Nós sabemos que implementar jogos e competições na equipe de vendas pode parecer uma perda de tempo de qualidade no trabalho. Mas, acredite, isso vai além de criar um ambiente divertido. E se você quer ter o crescimento exponencial de uma startup, precisa entender como funciona esse método.
As dinâmicas aplicam os princípios de jogos — como pontuações, recompensas e desafios — para fazer o trabalho diário se tornar mais envolvente e gratificante, além de elevar o desempenho dos colaboradores de maneira estratégica, motivar a produtividade individual e fomentar a colaboração e a comunicação eficiente entre os indivíduos.
E aí, ficou curioso para saber quais são e como funcionam os jogos e competições para equipe de vendas? Então, continue a leitura, pois exploraremos os seus benefícios e apresentaremos ideias inovadoras para implementá-los e te ajudar a otimizar os resultados de todos os seus colaboradores!
Por que utilizar jogos e competições na equipe de vendas?
Utilizar jogos e competições na equipe de vendas oferece uma série de benefícios substanciais que podem transformar a dinâmica e o desempenho de uma equipe, como a motivação e a produtividade, a melhoria no trabalho em equipe e na segurança para a comunicação.
O método aplica elementos típicos de jogos, como pontuação, recompensas e desafios, em contextos não relacionados a jogos propriamente ditos, com o objetivo de engajar, motivar e melhorar o desempenho dos colaboradores a partir de uma liderança e gestão organizacional estratégicas.
Aumento da motivação e produtividade das equipes
O primeiro benefício perceptível da utilização de jogos e competições na equipe de vendas é o aumento da motivação e produtividade das pessoas colaboradoras envolvidas, afinal, quando os membros da equipe de vendas veem suas metas transformadas em desafios ou missões, o trabalho diário se torna bem mais interessante e envolvente.
Mas, atenção, pois não são quaisquer jogos que podem ser implementados. Recomendamos sistemas de pontuações, classificações e recompensas, pois eles têm potencial para criar um ambiente competitivo saudável, incentivando os vendedores a se esforçarem mais para alcançar os objetivos.
Melhoria no trabalho em equipe
Vimos que a gamificação é potente no que tange a incentivar o desempenho individual, mas não é só isso. Os jogos e competições na equipe de vendas também podem ser projetados para promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Games que exigem a cooperação mútua para alcançar objetivos comuns podem fortalecer os laços entre os colaboradores, melhorando o senso de parceria, solidariedade e pertencimento. A resolução conjunta de problemas e a celebração de vitórias em grupo aumentam a coesão da equipe e o espírito colaborativo, além de ser uma forma de estimular a saúde mental no trabalho.
Aprimoramento da comunicação
Por fim, cabe mencionar que, como decorrência dos dois últimos tópicos, a utilização de jogos e competições na equipe de vendas atua como facilitador na melhora da comunicação dos indivíduos com seus colegas, gestores, líderes e chefes.
Afinal, na maioria das vezes, a gamificação exige uma capacidade de comunicação clara e eficaz para coordenar estratégias e alcançar metas. Além disso, a estrutura de retorno contínuo inerente à maioria dos sistemas de jogos faz com que os gestores possam dar feedbacks regulares e construtivos, promovendo um ambiente de aprendizado e desenvolvimento constante, bem como uma cultura organizacional mais transparente e coesa.
10 ideias de jogos e competições para equipe de vendas
Agora que você entendeu como funciona e a importância dos jogos e competições para equipe de vendas, trouxemos algumas ideias que podem servir para implementar na sua empresa:
- Copa do Mundo das vendas;
- Acampamento de férias;
- Venda seu próprio peixe;
- Venda impossível;
- Continue a/comece a/pare de;
- Prêmio roubado;
- Desafio da ilha do tesouro;
- Moeda fictícia ou sistema de acúmulo de pontos;
- Áudio de WhatsApp;
- Análise SWOT colaborativa.
1. Copa do Mundo das vendas
O primeiro jogo para equipe de vendas é a "Copa do Mundo das vendas". Primeiro, você deverá separar cada vendedor em 4 equipes diferentes para competirem em 3 rodadas, e cada uma delas durará 5 dias. Cada venda feita pelo vendedor equivale a 1 gol, e aquele que fizer mais em cada rodada recebe 3 pontos.
