Se você tem um empreendimento e chegou até aqui, provavelmente está considerando ter ou alterar seu ponto comercial para ampliar os negócios. No entanto, essa nova localidade não se trata apenas de um estabelecimento físico no qual você irá prestar seus serviços e disponibilizar seus produtos para consumidores que se interessam pelo que é oferecido.
Caso apresente características negativas, por exemplo, o fluxo de clientes pode ser diminuído e, consequentemente, o desempenho das vendas sofrerá na mesma proporção da queda de movimento comercial. Por isso, antes de tudo, você deve saber que, para alcançar os resultados que um ponto comercial diferente ou novo pode proporcionar, critérios importantes devem ser considerados em toda a sua avaliação.
Dentre eles, podemos elencar: aumento ou defasagem da demanda dos produtos ou serviços, fluxo de clientes, movimento do comércio, valor de aluguel ou da compra, segmentação geográfica, infraestrutura e visibilidade. Enfim, existem várias considerações que não podem ser deixadas para trás.
Neste post da Serasa Experian, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, como os tipos de ponto comercial, o momento certo para a escolha e muito mais. Além de tudo o que preparamos para o conteúdo, também elaboramos um passo a passo para que você faça a escolha do novo local corretamente. Confira a seguir!
Como saber a hora certa para ter um ponto comercial?
A escolha de um ponto comercial — novo ou diferente do atual — vem acompanhada de vários critérios. Imagine as seguintes realidades: primeiramente, a demanda por seus serviços ou produtos aumentou consideravelmente ao ponto de precisar de um espaço físico? Em segundo lugar: seu negócio já adquiriu uma presença online sólida com vendas e tem uma base ampla de leads fiéis e de diversas localidades do país?
Se as respostas forem positivas, muito provavelmente está na hora de buscar um novo espaço que complemente suas atividades de vendas virtuais. Além disso, você não pode esquecer da parte financeira, não é mesmo? É preciso ter uma reserva de dinheiro para cobrir eventuais gastos, como custos com móveis, estoque, implementações em infraestrutura e tecnologia, contratação de funcionários e mais.
Depois de conferir esse panorama, que tal entender mais sobre os tipos de ponto comercial para não cometer erros simples e acabar gastando seus recursos com algo que pode não ser viável? Confira mais a seguir.
Tipos de ponto comercial: loja de rua, condomínio, contêiner e mais
Os tipos de ponto comercial influenciam de maneira direta o alcance e a visibilidade que a marca terá fisicamente. Entenda quais são eles:
- Loja de rua;
- Contêineres;
- Espaço em prédio comercial;
- Loja em condomínio.
1. Ponto comercial em loja de rua
Quem nunca frequentou os famosos “comércios de rua”, não é mesmo? Antes dos shoppings, as lojas de rua eram os pontos comerciais mais movimentados pela população. Hoje em dia, eles continuam sendo boas opções para atrair pessoas que transitam ao redor do local onde está o estabelecimento, além daquelas que trabalham por perto.
Você já foi a uma loja da esquina que vende cafés deliciosos antes do expediente e almoços que saem em conta para quem trabalha por perto? Então, além desses diferenciais, os pontos comerciais de lojas de rua ainda têm mais flexibilidade de horários e não possuem taxas de condomínio pagas todo mês!
Por fim, lembre-se de considerar mais alguns detalhes: sempre leve em conta a segurança do local, a viabilidade de locomoção para os clientes e a praticidade para quem irá até o seu estabelecimento de carro.
2. Ponto comercial em contêiner
Os contêineres são opções de pontos comerciais diferenciados e extremamente flexíveis, ideais para os empreendedores que gostam de versatilidade e mobilidade no trabalho. Aliás, eles podem ser facilmente transportados e instalados em diferentes locais, como ruas movimentadas, condomínios ou eventos especiais. Geralmente, requerem um investimento inicial menor e têm um tempo de instalação muito rápido.
No entanto, é importante estar ciente de que os contêineres costumam ficar bastante quentes em climas tropicais, o que pode não ser ideal para você e seus clientes em dias de calor intenso. Certifique-se de considerar o conforto térmico antes de escolher essa opção.
3. Ponto comercial em prédio comercial
Com certeza, você já viu gigantescos prédios comerciais cheios de pessoas. Para os negócios que buscam localizações centrais e uma base consistente de clientes, eles podem ser uma escolha estratégica. Os prédios comerciais geralmente oferecem uma variedade de serviços e comodidades, como segurança, estacionamento e manutenção, que podem ser vantajosos para certos tipos de negócios, como salões de beleza, cafeterias, restaurantes e outros.
