As estratégias de marketing são fundamentais para empresas que querem crescer e se consolidar cada vez mais no mercado. Para ter sucesso, é fundamental ter um bom profissional de mídia que, em conjunto com os outros setores da empresa, avalie quais metodologias são mais adequadas para aplicar.
Com isso, é possível compreender o que pode ser feito para conquistar mais autoridade em relação aos concorrentes, destacando-se cada vez mais. Nesse sentido, entender sobre o marketing para traçar planos é uma ação que deve ser, sim, pensada e posta em prática em diversas ações e campanhas.
Pensando nisso, trouxemos 16 estratégias de marketing que você precisa conhecer, analisar e compreender como elas podem ser aplicadas no seu nicho de mercado. Continue com a gente e confira.
Neste conteúdo você vai ver
Inbound marketing
Criar conteúdos relevantes é uma das principais estratégias de inbound marketing, que tem a intenção de atrair e reter um bom número de clientes para a base.
O diferencial desse processo é o fato de o especialista não precisar procurar os leads. Eles são trabalhados em diversos mecanismos para atraí-los, que incluem blogs, redes sociais e plataformas de vídeo como TikTok e YouTube. Veja quais são:
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem a finalidade de desenvolver materiais interessantes que chamem a atenção de um público-alvo. Para isso, os conteúdos podem e devem estar em diversos formatos, como:
- Vídeos;
- Fotos;
- Textos;
- Newsletters;
- E-books;
- Webinars;
- Podcasts;
- Infográficos.
2. SEO (Search Engine Optimization)
Essa é uma estratégia eficiente que auxilia a desenvolver conteúdos de alta qualidade e otimizados para facilitar a leitura do público-alvo. Aqui, há uma série de pontos que devem ser seguidos para garantir um conteúdo de qualidade e que impacte o usuário da melhor maneira.
É também uma forma de seu site ficar nas primeiras posições do mecanismo de busca, pois quanto melhor for o seu material e mais tempo os clientes passarem lendo os conteúdos, maior será a classificação dele no Google. Com isso, sua marca pode aparecer de maneira orgânica e aumentar o tráfego.
3. Automação de marketing
Com a automação de marketing, é possível reduzir diversos trabalhos manuais e melhorar diferentes ações. Essa é uma ferramenta eficiente que auxilia na nutrição dos leads, como forma de encaminhá-los até o processo de compra pelo funil de vendas.
Independentemente do tamanho da empresa, ao implementar essa ação, ela dará espaço para que todos os colaboradores foquem em tarefas que são de maior prioridade e não necessitam desse trabalho manual.
4. E-mail marketing
O e-mail marketing tem um papel fundamental em todas as estratégias de marketing, sendo uma das práticas mais antigas e que realmente dá resultado. É possível manter o contato com diversos clientes apenas pela troca de mensagens, enviando links de vídeos, infográficos, gráficos, newsletters e catálogos de produtos para compra.
Marketing digital
Uma das melhores estratégias de marketing é atuar com essa metodologia no meio digital para alcançar um número maior de pessoas. Afinal, o seu público-alvo está sempre conectado às redes sociais, confere e-mails, acessa mensagens por WhatsApp e compartilha postagens interessantes com amigos e familiares.
Essa é uma forma inteligente de aperfeiçoar o seu conteúdo para chegar a leads mais abrangentes, nutri-los e fidelizá-los. Para isso, é fundamental analisar os insights e ter conhecimento sobre quem é o seu público-alvo, o que eles gostam de consumir e o que procuram.
5. Mídia paga
A mídia paga é feita tanto com o Google Ads quanto com o YouTube, Facebook, Instagram e TikTok. O processo consiste em desenvolver anúncios pagos para chegar a uma quantidade maior de pessoas que têm características semelhantes com seus clientes.
Em um exemplo simples, pense que você fez uma pesquisa no Google para verificar o preço de uma camisa polo cinza, mas não encontrou nenhuma oferta boa. Ao abrir o Facebook, você se depara com novos anúncios que apresentam o mesmo produto que você havia pesquisado. Essa é a famosa mídia paga, em união com o algoritmo, que te ajuda a encontrar o que precisa!
6. Social media
O analista de redes sociais é responsável por gerenciar perfis de sua empresa no Facebook e Instagram. Esse profissional também se encarrega de realizar um estudo de pesquisa para desenvolver estratégias eficientes de marketing digital antes de fazer publicações.
Desse modo, ele sabe o que seu público gosta de consumir, o que dá maior engajamento e quais informações são relevantes para apresentar.
7. Parceria com influenciadores
Marketing de influência é uma metodologia interessante que garante resultados, principalmente se você fizer uma excelente parceria. Não converse com perfis com muitos seguidores caso a sua marca seja de médio a pequeno porte, opte por influencers que tenham 30 mil seguidores no Instagram ou TikTok para melhorar a retenção.
8. Remarketing
Essa é uma das estratégias de marketing que dão certo, pois tem o intuito de engajar de novo o seu público-alvo por meio de conteúdos relevantes. Neste caso, um cliente pode colocar produtos no carrinho de compras, sair da página para voltar depois e esquecer que deixou mercadorias para comprar.
