Maior disputa poliesportiva do mundo, os Jogos Olímpicos de 2016 acontecem no Rio de Janeiro em agosto de 2016 e a expectativa é gerar o mesmo engajamento em tempo real que a Copa do Mundo de futebol obteve em 2014. Com três bilhões de interações em postagens no Facebook e 672 milhões de tweets, a Copa consagrou o hábito da segunda tela (86% das pessoas acessam a Internet enquanto assistem TV, como mostra pesquisa da Experian Marketing Services). O evento esportivo deu força ao surgimento do marketing em tempo real para campanhas online.
Agora, as marcas e profissionais se mobilizam para o novo desafio no Rio-2016. As empresas mantiveram suas equipes para desenvolverem cada vez mais as interações real-time. Os profissionais confirmaram que este relacionamento com os usuários oferece informações completas e ricas sobre comportamento e preferências do público-alvo, além de ser uma alternativa mais rápida e segmentada do que as ações offline, por exemplo. Assim, gradativamente, mais corporações incluem o formato em seus departamentos de marketing. Com esta popularidade, também aumenta a concorrência, o que exige uma série de medidas para que a marca garanta sua visibilidade.
Para acertar na fórmula, primeiro é preciso cuidar do conteúdo da mensagem. Ele deve ser interessante para o público-alvo, estar relacionado ao contexto do evento e, principalmente, facilitar a interação entre usuário e empresa (bons exemplos são jogos nas redes sociais ou iniciativas que promovem o compartilhamento e produção de conteúdo pelos internautas). Depois, a estratégia e o planejamento precisam ser executados por profissionais preparados e dispostos a manterem um diálogo online com os usuários – movimento vital para o sucesso online de qualquer marca. Por fim, é preciso assumir riscos e encará-los, pois o resultado pode variar de caso a caso.
O marketing em tempo real já foi um golaço na Copa do Mundo de futebol aqui no Brasil. Agora, com dois anos de evolução, o conceito pode garantir a medalha de ouro para empresas que queiram se destacar no ambiente digital.