Por outro lado, é de se imaginar que os custos associados a um ponto comercial em um prédio comercial podem ser muito mais altos, já que será preciso pagar aluguel, taxas de condomínio e despesas adicionais como água, internet e energia.
Por isso, certifique-se de avaliar esses gastos antes de tomar a decisão do ponto comercial ideal para que, no futuro, você não tenha que fazer uma redução de custos de emergência. Se dinheiro não for um problema, invista na opção!
4. Ponto comercial em loja de condomínio
Por último, temos os pontos comerciais em lojas de condomínios, que proporcionam acesso a benefícios que uma loja de rua, por exemplo, não possui, como segurança adicional, proximidade com os clientes e um ambiente mais controlado.
Apesar disso, pode ser difícil encontrar espaços disponíveis em condomínios comerciais e os custos associados podem variar significativamente a depender da localização e das comodidades oferecidas. Enfim, agora que você conheceu os principais modelos de ponto comercial utilizados pelos empresários, que tal entender melhor a importância de investir em um? Continue conosco e entenda com mais detalhes.
Qual é a diferença entre estabelecimentos e pontos comerciais?
Quando falamos em estabelecimento comercial, estamos nos referindo a um conceito mais amplo, que envolve o local físico e todos os bens e recursos usados pela empresa para realizar suas atividades profissionais. Em outras palavras, é um conjunto de elementos que sustentam as operações do seu negócio.
Já o ponto comercial é uma parte específica desse conjunto. Ele se refere ao local onde, de fato, acontecem as atividades da empresa, como vendas, atendimento ao cliente e exposição de produtos. Esse conceito é mais fácil de visualizar em comparação ao estabelecimento, ainda que os dois termos sejam frequentemente usados de forma interligada. Ou seja, todo ponto comercial é um estabelecimento!
Qual é a importância de ter um ponto comercial?
Um ponto comercial é importante, principalmente, porque é ele a vitrine de tudo o que você tem a oferecer como empreendedor. Além disso, um bom ponto comercial traz muito mais credibilidade aos negócios, pois transmite confiança aos consumidores. Quer exemplos? Idealize uma loja de roupas: se ela estiver localizada em um ponto estratégico e bem posicionado, terá mais visibilidade e atrairá um fluxo maior de clientes que se interessam pelo o que veem.
Outra situação pode ser uma panificadora localizada em uma rua movimentada que tende a atrair muito mais clientes do que o normal se comparado à de outros bairros — as pessoas passam pelo local diariamente, sentem o cheirinho de padaria, checam a vitrine e imediatamente têm vontade de consumir.
Deu para perceber a importância de um ponto comercial bem escolhido, não é? Pode parecer simples, mas, se for considerado em conjunto com uma gestão financeira eficiente e um investimento estratégico, pode ampliar consideravelmente os resultados financeiros do empreendimento.
Qual é a melhor opção: comprar ou alugar um ponto comercial?
A primeira coisa que você deve analisar ao comprar ou alugar um ponto comercial é o seu capital disponível para a inovação. Caso não haja, o ideal é reavaliar a situação. Uma aquisição requer valores elevados e exige grandes investimentos. Além disso, a depender da situação, esses valores elevados podem ser distribuídos de melhor forma para áreas da empresa que precisam de atenção dobrada e resolução rápida.
Fatores como compra de materiais, implementação de tecnologia, otimização de processos, investimento em marketing de produtos e contratação de colaboradores são alguns exemplos que fazem com que a empresa continue funcionando corretamente e lucrando sem grandes dificuldades.
Nesse sentido, alugar um imóvel pode ser uma solução viável e não muito onerosa, ainda mais para quem é um iniciante nos negócios e não sabe quanto a organização ainda irá crescer. Na maioria das vezes, o espaço atual se torna pequeno para atividades comuns, logo, será preciso escolher um novo ponto comercial.
Caso sua empresa tenha mais tempo e esteja com bases bem consolidadas, a compra também pode ser um ótimo investimento a médio e longo prazo!
Como escolher um ponto comercial?
