Em um mundo globalizado e sedento por praticidade e rapidez, onde a população respira tecnologia, uma das inovações com maior potencial de colaboração para as empresas foi a inteligência artificial (IA).

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, a IA atua como grande facilitadora e resolutiva de problemas para os mais variados setores com o intuito de otimizar grande parte das funções e trabalhos minuciosos, que levariam horas e talvez dias para serem feitos por pessoas reais.

Na publicidade, por exemplo, a inteligência artificial para marketing pode desenvolver textos Alt precisos e extremamente descritivos, criar ilustrações supercriativas em questão de segundos e, tema do nosso texto, criar anúncios personalizados de acordo com cada tipo de público.

Com o auxílio de ferramentas que trazem informações precisas sobre dados comportamentais de grupos segmentados da população, como locais mais visitados, preferências de sites, produtos mais comprados ou páginas mais visitadas, a IA cria anúncios e os exibe apenas para pessoas com maior probabilidade de se interessar pela marca.

Se você quer aprender a utilizar a inteligência artificial na sua empresa para otimizar e automatizar trabalhos publicitários que podem ser desgastantes e demorados, continue a leitura, pois vamos trazer 5 dicas práticas de como fazer a IA ser sua aliada!

1. Defina o objetivo do anúncio

Com a análise de dados, é possível identificar que elementos dos anúncios têm maior impacto no engajamento e na conversão do público-alvo e, a partir daí, otimizar os anúncios para maximizar os resultados.

O primeiro passo para fazer anúncios com o auxílio da inteligência artificial é definir claramente os objetivos e resultados-chave (OKRs) que a empresa almeja. Você deve levar em consideração quais os elementos de maior impacto no engajamento e na conversão de leads qualificados, por exemplo, e então estipular de que forma a IA pode te ajudar a alcançá-los.

Depois, colete informações úteis não só para a formulação de anúncios, mas também para desenvolver abordagens individuais e personalizadas, novas estratégias de vendas, oportunidades de atuação em novos mercados e nas mais diversas plataformas digitais.

Só após essa coleta, os anúncios personalizados começarão a tomar forma e sua marca começará a atingir a persona para quem ela foi realmente desenvolvida através da segmentação do público-alvo. Confira como fazer isso com ferramentas automatizadas na próxima dica!

2. Entenda a segmentação do público

Depois de definir todos esses objetivos, é hora de coletar dados específicos sobre seu público-alvo e definir a persona ideal. Para fazer isso, utilize feedbacks, formulários, pesquisas de opinião, avaliações, análises de navegação na web etc.

Esses dados devem ser comportamentais, demográficos, psicográficos e sociodemográficos, de estilo de vida e similares, e, assim, outras ferramentas de inteligência artificial estatística e analítica podem ser utilizadas para segmentar o público-alvo em grupos com características, interesses e necessidades convergentes.

O Mosaic, por exemplo, é uma ferramenta de segmentação de consumidores da Serasa Experian que combina mais de 400 variáveis com entrevistas qualitativas realizadas em profundidade, classificando a população em 12 grupos e 40 segmentos com base em características possivelmente semelhantes.

Assim, além de fornecer informações úteis para que a inteligência artificial generativa crie anúncios totalmente bem direcionados e específicos para cada perfil de consumidor, a ferramenta gera insights estratégicos que permitirão o desenvolvimento de negócios ainda mais inovadores. Não deixe de conferir!

3. Escolha da plataforma de IA adequada

Com todas essas informações em mãos, é hora de escolher a plataforma de inteligência artificial mais adequada para o seu perfil empresarial!

Existem diversas IAs disponíveis no mercado digital que ajudam a criar, direcionar e automatizar a veiculação desses anúncios com mais eficácia e otimização, levando em conta preferências e comportamentos baseados em padrões de localização geográfica, como a location intelligence.

4. Explique para a IA como o conteúdo do anúncio deve ser

Depois de definir a ferramenta de IA que mais se enquadra no perfil de sua empresa, é importante que você dê comandos detalhados, objetivos e muito bem construídos para a máquina.

Com essas informações específicas e minuciosamente detalhadas, a inteligência artificial produzirá um anúncio de qualidade, relevante e atraente, que comunique exatamente suas ideias para o público e maximize seu alcance.

5. Faça testes A/B para otimizar os anúncios

Por fim, é superimportante conferir se os anúncios estão tendo resultados positivos, né? A melhor forma de fazer isso é criando testes A/B com base em métricas e metas específicas.

Esse método científico consiste em comparar duas versões diferentes de algo para entender qual delas tem mais resultados positivos. No caso do marketing de produtos e de demais campanhas publicitárias, esse teste pode ser feito comparando duas versões do anúncio criado pela IA.

Assim, você garante a escolha da melhor opção de anúncio para disponibilizar nas plataformas e obter o melhor retorno sobre o investimento (ROI). Caso os resultados não sejam tão positivos, você também poupa esforços e extrai o que não funciona para sua empresa.

Viu como pode ser simples e fácil desenvolver anúncios para engajar ainda mais sua marca e ganhar reconhecimento no mundo digital?

O que não pode faltar é a clareza nos objetivos que quer alcançar e nos esforços que fará para chegar até lá. Esse processo pode não ser fácil, mas, usando as ferramentas certas e otimizando seu tempo, temos certeza de que terá inúmeros diferenciais competitivos na conta.

Agora, que tal ler nosso conteúdo sobre como fazer uma boa pesquisa de perfil de consumidor para ter resultados ainda mais positivos no direcionamento das campanhas de marketing da sua marca? Esperamos você!