Ter um bom plano de marketing digital é, sem dúvida, a base para melhorar as vendas de uma empresa. Com a crescente globalização e o avanço da telecomunicação, ele tem se tornado um método cada vez mais incrível para acelerar as vendas de qualquer negócio. Quanto mais otimizado for, melhores serão os resultados, o lucro e o engajamento com o público.
Porém existem uma técnica e uma maneira adequada de utilizar o marketing digital em campanhas. Essa forma é o que podemos chamar de plano de marketing digital, e conhecê-lo é excelente para entender como criar uma estratégia eficiente para enriquecer os projetos.
Nesse sentido, compreender suas diversas etapas é a base para desenvolver uma campanha que funcione e engaje o público. Para saber mais sobre o tema, continue conosco.
Neste conteúdo você vai ver
- 1. Pesquise o mercado
- 2. Entenda seu público-alvo
- 3. Analise seus concorrentes
- 4. Defina os objetivos do plano de marketing
- 5. Trace a jornada de compra ideal
- 6. Escolha os canais adequados à sua persona
- 7. Defina metas e KPIs
- 8. Monitore os resultados
- 9. Invista em ferramentas de análise
- 10. Invista em profissionais de análise
1. Pesquise o mercado
Antes de iniciar qualquer plano de marketing digital, é necessário pesquisar e estudar o mercado de forma geral. Nesse estudo, alguns pontos devem ser considerados, como as características do mercado, os leads disponíveis, as áreas para prospectar, onde focar as vendas e outras informações.
Durante essa pesquisa, o nicho com o qual a empresa trabalha deve ser o principal alvo. Afinal, entender esses clientes em específico é importante para conseguir otimizar as ações do marketing e também se preparar para as campanhas. Desse modo, quanto mais concentrado e personalizado for o marketing, mais eficiente ele será.
2. Entenda seu público-alvo
Uma empresa deve entender tudo sobre seu público-alvo, como ele se comporta, como age, seus hábitos de compra e demais detalhes de suas atividades. Esse é um conhecimento fundamental para conseguir colocar em prática qualquer tipo de marketing, especialmente o digital.
Quanto mais focado nos hábitos e nas características de seu público-alvo, melhor é o plano de marketing. Por isso, esse tipo de estudo deve ser um dos primeiros a ser empreendido para conseguir personalizar ao máximo todo o serviço. Dentre os benefícios associados ao conhecimento do público, podemos citar como principais:
- Personalização de conteúdo;
- Marketing especializado;
- Criação da persona;
- Abordagem segmentada;
- Criação de serviços e produtos personalizados.
Para o marketing digital, esse conhecimento sobre o público-alvo é crucial. No entanto podemos associar seus benefícios e vantagens a vários outros setores e áreas da empresa e do processo comercial.
Mosaic: compreenda ainda melhor o seu público
Para ter ainda mais precisão com o público-alvo da marca, é possível utilizar ferramentas que auxiliem nessa área. Aqui, na Serasa Experian, você encontra uma solução própria para isso.
O Mosaic foi criado com base em modelos estatísticos e analíticos para identificar grupos na sociedade brasileira que compartilham características semelhantes. Eles são classificados em 11 categorias e 40 segmentos distintos.
E, para aprimorar o nível de detalhamento da segmentação, a solução utiliza a combinação de 400 variáveis para realizar essa clusterização de público. Assim, com ela, é possível traçar planos de persona muito mais condizentes com a realidade e atingir uma quantidade maior de pessoas.
3. Analise seus concorrentes
Concorrentes devem ser analisados para a melhoria do marketing e das demais ações da empresa. Quanto mais o seu negócio conseguir se distanciar da concorrência e garantir originalidade, melhor. Com isso, esse estudo pode ser realizado ao mesmo tempo que o mercado e o público-alvo são analisados.
Dessa forma, é possível identificar como a concorrência lida com os segmentos do mercado e, assim, criar um método que seja original e mais adequado.
4. Defina os objetivos do plano de marketing
Um plano de marketing precisa de metas e objetivos bem definidos, os quais devem ser razoáveis e realistas, sempre baseados nos estudos anteriores que mencionamos. Assim, o marketing pode ter seus resultados analisados de maneira objetiva e justa por todos os profissionais envolvidos.
