O volume de dados gerados nos diversos setores da tecnologia cresce incontavelmente a cada ano. Para definir estratégias de negócios e lidar com essa ampla base, é preciso fazer uso de soluções capazes de absorver e extrair informações.
A Fórmula 1, principal categoria do automobilismo internacional e que conta com o patrocínio da Serasa Experian na equipe Williams, é um bom exemplo de como os dados são fundamentais no desempenho dos negócios. Na F1, a informação é utilizada para prover inovação e expertise na engenharia, responsável por criar os carros mais velozes e potentes. Outro ponto interessante é o uso dos dados na telemetria durante as corridas para monitorar, a partir das garagens, o que acontece em cada parte dos carros na pista.
Um time de técnicos recebe em vários monitores centenas de dados sobre o carro, condições do tempo e inclusive sobre os concorrentes. Essa equipe analisa as possibilidades e define as melhores estratégias em tempo real, sempre em busca da vitória.
A capacidade de análise técnica dos dados aumenta as chances dos ganhos, não apenas nas equipes de corrida, mas também no mundo dos negócios. Empresas como a Serasa Experian desenvolvem constantemente aplicações inovadoras de Big Data que transformam dados em informações valiosas.
Se no automobilismo tudo se resume à performance, no ambiente corporativo essas soluções se apoiam na análise dos dados (analytics) para auxiliar os tomadores de decisão na criação de novos negócios e, principalmente, na conquista de vantagem competitiva, com o incremento das receitas e do retorno de investimento (ROI).
*Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian