Só de ver a mensagem “seu pedido saiu para a entrega”, já bate aquele frio na barriga e uma empolgação genuína. Afinal, o contato com a compra feita no e-commerce está cada vez mais próximo e, finalmente, será possível fazer o tão esperado unboxing.
Esse é um sentimento compartilhado por muitas pessoas e pode ser aproveitado pelos negócios. Na prática, trata-se do momento de abrir um pedido feito pela internet e ver o que chegou.
Até mesmo ver os recebidos de outras pessoas nas redes sociais pode ser interessante. Não é à toa que essa é uma tendência iniciada 2014, de acordo com o Google, e que faz sucesso até hoje.
No entanto, o que fazer para caprichar no unboxing e gerar oportunidades para o seu negócio? Neste post, vamos responder a essa pergunta com ótimas dicas. Acompanhe para saber mais!
O que é unboxing?
Traduzindo do inglês, “unboxing” significa “tirar da caixa”. Contudo, o termo se popularizou tanto na internet, com influenciadores digitais mostrando os seus recebidos nas redes sociais, que no Brasil, usamos a palavra inglesa mesmo.
A experiência diz respeito àquele momento específico em que uma pessoa abre o pedido que chegou em sua casa. A expectativa da abertura do pacote e a análise dos detalhes dos itens recebidos é estimulante e atrai bastante a atenção das pessoas.
Como funciona?
Esse é o motivo pelo qual a unboxing experience se tornou uma ótima estratégia de marketing. Afinal, permite que diversas pessoas não só conheçam a marca, como também, saibam mais sobre o produto e tenham interesse em ter a mesma experiência de abrir a caixa com o pedido.
Inclusive, não são apenas os influenciadores digitais que podem fazer o unboxing. Clientes que fizeram o pedido e querem compartilhar o que acharam também fazem postagens nas redes sociais com essa experiência. Sendo assim, trata-se de uma boa oportunidade de caprichar no atendimento pós-venda.
Em outras palavras, a ideia é unir estratégias de marketing digital, de vendas e de logística para garantir uma boa experiência de unboxing para o público, no geral. Com isso, a loja pode conquistar alcance, reputação, clientes e visibilidade.
Quais são as vantagens do unboxing?
Olhando de fora, o unboxing pode até parecer uma técnica pouco estratégica. Afinal, será necessário ter maiores custos com embalagens, entregas, brindes, entre vários outros adornos.
No entanto, na verdade, esse é um belo investimento. Isso porque você pode desfrutar de ótimos retornos. Veja só alguns exemplos de vantagens de promover o unboxing!
Personaliza o negócio
Para começar, a experiência de unboxing dá a oportunidade de deixar no mercado a marca da sua empresa. Com a personalização, é possível causar impactos positivos, fazendo com que as pessoas se lembrem com mais facilidade da loja.
Promove uma boa reputação da empresa
No final das contas, o que você ganha é um grande diferencial competitivo no nicho de atuação. Afinal, permite que mais pessoas conheçam a sua marca de forma confiável, ao ser apresentada por um público conhecido por elas nas redes sociais, aumentando o interesse e a preferência pelo seu negócio, com uma só jogada.
Favorece as vendas
Consequentemente, com mais pessoas observando o potencial da empresa por meio do unboxing de influenciadores e consumidores, é possível esperar um maior número de leads — potenciais clientes. Essa também é uma oportunidade para vender mais, pois o público que viu a abertura do pedido se sente mais tentado a conhecer os produtos e ter a mesma experiência.
Além disso, quando essa experiência é proporcionada no pós-venda, há ainda o adicional de fidelização do consumidor. Afinal, aumenta as chances de satisfação com o atendimento e com os serviços da marca, favorecendo também o retorno ao negócio.
Como promover essas experiências?
Já que essa estratégia pode ser tão vantajosa para a empresa, nada melhor do que saber como proporcionar uma verdadeira experiência positiva no unboxing. Fique por dentro de ótimas dicas!
Faça uma boa apresentação
Para começar, faça da criatividade a sua maior aliada. Quanto melhor for a apresentação do pedido, maior será a expectativa para abri-lo. Sendo assim, o primeiro passo é caprichar na embalagem, principalmente, com a personalização. Com isso, sua marca fica na cabeça das pessoas antes mesmo de ter contato com os pedidos.