Os objetivos do marketing também servem de guia para superar boa parte das dificuldades na implementação das estratégias de marketing digital, especialmente durante seus processos. Quanto mais bem definidos e conhecidos pelos colaboradores do projeto, melhor será para todos avaliarem o próprio desempenho.
5. Trace a jornada de compra ideal
Uma jornada de compra deve ser traçada para o bem do planejamento de marketing. Ela deve ser tão bem definida quanto os outros temas que já mencionamos.
Nesse ponto, a jornada de compra está associada com o funil de vendas e compartilha com ele muitas etapas. Quando bem realizada, ela responde a perguntas como:
- Qual a melhor maneira de engajar o cliente?
- Como fidelizá-lo?
- Como acelerar o processo de compra?
- Como orientar o lead até o fechamento do negócio?
Todos os questionamentos encontram suas respostas durante a definição da jornada de compra e a sua associação com o funil de vendas. Ambos devem trabalhar juntos para conseguir levar o cliente desde a fase de lead até o topo do funil, como consumidor final, de maneira ágil e eficiente.
6. Escolha os canais adequados à sua persona
Antes de colocar em prática o plano de marketing digital, é necessário escolher os meios adequados para atingir a persona do público. Entendê-la é essencial para uma empresa conseguir adaptar essas pequenas estratégias, reforçando a concepção de vários detalhes sobre seu negócio.
Cada canal disponível consegue se conectar com um tipo de persona ou, pelo menos de forma distinta, com seu público-alvo. Clientes com uma persona mais jovem, por exemplo, são facilmente atingidos pelas redes sociais. Outros sofrem mais impacto do e-mail marketing, cold calling e assim por diante.
7. Defina metas e KPIs
Ter metas e objetivos é importante, mas, mais do que isso, é muito bom que o marketing digital tenha KPIs que sejam eficientes em medir o desempenho. KPI significa indicador-chave de desempenho, o que indica a performance do seu plano de marketing e como está conquistando suas metas.
Bons KPIs mostram quão bem caminha seu marketing e se está atingindo, de fato, o público-alvo planejado. A equipe de marketing deve investir em bons KPIs, capazes de medir o resultado das estratégias com precisão, de maneira prática e que ofereça uma visualização completa do que foi conquistado.
8. Monitore os resultados
As metas e os KPIs não devem ser avaliados apenas uma vez, pelo contrário, precisam ser monitorados constantemente e de maneira periódica. Assim, toda e qualquer alteração será visualizada para verificar se há a possibilidade de melhorar e adaptar certos caminhos seguidos pelo marketing digital.
Um plano desse tipo de marketing deve contar com equipes capazes de observar essas oportunidades de melhoria nos resultados e realizar alterações em tempo real. Isso exige dos colaboradores muita criatividade, raciocínio rápido e proatividade para conseguir se adaptar às possíveis dificuldades.
9. Invista em ferramentas de análise
Para acompanhar os resultados, é essencial ter ferramentas de análise que possam ser usadas por toda a equipe. Isso é fundamental não só para identificar os dados relevantes para o andamento do marketing, mas também para analisá-los.
É vantajoso que essas ferramentas estejam disponíveis em tempo integral durante o plano de marketing digital e sejam acessíveis aos colaboradores. Se possível, é importante que elas sejam personalizadas para seu marketing ou, ao menos, atendam às necessidades mais básicas de sua empresa.
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10. Invista em profissionais de análise
O plano de marketing digital depende de profissionais competentes, inclusive para a análise dos seus resultados e metas. Enquanto uma ação de marketing digital está em curso, há uma grande variação em seu desempenho durante cada etapa. Uma campanha complexa não surte efeitos imediatos, é preciso tempo para gerar efeito.
Por isso, nem todo colaborador está habilitado a realizar a análise desse serviço. É essencial que a empresa conte com profissionais preparados para fazer análises sérias e precisas em todas as etapas da estratégia de marketing e, com isso, ampliar a possibilidade de conversão.
Portanto, vale ressaltar que a presença de profissionais e ferramentas ideais para o exercício do marketing em qualquer uma de suas etapas é fundamental. Eles formam a base do marketing e devem estar em atuação sempre que possível. Invista neles para ter um bom plano de marketing e utilize nossas dicas para colocá-lo à disposição da sua empresa.
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