Ao escolher um novo ponto comercial, é essencial considerar fatores como visibilidade, acessibilidade do espaço, perfil dos clientes, concorrência local e, principalmente, localização. Todo vendedor sabe que estar no lugar certo é uma vantagem competitiva, assim, um lugar inadequado pode prejudicar as vendas e a rentabilidade a longo prazo.
Imagine uma loja de brinquedos em um bairro industrial. Agora, idealize a mesma loja perto de uma escola primária. Com certeza, a segunda opção tende a atrair muito mais clientes com o perfil do estabelecimento, certo? Já uma loja de artigos esportivos pode se beneficiar ao escolher um ponto próximo a parques ou academias, onde o público é mais propenso a comprar seus produtos.
Além disso, você também deve considerar a presença de estacionamentos, transportes públicos e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida — quem nunca deixou de ir a um restaurante por falta de estacionamento no local? É muito importante considerar esse detalhe. Entenda a seguir cada um dos aspectos que são cruciais ao escolher um ponto comercial:
1. Localização
Como mencionamos, a localização é um dos aspectos mais importantes a se considerar na escolha de um ponto comercial. Você precisa garantir que o seu negócio esteja localizado em uma área acessível e conveniente para o seu público-alvo. Por isso, considere a visibilidade do local, a facilidade de acesso por transporte público e a disponibilidade de estacionamentos.
2. Demanda
É importante escolher um local que haja demanda suficiente pelos seus produtos ou serviços. Faça uma pesquisa de mercado para entender melhor o perfil e as necessidades dos seus potenciais consumidores. Depois, avalie se o lugar escolhido atende a essas demandas. Você pode contar com ferramentas automatizadas que fazem esse tipo de avaliação, como o geomarketing.
3. Concorrência
A concorrência existe em todo lugar e em todos os tipos de negócios, não há como escapar. Por isso, a área em que você deseja estabelecer seu novo ponto comercial deve ser cautelosamente analisada para garantir que o negócio tenha mais uma vantagem competitiva e prospere continuamente. Se houver muitos concorrentes diretos na região, pode ser mais difícil para o seu negócio se destacar e atrair clientes dependendo do seu nível de atuação e relevância no mercado.
4. Custos
Outro aspecto essencial para avaliar são os custos associados ao ponto comercial, incluindo aluguel, taxas de condomínio, impostos e despesas operacionais. Certifique-se de que eles estejam alinhados com o seu orçamento e que você será capaz de cobri-los com as receitas do seu negócio, principalmente caso haja imprevistos.
5. Regulamentações locais
Por último, verifique as regulamentações locais e as restrições de zoneamento antes de escolher o ponto comercial. Seu negócio deve estar em conformidade com todas as leis e regulamentos relevantes, ainda, é essencial que você tenha as licenças e autorizações necessárias para operar no local escolhido.
10 dicas para te guiar na escolha do ponto comercial!
A escolha do local para iniciar as atividades deve levar em conta a coerência entre os 4 Ps do marketing: ponto, produto, preço e propaganda. No entanto, apenas isso não é suficiente. Por isso, considere também:
- Definir o perfil do consumidor ideal;
- Estabelecer o que será oferecido;
- Analisar o contrato e as condições de pagamento;
- O volume do tráfego no local, estacionamento e facilidade no acesso;
- O nível de ruído do comércio;
- Os tipos de empreendimentos;
- As condições de higiene e segurança do estabelecimento.
Além disso, confira se ao redor do local existem outros empreendimentos (similares ou não) que irão concorrer com as suas vendas, pois é assim que serão elaborados todos os planejamentos estratégicos para que sua marca se destaque entre os outros.
Atente-se também à facilidade ou dificuldade de adquirir matéria-prima e mão de obra qualificada nas imediações. Confira, junto à prefeitura, se há possíveis impedimentos para a ocupação com base no plano diretor do município. Quanta coisa, não é mesmo? Fique tranquilo, o passo a passo que criamos irá guiá-lo para o caminho do sucesso sem que existam grandes dificuldades. Confira:
1. Especule o perfil do seu público-alvo e onde ele se concentra
Antes de decidir o local do seu negócio, é fundamental compreender o perfil do público-alvo e sua localização geográfica. Analisar dados demográficos, comportamentais e de consumo pode fornecer insights valiosos sobre onde ele está concentrado. Aliás, identificar áreas com alta densidade demográfica e perfil socioeconômico compatível com o público-alvo pode ajudar a direcionar a busca pelo ponto comercial ideal para você.
