Quando estamos empreendendo, cada pensamento e insight que temos sobre nossa empresa pode ser uma nova oportunidade de negócio e de crescimento. Mas, antes mesmo de colocar em prática, devemos ter um conhecimento bom sobre o assunto.

Ou seja, devemos analisar o cenário e entender se realmente é uma oportunidade de negócio ou não. Colocar nos papéis quais seriam os ganhos e os gastos para implementá-la.

Quer entender mais sobre o assunto e sanar suas dúvidas? Continue na Serasa Experian e confira o conteúdo completo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é uma oportunidade de negócio?

De modo geral, uma oportunidade de negócio é a análise de um possível cenário para a empresa, que traga benefícios, sucesso e lucro para ela. Essa oportunidade pode ser tanto para empresas já consolidadas no mercado quanto para empresas que estão começando agora, ainda na fase de ideação.

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Como identificar uma oportunidade de negócio?

Para identificar se realmente é uma oportunidade de negócio ou não, é preciso entender como aquele ramo em questão está lidando, ou seja, ver se realmente pode ser uma chance de crescimento. Afinal, sabemos que algumas áreas estão saturadas ou em queda.

Desse modo, é pertinente avaliar alguns pontos como:

  • tendências do consumidor;
  • demandas do mercado;
  • viabilidade na questão financeira;
  • capacidade de crescimento e execução da empresa;
  • concorrência.

Além disso, por mais que seja interessante pensar no momento atual, também é crucial entender como o ramo estará no futuro, se ainda terá a oportunidade de crescimento, se pode ser algo passageiro que logo as pessoas param de consumir, etc.

Exemplos de oportunidades de negócio para empreendedores

Nem sempre quando temos uma oportunidade única de negócio, quer dizer que vai exigir muito investimento para colocá-la em prática, algumas vezes, podemos nos deparar com ótimas opções que são mais baratas para iniciar. Alguns dos empreendimentos que estão em alta e que são opções mais baratas são:

- Brechós:

Um empreendimento que vem crescendo e uma boa oportunidade é focar em um nicho, seja de esporte, infantil, masculino. Ou seja, ter muitas opções para um público só e que de para todos. Assim, mais pessoas conseguem encontrar diversas peças e levar em maior quantidade.

- Workshops e cursos:

As pessoas estão cada dia mais buscando conhecimento, seja para aprimorar o seu conhecimento ou algo relacionado a algum hobby que deseja desempenhar mais. Nesse sentido, utilize todo o seu conhecimento e compartilhe-o com outras pessoas. Desse modo, você consegue utilizar o conhecimento que já tem, aprimorá-lo ainda mais, ganhar dinheiro e ainda ensinar.

- Alimentação para dietas especiais:

Atualmente, as pessoas estão conseguindo se tratar melhor e descobrindo certas intolerâncias alimentares, como a de glúten, de corante, de lactose e outras. Com isso, várias empresas estão surgindo para atender esse público e trazer mais qualidade de vida para a parte de alimentação, satisfazendo os desejos deles.

Nesse empreendimento, não precisa começar com algo muito grande, pode começar aos poucos e ir aumentando sua produção de acordo com as suas vendas. Mas, antes, analise como é a sua região e invista na parte de divulgação.

- Revenda de produtos:

Outro ponto interessante é a revenda de produtos que ainda não chegaram na sua região. Muitas pessoas já aderiram às compras onlines, entretanto, ainda há várias que preferem comprar presencialmente.

Assim, veja o que há de busca pela região e encomende para revender. Outro ponto, forneça a opção das pessoas fazerem o pedido por meio de você, já que nem todos os moradores podem ter acesso à internet.

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Uma ideia pode virar uma oportunidade de negócio?

Sim! Boa parte das oportunidades de negócios vêm de uma ideia. Essa deve ser cultivada, planejada e então transformada em algo real. Para isso, muitas vezes, é preciso sair um pouco da caixinha e pensar além do que está a sua frente, trazendo alguma inovação e garantindo mais sucesso para a área.

Como saber se o negócio é lucrativo?

Para entender se esse novo negócio será lucrativo ou não, você deve analisar alguns pontos como:

  1. Agrega valor para a empresa, ou seja, se a parte estratégica do negócio oferece oportunidade de crescimento e traz alguma solução diferente para o ramo, saindo do mais do mesmo dos concorrentes;
  2. Traz a possibilidade de crescimento acelerado em curto período;
  3. Permite mais rendimento e conversão no longo prazo;
  4. Atende as demandas do mercado e dos consumidores.

Portanto, para uma oportunidade de negócio, é fundamental analisar como está o cenário do seu local, quais as projeções e como ele pode alavancar a longo prazo. Assim, não basta apenas ter uma ideia ou um sonho, precisa colocar em prática e estudar se ele faz realmente sentido para o que você está procurando!

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