Você sabe quais são algumas das práticas mais recomendadas para uma gestão assertiva e para um alinhamento do marketing de uma empresa? A análise de concorrência desponta enquanto uma dessas ferramentas valiosas para aqueles que desejam direcionar a sua marca para um destaque ainda maior no mercado.
E foi pensando nisso que trouxemos para você um post completo sobre o que é a análise de concorrência, como compreender sua importância e 5 passos fundamentais para implementá-la. Pronto para descobrir? Continue a leitura e confira!
Neste conteúdo você vai ver
O que é uma análise de concorrência?
A análise de concorrência, também conhecida como análise de mercado, é uma metodologia que auxilia a entender como anda o desempenho e ações das empresas concorrentes, que disputam o mesmo nicho que o seu negócio.
Nela, os principais aspectos relacionados às ofertas de serviços ou produtos são considerados, resultando em informações ricas sobre a precificação, marketing, gerenciamento e experiência dos consumidores, por exemplo.
Ter essa compreensão é essencial porque considera aspectos externos — capazes de impactar diretamente na performance da sua organização, possibilitando que você trace planejamentos mais agressivos, com o intuito de ampliar a participação e o número de vendas.
Para ler depois: Pesquisa de mercado: tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Qual a importância de analisar a concorrência?
A importância se ancora no fato de que, por meio dessa averiguação, é possível reconhecer novas perspectivas, gaps e limitações, oferecendo soluções e necessidades cada vez mais alinhadas às principais tendências e flutuações da área e do comportamento do consumidor.
Além disso, esse é um parâmetro com vantagens que explicitam as deficiências e pontos de destaques dos competidores, fazendo com que você possa reavaliar também a sua organização interna.
Não deixe de conferir: Mercado potencial: saiba como encontrar seus clientes!
Como aplicar a análise da concorrência?
Acredite, essa não é uma tarefa de difícil execução! Para realizá-la, é preciso ter um bom entendimento de mercado, dos processos do seu negócio, do público-alvo e dos concorrentes.
Para auxiliá-lo nessa tarefa, listamos um passo a passo simples e completo a seguir.
1. Trace um objetivo
Assim como toda condução empresarial, é preciso que você possua metas muito objetivas quanto à necessidade e expectativas que vão ser sanadas com a análise da concorrência. Por isso, defini-las antes da execução do planejamento trará maior transparência e melhor aproveitamento dos recursos financeiros e humanos desprendidos para essa ação.
Caso possua mais de um objetivo, saiba também como priorizá-los e de que forma eles irão atender a empresa. E, dentre alguns dos principais exemplos de análise de concorrência, podemos elencar as seguintes questões:
- Construir relevância;
- Prospectar consumidores que já utilizem um serviço ou produto similar ao oferecido pelo seu negócio.
2. Defina os parâmetros que serão colhidos
Os parâmetros são responsáveis por indicar o tipo de informação que precisam ser colhidas para possibilitar uma comparação precisa. Assim, desenvolva uma lista do conteúdo e material que viabilize o alcance dos propósitos previamente traçados.
Você pode levantar temas como:
- Quais os principais meios de comunicação e redes utilizados para comunicação com o público-alvo;
- Tempo de funcionamento, número de colaboradores e produtos mais comercializados;
- Qual a linguagem e principais ações de marketing;
- Como é o regime de saldos, descontos e ofertas.
3. Opte por uma metodologia assertiva
Para que a gestão não se perca em meio aos dados, você precisa definir uma metodologia única para o momento de recolhimento dessas respostas.
Estipule também o investimento disponível em caixa, o tempo de execução e opte por um cruzamento de um número fixo de fontes, que podem ser facilitadas com o uso de ferramentas específicas, como veremos no passo a seguir.
4. Conte com o Mosaic Business como banco de dados
Que tal ter à disposição uma solução que permite o mapeamento de organizações dos mais variados nichos e segmentos nacionais?
Com o Mosaic Business, você pode escolher as condições de área de atuação, natureza jurídica e mais, contando com um banco de dados completo e capaz de trazer muito mais segurança para o seu planejamento e tomada de decisões.
Ainda no campo de vantagens, obtenha a possibilidade de uma avaliação personalizada, que tem como resultado uma perspectiva profunda sobre os principais pontos de uma gestão.
5. Realize uma análise criteriosa das informações obtidas
Dados em mãos? É o momento de realizar uma interpretação criteriosa.
Algo que irá ajudá-lo nesta etapa é fazer uma boa segmentação, distribuindo cada levantamento com base no direcionamento que atendem. Eles podem ser elencados em área de vendas, serviços, produtos, gestão, política de valores, atendimento, público-alvo e vendas.
Ao obedecer a todos esses diferentes processos da análise de concorrência e ao aplicá-la de maneira constante e assertiva, você reconhecerá os impactos constantes de ampliação e aprimoramento do gerenciamento de marketing do seu negócio, percebendo um posicionamento cada vez mais destacado.
E se você gostou de conhecer mais sobre o tema, surpreenda-se com os conteúdos trazidos até você pelo blog da Serasa Experian. Aproveite para conferir sobre brand awareness e desenvolva ainda mais a sua empresa. Até a próxima!