteria na esquina.
A sua intenção é entender o porquê de tantas pessoas serem atraídas para o novo comércio, certo? Ao entrar no estabelecimento, você vê que há opções além do açaí, como dezenas de acompanhamentos, de pastéis a refrigerantes e bebidas.
Percebe-se, então, que isso atrai um público maior e diferente do seu. Com essa pesquisa, é possível ver a viabilidade de também incluir essas características na sorveteria ou desenvolver sorvetes com sabores diferentes para conquistar mais pessoas.
Quais são as vantagens do benchmarking?
Com o benchmarking, é possível identificar tendências e pontos que necessitam de melhorias para atrair mais clientes para as campanhas e, consequentemente, para a marca. É uma maneira de fortalecer a comunicação do negócio com o seu público principal. Confira quais são as vantagens:
Cultura da inovação
Com o benchmarking, o profissional de mídia consegue inovar na empresa e incluir ferramentas melhores para auxiliar os clientes a resolverem problemas de maneira simples. Ele analisa os concorrentes e verifica tipos de metodologias aplicadas em campanhas para incluí-las também no seu escopo.
Redução de custos
O desejo de todo profissional que trabalha com campanhas é cortar gastos excessivos e, com o benchmarking, isso é possível. Ao estudar o que os concorrentes aplicam porque sabem que dá resultados, é possível utilizar processos semelhantes e fazer trabalhos com mais economia.
Diminuição de erros
Com a estratégia de benchmarking, há a diminuição de falhas que antes atrapalhavam o desempenho das campanhas. Ao fazer uma análise mais criteriosa, os profissionais conseguem ter um desempenho melhor por saberem exatamente o que precisam fazer e têm a compreensão dos passos que devem ser aplicados.
Aprendizagem sobre tendências de mercado
Conhecer o mercado não é um processo simples, visto que requer uma análise muito criteriosa e constante. Por meio do benchmarking, garante-se mais praticidade para verificar as novidades que os concorrentes usam para incluir e introduzir as técnicas em campanhas.
Como aplicar benchmarking em campanhas digitais?
Para realizar o benchmarking de forma eficaz, é fundamental examinar cuidadosamente os concorrentes para compreender suas práticas, metodologias e abordagens. E lembre-se: essa pesquisa não deve ser conduzida com pressa ou apenas para adquirir informações para implementar em seu próprio negócio. Confira como aplicar:
1. Análise de concorrência
Você sabe quem são os concorrentes diretos da sua empresa? Se não, é hora de realizar um estudo para identificar quais empresas compartilham do mesmo nicho de mercado, oferecem produtos similares e possuem estratégias semelhantes de atendimento ao cliente.
É importante ressaltar que o benchmarking não significa imitar a concorrência ou adotar totalmente suas práticas. Essa abordagem pode levar a uma perda de identidade da organização e gerar confusão nos processos internos. É crucial manter a singularidade do negócio.
Além disso, é recomendável limitar o número de organizações analisadas a não mais do que cinco para evitar que o foco seja desviado do que acontece internamente.
2. Escolha os dois principais concorrentes
Após concluir sua verificação, selecione apenas dois concorrentes para monitorar diariamente. Assim, você obterá excelentes insights a respeito do comportamento dos consumidores, quais profissionais atuam nas empresas, que faixas de preços são praticadas e o que os clientes consideram na hora de contratar a concorrência.
3. Selecione indicadores
Indicadores quantitativos e qualitativos são indispensáveis para esse procedimento, pois permitem que você tenha um sucesso melhor do que os concorrentes. Para isso, recomendamos montar uma tabela para incluir todos os pontos importantes e que fazem sentido para a marca, pois facilitarão as análises.
4. Faça comparações
Após realizar o benchmarking de outras empresas, faça comparações sobre os relatórios para entender o que pode ser aplicado ou não nas campanhas da marca. Dessa forma, você tem mais segurança ao eliminar um procedimento que não fazia sentido existir e que apenas aumentava os gastos.
5. Veja os pontos altos e baixos
Reúna-se com a sua equipe para avaliarem juntos os pontos altos e baixos dos relatórios adquiridos. O processo permitirá que todos analisem o que é necessário melhorar, quais procedimentos são desnecessários e os tipos de ameaças que a empresa pode enfrentar, caso não faça modificações rápidas.
6. Estude a empresa em que você trabalha
Não deixe de estudar a sua própria organização para identificar processos que precisam ser melhorados. Verifique como está a relação da equipe — se estão bem unidos e entendem as metas do negócio — e se os serviços que você oferece realmente são bons e atendem às expectativas dos clientes.
Aqui, compreender a segmentação do público é um dos principais aspectos que precisa ser estudado. Por mais que pegue inspirações de outras empresas, elas devem ser adaptadas para a persona da instituição, caso contrário, as ações não terão o impacto esperado.
Segmentação e análise de público da Serasa Experian
Para deixar esse estudo ainda mais completo, utilizar ferramentas que garantem dados completos e concretos a respeito dos consumidores é fundamental. Aqui, na Serasa Experian, você encontra várias soluções para aprofundar o entendimento deles e fazer projetos muito mais elaborados e eficientes.
Com a solução de Análise de Mercado e Segmentação, você obtém insights sobre dados demográficos, como consumidores por região, ticket médio, renda média e outros pontos importantes. Assim, é possível entender, de fato, como são os clientes, o que procuram e como procuram, além da melhor forma de atingi-los.
7. Envie formulários de feedback aos clientes
Conversar com os prospects é indispensável para descobrir se os produtos e serviços estão realmente adequados ou precisam de melhorias. O feedback deve ser sincero, pois, com ele, você sabe o que precisa ser modificado e corrigido para ficar excepcional e agradar os que compram/convertem na marca.
Com o benchmarking, você sabe o que sua empresa tem feito de errado e o que pode ser alterado para se destacar da concorrência. No entanto, não se esqueça de que sua companhia não pode perder a essência construída ao longo dos anos, pois esse é o fator que a torna especial e única na visão dos clientes.
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