Com certeza, tomar decisões estratégicas e informadas é um dos maiores problemas empresas que estão atrás de alcançar e crescer para conseguir resultados melhores. Nessa linha de raciocínio, a análise prescritiva aparece como uma aliada forte do empreendedor na hora de tomar a melhor decisão para o seu negócio.
Esse método permite que a pessoa empreendedora entenda o que aconteceu ou até consiga prever cenários hipotéticos e futuros, como recomendar que ações eficientes aconteçam para conseguir atingir as metas e colher os resultados.
Se você quer entender o que é análise prescritiva e como usá-la para otimizar sua tomada de decisões, continue neste texto exclusivo da Serasa Experian e descubra todos os benefícios dessa estratégia! Confira os detalhes a seguir:
Neste conteúdo você vai ver
O que é análise prescritiva?
A análise prescritiva é uma conduta bastante avançada de análise de dados, indo além da previsão ou interpretação de estatísticas. Esse método usa dados coletados e tecnologias atuais, como o machine learning e a inteligência artificial (IA), para expressar táticas nítidas sobre determinada situação.
Logo, ter essa ferramenta na posse do seu negócio significa ter ao seu serviço um instrumento que auxilia na:
- Identificação do melhor curso a ser seguido diante de cenários desafiadores;
- Otimização de processos externos e internos que poderiam ser custosos;
- Melhora no desempenho operacional e financeiro do negócio;
- Redução de custos extras ao tomar decisões inteligentes e definitivas.
Diferentemente de outras análises, como a pesquisa descritiva, a análise prescritiva orienta o próximo passo a ser dado pela pessoa empreendedora com exatidão e pesquisa aprofundada.
Diferença entre análise prescritiva, preditiva e descritiva
Mesmo que esses três tipos de análises estejam interligados, cada um tem uma função específica dentro do processo de tomada de decisão de uma empresa, de acordo com o seu setor:
1. Análise descritiva
O foco da análise descritiva é entender o que aconteceu no passado da sua empresa. Por exemplo, saber quais são os relatórios financeiros que demonstram o lucro da empresa no último semestre. Esse método é adequado para avaliar o desempenho anterior e capturar padrões.
2. Análise preditiva
Como o próprio nome diz, a análise preditiva foca em prever o que pode acontecer em um cenário futuro. Por exemplo, previsões de vendas de itens baseadas na sazonalidade da compra e comportamento. Ela é essencial para auxiliar no planejamento de ações futuras e no adiantamento de demandas.
3. Análise prescritiva
Já na análise prescritiva, o foco principal é recomendar o que deve ser executado. Sugestões de preços ideais, tendo como base o tipo de compra das empresas concorrentes, são um bom exemplo desse método, uma vez que sua finalidade é orientar decisões táticas e operacionais com recomendações realistas.
Como são feitas as análises prescritivas?
A concretização e uso da análise prescritiva pode parecer um pouco complexa, porém é um processo estruturado que segue etapas delineadas e nítidas. Entenda o passo a passo de como ela é posta em prática:
1. Coleta de dados
O primeiro passo a ser dado é coletar informações significativas sobre o seu negócio, como os dados das vendas, o seu fluxo de caixa, desempenho nas campanhas promocionais e o comportamento dos clientes.
2. Apuração e organização dos dados
Você sabia que os dados brutos podem ser inconstantes? Esse passo é crucial justamente por descartar informações infrutíferas, solucionar erros pendentes e organizar os dados de maneira que possam ser examinados.
3. Uso de modelos analíticos
Nesse passo, o machine learning e a inteligência artificial entram para processar os dados recolhidos e identificar padrões que possam ser tendências ou oportunidades para o comércio.
4. Criação de recomendações
A partir dos resultados analisados, o sistema analítico da análise prescritiva oferecerá sugestões práticas para o seu comércio, por exemplo, ajuste do preço de alguns produtos, estratégias de marketing digital ou a otimização dos processos internos.
5. Realização e acompanhamento
Após seguir todos esses passos, as aplicações e os resultados serão monitorados para garantir a máxima eficácia do método, além de ajustar as estratégias, caso necessário.
Principais tecnologias e ferramentas utilizadas
Como quase todos os tipos de análises, a análise prescritiva também utiliza ferramentas e tecnologias para fazer o levantamento de dados com precisão. Confira algumas que são mais comumente usadas:
- Inteligência artificial (IA): por ser capaz de oferecer dados detalhados, a inteligência artificial interpreta uma grande quantidade de dados e é apta a aprender com eles;
- Softwares de BI (Business Intelligence): para dar uma visão ampla e minuciosa do negócio, os softwares de BI integram dados de diferentes fontes de forma detalhada;
- Machine Learning: ao aprender com cada nova inspeção, ela permite que os sistemas fiquem cada vez mais precisos com o tempo;
- Ferramentas de CRM: os dados dos consumidores são a base primordial para a identificação de oportunidades de personalização do negócio e podem, até mesmo, melhorar a experiência dos clientes.
Benefícios da análise prescritiva para as empresas
Com certeza, a análise prescritiva será um sucesso na sua empresa com a implementação correta. Confira agora alguns benefícios de adotar esse método em seu negócio:
- Decisões confiantes: quando os dados são concretos, as ações do comércio têm chances de criar mais resultados orgânicos e positivos;
- Aumentar a competitividade: mesmo que haja poucos recursos, esse método fará com que os pequenos negócios atuem de maneira mais estratégica;
- Otimização de recursos: haverá uma melhora significativa nos investimentos, equipe e tempo da empresa;
- Diminuição de despesas: a análise prescritiva irá identificar processos, serviços ou itens que são desperdícios ou ineficientes para o seu negócio.
Investir na análise prescritiva pode ser uma maneira de você, pessoa empreendedora, beneficiar sua empresa, otimizar processos internos e externos e alavancar resultados. Se você deseja iniciar no método, explore as ferramentas disponíveis, invista em profissionais capacitados e dê um passo em direção ao sucesso.