No entanto, não basta que a embalagem seja bonita. É importante garantir que ela ofereça toda a segurança que o pedido precisa para chegar com integridade na casa das pessoas.
O mesmo vale para disposição dos produtos, que pode ser visualmente atraente. Afinal, é bastante desmotivador abrir uma baixa e encontrar vários itens jogados lá dentro, com a aparência de descuido.
Deixe um toque da marca
Pense em como você quer que a sua empresa seja lembrada no mercado e aproveite essa estratégia para isso. Ao deixar os pedidos com a sua identidade visual, é possível fazer com que o logotipo e as cores da empresa sejam memorizadas com mais facilidade por quem assistir ao unboxing. Existem micro e pequenas empresas que também apostam em um aroma dentro da caixa, fazendo com que o cliente associe o cheiro ao seu negócio, podendo ser também uma ótima opção de como você consegue personalizar ainda mais essa experiência.
Apresente seus produtos ou serviços
Aproveite a oportunidade para fazer com que os clientes entendam o valor dos seus produtos ou serviços. Por isso, não deixe de apresentá-los, inserindo dados e informações relevantes.
Frases simples, como “o número 1 de vendas na nossa loja acabou de chegar em sua casa”, podem ser suficientes para fazer com que as pessoas se interessem mais pelo produto. Além disso, instruções de como utilizá-lo melhoram ainda mais a apresentação.
Pode ser até que o seu negócio não trabalhe com a venda de produtos. No entanto, é possível enviar brindes de parceiros e aproveitar o gancho para divulgar os seus próprios serviços. Por exemplo, um spa pode enviar de unboxing uma vela perfumada, explicando que a intenção é fazer com que o cliente tenha um spoiler de como é relaxante a experiência no seu espaço.
Aproveite a oportunidade para dar um cupom de desconto
Se você quer garantir que os clientes voltem a fazer negócio com a sua empresa, ou promover a marca com o apoio dos influencers, precisa dar um incentivo. O cupom de desconto é uma ótima opção.
Com ele, é possível fidelizar clientes antigos e atrair leads para conhecer os seus produtos e serviços. Além disso, colocando prazos de expiração no cupom, é possível criar a sensação de urgência e fazer com que os consumidores façam novas compras logo.
Só não abra mão do bom senso e pense na vida útil dos pedidos. Dificilmente um cliente vai querer usar um cupom de desconto que expira em semanas após o recebimento, se os produtos comercializados pelo negócio podem durar anos.
Não se esqueça da carta
Para fechar com chave de ouro, coloque uma carta no pedido. Quando ela é escrita a mão, fica ainda mais especial. Afinal, você mostra que a loja dedicou um tempo a mais para agradar o cliente.
Na carta personalizada, com o nome do cliente, é possível agradecer pela preferência, apresentar o produto e, até mesmo, colocar o cupom de desconto ali. Assim, quem ler o recado até o final vai ter uma surpresa ainda mais positiva.
Como utilizar o unboxing para maximizar o seu marketing em datas comemorativas?
Se você está se perguntando quando é o melhor momento para apostar nessa estratégia, saiba que as datas comemorativas são ótimas para isso. Afinal, é preciso considerar que o unboxing pode não ser sustentável para uma empresa a longo prazo.
Por isso, uma forma de aproveitá-lo bem é utilizar a experiência de unboxing apenas em algumas épocas do ano, como:
- Dia das Crianças;
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Dia dos Namorados;
- Copa do Mundo;
- aniversário da loja.
Assim, você já aproveita o unboxing como uma estratégia de marketing para datas comemorativas e pode alinhá-lo com as outras ideias para esses dias especiais. Lembre-se de planejar bem o prazo de entrega para os pedidos chegarem a tempo.
Viu como o unboxing pode ser mais valioso do que você imagina? É importante apostar em algumas técnicas para tornar a experiência ainda mais empolgante. No entanto, com isso, o retorno positivo é garantido e a sua loja pode fazer história no mercado.
Curtiu as dicas? Então, continue atento aos nossos artigos e veja como te ajudamos a melhorar a gestão do seu negócio!