2. Garanta que o ponto seja acessível
A acessibilidade do ponto comercial garante que os clientes cheguem facilmente ao estabelecimento. Por isso, é importante verificar a qualidade das calçadas, a disponibilidade de estacionamento e a presença de transporte público nas proximidades. Além disso, considere o fluxo de pessoas na região e prefira locais com alto tráfego de pedestres e veículos, fatores que aumentam a visibilidade e a conveniência para os clientes.
3. Confira se o ponto comercial fica perto de negócios complementares
Estar próximo a estabelecimentos que atraem o mesmo público-alvo que o seu pode aumentar as chances de atrair novos clientes e impulsionar as vendas. Uma loja de roupas femininas, por exemplo, pode se beneficiar da proximidade de salões de beleza e maquiagem, enquanto é ideal que uma loja de artigos esportivos esteja perto de quadras esportivas e academias.
4. Verifique a quantidade e o nível dos concorrentes ao redor do ponto
Em alguns casos, a presença de concorrentes próximos pode indicar uma demanda estabelecida para o seu produto ou serviço, enquanto em outros casos, representa competições acirradas que dificultam a penetração no mercado. De qualquer forma, é importante avaliar a quantidade e o tipo de concorrentes na área, bem como sua localização e posicionamento de mercado para identificar oportunidades e desafios.
5. Considere o custo do ponto comercial e seu orçamento
Outro ponto importantíssimo nesse processo é a avaliação do custo do aluguel ou compra do imóvel em relação ao orçamento disponível, bem como os gastos adicionais com reformas e manutenções.
Uma estratégia é negociar o valor do aluguel ou compra do imóvel para reduzir os custos e aumentar a viabilidade financeira do negócio. Além disso, considere o prazo de retorno de investimento e as projeções de receita para garantir que o negócio seja sustentável a longo prazo.
6. Entenda o potencial de crescimento da região
O potencial de crescimento da região é um fator importante para considerar na escolha do ponto comercial, já que prever o crescimento econômico e demográfico da região pode ajudar na identificação de oportunidades de expansão e crescimento para a empresa.
É essencial que você e seu time estejam atentos a projetos de desenvolvimento urbano, investimentos em infraestrutura e mudanças no ambiente de negócios que possam impactar a região no futuro.
7. Faça visitas de campo ao ponto comercial
Durante as visitas de campo e nas avaliações in loco, é importante observar o ambiente e o fluxo de pessoas na região, bem como a concorrência e as condições do imóvel. Se preciso, fotografe o local e registre informações relevantes, pois elas podem te ajudar a tomar decisões mais fundamentadas e evitar armadilhas, como uma má fundação do prédio não informada no contrato.
8. Certifique-se de que o local é silencioso
Muito provavelmente, você já frequentou algum comércio situado em um local onde existia muito barulho urbano. Geralmente, ele afeta negativamente a comunicação com os clientes, prejudica a concentração e interfere na qualidade dos serviços prestados.
Por isso, escolher um lugar silencioso irá garantir que seus clientes tenham uma experiência agradável, além de proporcionar conforto ao ambiente de trabalho para os funcionários. Alguns comércios específicos pedem pela calmaria, como restaurantes, cafeterias, escritórios e outras lojas.
9. Avalie a infraestrutura do ponto comercial
Verifique se o imóvel possui as conexões básicas de serviços necessárias, como eletricidade, água, esgoto e internet. Não se esqueça da disponibilidade de estacionamento, transporte público e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, como já citado.
Garantir que o seu ponto comercial ofereça uma infraestrutura adequada ajuda na garantia de um funcionamento adequado que proporcione experiências positivas aos clientes.
10. Confira se o seu tipo de negócio precisa de estacionamento
Já pensou em como aqueles clientes que costumam fazer compras volumosas ou pesadas chegam até seus carros ou vão embora? Esse é mais um aspecto importantíssimo para que seu ponto comercial tenha o movimento que deseja. A falta de estacionamento adequado pode afetar negativamente a conveniência e a acessibilidade do local, o que dificulta a atração de clientes e impacta negativamente nas vendas e, consequentemente, na reputação da marca no mercado.