Para lembrá-lo, envie uma mensagem por e-mail ou WhatsApp, informando que itens foram deixados para trás. Com isso, ele pode relembrar e, até mesmo, se interessar novamente por aqueles itens, gerando uma conversão.
9. Lives e eventos online
Realizar lives e participar de eventos online é uma maneira inteligente de captar mais clientes e conversar com possíveis parceiros para expandir seu networking. Você oferece o seu serviço para esses novos contatos, explica como a sua empresa trabalha e quais os benefícios de fazer negócio com a marca.
Marketing de relacionamento
Atuar com o marketing de relacionamento permite que a sua empresa desenvolva uma relação melhor e de longo prazo com os clientes. Existem maneiras práticas de fortalecer essa proximidade, como, por exemplo, oferecer benefícios que auxiliam na fidelização e retenção por um período maior. Veja como melhorar suas ações:
10. Programas de fidelidade
Certamente, essa é uma das estratégias de marketing mais antigas e usadas por empresas que querem adquirir clientes e retê-los. A fidelidade consiste em fornecer vantagens para compradores que usem o cartão da sua loja. Por exemplo, uma ação bem comum é a aplicação de descontos ou promoções de leve 2 e pague 3 para economizar.
11. Eventos patrocinados
Para conquistar mais atenção no meio digital, você pode apoiar eventos para ter o nome da sua marca estampado nas redes sociais dos organizadores, ou até no local físico. Com essa estratégia, você consegue atrair mais clientes, além de melhorar as vendas e fortalecer a empresa no segmento, captando mais consumidores e tendo a chance de fidelizá-los.
12. Parcerias de co-branding
Essa estratégia consiste na união entre a sua empresa e um potencial parceiro para promoverem ao mesmo tempo as marcas. Assim, ambos conseguem conquistar um público-alvo, reter mais leads e fortalecer a base com contatos qualificados, que valham a pena fidelizar.
13. Descontos de aniversário
Os descontos de aniversário são estratégias de marketing muito interessantes, pois mostram aos clientes que a sua empresa se lembrou da data e os parabenizou com um bom presente. Compradores que nunca passaram por uma experiência tão benéfica como essa ficarão felizes e retornarão mais vezes para fazer compras na sua empresa.
14. Cashback de compras
Clientes que adquirem na sua organização podem receber cashback sempre que gastarem um valor predeterminado. É sempre muito bom receber de volta parte do dinheiro na conta, e os clientes realmente apreciam esse benefício, além de ser uma forma de você se destacar da concorrência por inovar.
Outbound marketing
Para melhorar a relação entre empresa, clientes e funcionários, o outbound marketing possibilita que a equipe saia das soluções internas para atuar externamente, ou seja, os colaboradores conversam pessoalmente com os possíveis leads ou fazem a panfletagem na frente do estabelecimento para desenvolver uma relação mais eficiente com os prospects. Veja como:
15. Retargeting
O retargeting, embora confundido com o remarketing, possui a própria metodologia e é voltado para melhorar o conhecimento da marca. Para isso, os profissionais precisam estudar tudo sobre a empresa, o que é oferecido, os valores dos produtos e os benefícios que existem ao fazer compras na sua loja.
16. SMS
Trabalhar com o mobile marketing permite que você envie mensagens interessantes como: “O VR caiu? Aproveite a promoção de espaguete com tiras de frango do Spoleto!”. Não há nada mais agradável do que receber um SMS divertido, que lembra sobre o pagamento do vale-refeição.
Segmentação do público-alvo: acurácia na estratégia de marketing
Para qualquer uma dessas ações, conhecer a persona e compreender a segmentação dela é fundamental. É com esse estudo que a campanha terá o devido sucesso, visto que ela vai atingir o público e que as chances de gerar conversão são muito maiores. Para isso, buscar soluções é crucial e o caminho mais correto para seguir.
Na Serasa Experian, você encontra várias soluções para analisar e segmentar o público da marca, seja para identificar melhor a região, idade, ticket médio, seja para combinar dados de geolocalização. Nossas soluções são completas e trazem dados reais para você adquirir mais clientes.
Desse modo, você aprimora significativamente suas bases de dados, indo além dos dados cadastrais. Com essas ferramentas, é possível explorar filtros que englobam informações comportamentais, demográficas, hábitos de consumo e financeiros para criar segmentações altamente precisas.
Ao integrar essas soluções com cada uma das estratégias de marketing apresentadas, você sabe qual caminho seguir para conquistar mais espaço no mercado e fidelizar bons clientes. Consequentemente, nenhum dos processos deve ser encarado como um desafio, mas como uma oportunidade de aprender, enriquecer a empresa e conquistar maior autoridade no mercado.
Além disso, é uma maneira de se destacar dos concorrentes que dificilmente trabalham com as estratégias. Você pode aproveitar essa vantagem para estudar cada uma das metodologias e se reunir com sua equipe para avaliar quais são as melhores a implementar.
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