A análise de marketing é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso de qualquer estratégia ou campanha realizada. Todos os dados e as métricas que essa atividade consegue captar são responsáveis por fornecer os pontos mais essenciais para guiar e conquistar o sucesso no cenário.
O grande crescimento que o marketing digital teve nos últimos anos fez com que as análises desse mercado precisassem cada vez mais de cuidado e competência por parte dos estudiosos. Como estamos cercados de diversas fontes de informações diferentes, saber avaliá-las é essencial para práticas seguras e precisas.
Isso, no entanto, só é possível com a análise de marketing, que explicaremos de maneira simples e didática. Para compreender melhor, continue na Serasa Experian.
Neste conteúdo você vai ver
Como fazer a análise de marketing? Quais dados analisar?
A análise de marketing precisa ser feita de forma organizada para avaliar o máximo de dados possíveis. Com essa característica em mente, apontamos a seguir os elementos mais importantes para se estudar ao analisar o marketing. Confira!
1. Defina métricas por área
Separar as métricas por área é um passo bastante importante e muito benéfico para uma análise de marketing de qualidade. Como as métricas são indicadores que, quando analisados, revelam a qualidade atual do item observado, é preciso ter o máximo de atenção para estudá-las precisamente.
Pelo fato de se basearem na matemática, é necessário dividi-las conforme o canal no qual se analisa. Por exemplo, os sites possuem como métricas principais as sessões, número de visitantes e outras que determinam se a saúde daquele canal está estável ou não.
Por outro lado, o SEO (Search Engine Optimization) apresenta como métricas a autoridade por página, pesquisas nos motores de busca e outras diferentes. Com essas diferenças em mente, você pode analisar várias métricas e, com o auxílio delas, tirar conclusões precisas sobre o que deve ser feito.
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2. Realize análises com frequência
A realização das análises com uma boa frequência garante precisão para suas conclusões e permite corrigir ideias incorretas. Como a quantidade de informações obtidas diariamente é gigante, é preciso ser bastante criterioso com os períodos de análise para que as estratégias não se baseiem em informações desatualizadas e, portanto, não tenham o efeito desejado.
Outro ponto importante é que, junto das análises frequentes, é interessante focar em revisar todas as existentes. Dessa forma, é possível resgatar dados de estudos anteriores que podem ser muito úteis para a empresa atualmente.
3. Tenha objetivos claros e dentro da realidade
A clareza nos objetivos é outro ponto de destaque, justamente por fornecer um guia de onde os profissionais precisam concentrar esforços. Esse ponto é bastante importante porque uma análise de marketing sem objetivos claros é vazia, ou seja, compila-se uma grande quantidade de informações, mas não se sabe qual será o uso.
Um cuidado que precisa ser tomado quando se definem objetivos é a respeito da proporção deles. Caso sejam pequenos demais, a empresa não terá os resultados necessários para estabilidade. Por outro lado, se forem grandes demais, o negócio pode não conseguir alcançá-los, o que gera frustração para os profissionais, contribuindo para um cenário instável.
Logo, é preciso avaliar quanto esses objetivos são alcançáveis para a empresa, a fim de garantir os resultados mais agradáveis possíveis.
4. Saiba quais são as métricas mais importantes
Ter noção de quais são as métricas mais importantes para a empresa é essencial para melhorá-las. Com isso, é possível colher resultados mais válidos e utilizar seus benefícios para melhorar o cenário futuro.
Por exemplo, suponha que o objetivo da empresa naquele momento seja a obtenção de novos clientes. As métricas que devem receber prioridade são taxa de conversão, taxa de rejeição e outras que revelem informações importantes do cenário. Junto a essas métricas, também podemos destacar as seguintes:
- Tempo de resposta;
- Custo de aquisição por cliente (CAC);
- Número de interações antes de fechar negociações;
- Retenção de clientes;
- Participação no mercado.