Temos certeza de que, com todas as dicas que trouxemos, a escolha do seu ponto comercial será certeira e trará resultados rentáveis. Por fim, para recapitular, vamos relembrar questões essenciais para considerar na hora de escolher um novo ponto comercial:
- Defina o perfil do consumidor e o produto a ser oferecido;
- Analise o contrato de aluguel, as condições de pagamento e o prazo;
- Pense em aspectos como acessibilidade, visibilidade, tráfego, estacionamento, ruído, higiene e segurança;
- Verifique a presença de concorrentes próximos;
- Avalie a disponibilidade de matéria-prima e mão de obra;
- Verifique possíveis impedimentos junto à prefeitura;
- Compare diferentes opções de pontos comerciais;
- Converse com proprietários locais para entender os valores de compra/aluguel;
- Prefira lugares com sombra à tarde e alto movimento;
- Opte por pontos no mesmo nível da rua e próximos às áreas de grande circulação, como entradas principais ou áreas centrais de shoppings.
Quais métricas usar para analisar a efetividade do ponto comercial?
Quando você for considerar a escolha do ponto de venda, adote uma abordagem baseada na análise de métricas, ou seja, de parâmetros essenciais que irão fazer o desempenho, como o faturamento dos produtos, aumentarem. Essas métricas fornecem informações estratégicas, que são muito importantes para a tomada de decisões inteligentes, especialmente em um processo de expansão de negócios. A seguir, apresentamos alguns exemplos:
Métrica | Estratégia |
Faturamento bruto | Total de receitas geradas pelas vendas em um período único e específico, como o mensal. |
Margem de contribuição | Diferença entre o faturamento bruto e os custos variáveis, que indica o quanto sobra para cobrir custos fixos e gerar lucro. |
Ticket médio | Valor médio gasto por um cliente em cada compra, calculado ao dividir o faturamento bruto pelo número de vendas. |
Ponto de equilíbrio operacional | Volume de vendas necessário para que as receitas igualizem os custos totais, sem lucro ou prejuízo. |
Lucratividade | Percentual do lucro líquido em relação ao faturamento bruto, que indica a eficiência operacional do negócio. |
Rentabilidade | Relação percentual entre o lucro líquido e o investimento total realizado, uma vez que demonstra o retorno sobre o investimento. |
Taxa Interna de Retorno (TIR) | Taxa de desconto que torna o valor líquido dos números de caixa futuros igual a zero, usada para avaliar a rentabilidade de investimentos. |
Valor Presente Líquido (VPL) | Para indicar a viabilidade financeira do projeto, a diferença entre o valor presente das entradas e saídas de caixa projetadas é usada. |
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) | Incluindo gastos com marketing e vendas, essa é a média de investimento necessário para conquistar novos clientes. |
Lifetime Value (LTV) | O LTV é toda a receita estimada que um consumidor gera durante o seu relacionamento com a empresa, como ao efetuar a compra de algum produto ou serviço. |
Retorno sobre o Investimento (ROI) | Calculado ao dividir o lucro líquido pelo investimento total, o ROI é o percentual que indica o retorno obtido em relação ao capital investido a priori. |
Taxa de conversão | Ao refletir a eficácia das estratégias de vendas, a taxa de conversão é o percentual de visitantes que se tornam clientes de sucesso. |
Erros comuns no momento de escolher o ponto comercial
Muitos empreendedores cometem erros prejudiciais para o desempenho da empresa, equívocos que podem tornar todo o processo de inteligência de mercado ineficaz. Então, para evitar problemas futuros, é muito importante conhecer os erros mais comuns e como evitá-los.
Um dos mais frequentes na escolha de um ponto comercial é a falta de planejamento adequado. Esse erro pode causar gastos excessivos ou até mesmo um atraso na inauguração do estabelecimento, o que prejudica grandemente toda a estratégia de expansão da empresa. Se você quer evitar situações assim, é imprescindível ter uma organização financeira estruturada e criar um cronograma para acompanhar todos os detalhes.
Agir com pressa também pode gerar decisões precipitadas e comprometer todo o planejamento feito até então. É importante manter a calma no momento de pôr as estratégias de escolha do ponto em prática e considerar as necessidades específicas do seu comércio. Aliás, tomar decisões bem fundamentadas, com atenção e tempo, contribui para o sucesso e a estabilidade do empreendimento.
Outro erro é focar apenas no custo do aluguel ou compra do ponto comercial, pois isso pode prejudicar o orçamento e tornar a escolha do local inadequada. É essencial considerar despesas adicionais, como manutenção do imóvel, custos com documentação, aquisição de equipamentos, tecnologias, reparos e outras reformas necessárias.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje. Confira também técnicas de vendas para conquistar mais clientes! Até a próxima.