Perceba como cada uma dessas métricas revela informações relevantes a respeito do negócio. O CAC, por exemplo, informa a quantidade de recursos que a empresa destina para a adesão de novos clientes, revelando, assim, a eficácia de várias estratégias de marketing. Desse modo, ter atenção às métricas permitirá uma análise bem realista de vários cenários do negócio.
5. Use ferramentas de alto padrão
O uso de ferramentas facilita o trabalho dos profissionais e, consequentemente, aumenta a eficiência na execução dos trabalhos solicitados. Além disso, ferramentas tecnológicas conseguem avaliar uma quantidade muito maior de dados simultaneamente, fator que auxilia bastante os profissionais a tirarem conclusões mais precisas.
Um caso bastante comum são as ferramentas de envio automático de mensagens. Com o bom uso delas, você garante tanto um atendimento de qualidade ao cliente como pode tirar dúvidas mesmo fora do horário comercial. Isso aumenta a satisfação do possível comprador e, consequentemente, aprimora as chances de sucesso em negociações.
6. Faça a segmentação do público
A segmentação de público é um ponto indispensável por separar uma quantidade interessante de pessoas dentro do seu público-alvo para guiar a estratégia do negócio. Dessa forma, o seu time poderá concentrar melhor as energias em clientes com maiores chances de realizar compras e, portanto, obter resultados mais promissores em menos tempo.
Mosaic: a solução para a segmentação do seu público-alvo
Como percebemos a importância de segmentar o público-alvo, cabe apresentar a você a melhor ferramenta para realizar essa tarefa: o Mosaic da Serasa Experian.
Essa solução foi criada usando modelos de estatísticas e análise para identificar grupos na sociedade brasileira que possuem características parecidas. Eles são divididos em 11 grupos e 40 grupos menores, e para tornar essa segmentação mais detalhada a solução usa 400 categorias diferentes para agrupar as pessoas.
Com ela, é possível analisar uma quantidade gigantesca de perfis, avaliar corretamente o mercado, compreender como está a distribuição do seu público nas regiões, entre outras possibilidades.
7. Elabore relatórios completos para acompanhar
Os relatórios compilam diversos dados em um único documento de maneira organizada e compreensível. Com eles, é possível analisar todas as informações obtidas com mais calma, sem precisar abrir a ferramenta a todo momento ou fazer a mesma análise várias vezes seguidas.
A maior dica que temos para os relatórios é que você tente ser o mais claro possível em sua linguagem e facilite o caminho para a compreensão dos dados por parte do leitor. Ao manter o foco nessas duas ideias, o documento será bem aproveitado e somente necessitará de atualizações para os dados acompanharem o cenário atual do negócio.
Qual a importância da análise de marketing?
A análise de marketing é decisiva para o sucesso do empreendimento, já que ela permite que o negócio enxergue e compreenda dados essenciais do cenário. Junto a isso, a prática proporciona a criação de novas alternativas de solução baseadas em dados seguros.
Um exemplo muito comum são os empreendimentos que desejam realizar uma campanha de curto prazo por meio de redes sociais para promover determinado produto. Apesar de existirem milhões de dados presentes na plataforma, somente alguns são relevantes para informar se a campanha irá funcionar adequadamente ou não.
Esses dados são importantes, porém, só podem ser percebidos e interpretados por meio de uma análise de marketing profunda e precisa. Assim, o negócio conseguirá ter caminhos mais seguros para seguir e obter os resultados necessários para o seu sucesso.
Portanto, a análise de marketing é um processo extremamente essencial para garantir segurança e sucesso a qualquer tipo de negócio. Com o bom uso de ferramentas que facilitem a prática, juntamente de outras atividades citadas ao longo do artigo, você consegue garantir estratégias mais seguras e com probabilidades altas de sucesso.
Gostou do conteúdo e quer entender mais estratégias? Navegue pelo blog da Serasa Experian e leia mais. Até a próxima!