Assim, na última rodada, sobrarão aqueles colaboradores que tiverem a pontuação maior em cada equipe. O vencedor do grupo A, por exemplo, enfrentará o vencedor do grupo B pelo período de uma semana, enquanto o vencedor do grupo C irá jogar contra o do grupo D. Aqueles que ganharem competirão na última fase e, no final, teremos o ganhador da Copa do Mundo das vendas!
Essa competição em formato de torneio aumenta a competitividade saudável entre os membros da equipe, motiva os vendedores a atingirem suas metas, cria um senso de união e colaboração entre todos e torna o processo de vendas mais divertido e engajador.
2. Acampamento de férias
O jogo "acampamento de férias" funciona assim: você deverá dividir as equipes em 2 ou 3 times que deverão organizar, hipoteticamente, um acampamento para 25 crianças com um orçamento de 15 mil reais. Estipule um tempo em torno de 20 minutos para que eles discutam como será feito e solicite que os dados com gastos sejam anotados.
Ao final do tempo, informe que o projeto mudou, tendo como orçamento apenas o valor de 5 mil. Eles deverão adaptar as estratégias de negociação com fornecedores, controle financeiro, priorização de necessidades e muita criatividade envolvida.
Outra forma de jogar é definindo metas de vendas para um determinado período. Ao atingi-las, as equipes ganharão pontos que podem ser trocados por prêmios, como em um "acampamento de férias" na empresa. Nesse dia, a equipe pode ter atividades como jogos, churrasco, karaokê, etc.
Os dois modelos são formas divertidas e criativas de engajar as equipes e recompensá-las pelos seus resultados, além de fortalecer o relacionamento entre os membros, criar um ambiente de trabalho mais descontraído e positivo e motivar os vendedores a se esforçarem para alcançar as metas.
3. Venda seu próprio peixe!
Nosso terceiro exemplo de jogos e competições para equipe de vendas é o "venda seu peixe". Nesta dinâmica, os gestores instigam os participantes a se apresentarem como produtos para serem vendidos, mostrando suas qualidades, utilidades e benefícios para resolver as dores dos clientes imaginários.
Essa competição permite que os colaboradores percebam suas qualidades reais e apliquem técnicas e aprendizados novos nas etapas de prospecção de leads, acompanhamento da jornada de compra, negociações e fechamento dos negócios. Além disso, são benefícios da dinâmica:
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação e persuasão dos vendedores;
- Ensinamentos para que os vendedores saibam identificar as necessidades dos clientes;
- Criação de um ambiente de competição saudável.
- Modificação do processo de vendas para algo mais dinâmico e interessante.
4. Tática de venda impossível
Essa é clássica! Divida novamente os times em uma equipe de vendedores e outra de consumidores (compradores). Os encarregados da venda têm que oferecer um produto que ninguém compraria, elaborando argumentos e técnicas de venda, estratégias de objeção e fechamento de negócios vantajosos. Assim, você:
- Incentiva a superação de desafios e a persistência;
- Promove o pensamento criativo e inovador nas estratégias de vendas;
- Desenvolve a resiliência dos colaboradores ao enfrentar dificuldades;
- Ensina os vendedores a pensar fora da caixa;
- Torna o processo de vendas mais desafiador e recompensador.
5. Continue a / comece a / pare de
Para esta dinâmica, certifique-se de que os envolvidos estejam abertos a receber feedbacks de maneira construtiva. Organize uma sessão em que os membros possam registrar insights sobre o que cada um deve continuar fazendo, começar a fazer ou parar de fazer.
Depois da coleta, cada papel ou documento deverá ser entregue ao seu respectivo dono, analisando suas características positivas e negativas em relação ao ambiente de trabalho e seu desempenho no dia a dia.
Esse jogo para equipe de vendas é capaz de criar uma cultura de feedback contínuo e melhoria, bem como melhorar a comunicação e a transparência dentro da equipe e estimular o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
6. Prêmio roubado
Primeiro, estabeleça uma meta de vendas coletiva para a equipe. O vendedor que atingir a meta primeiro ganha um prêmio, mas outros vendedores podem “roubá-lo” superando as vendas do líder até o final do período determinado.
É legal que você mantenha a competição aberta até o final do período para incentivar todos a continuar se esforçando. Outra dica é montar um painel, como os de Metas SMART, informando a todos as atribuições de cada colaborador para atingir determinados objetivos.
Esse estímulo visual vai impulsionar ainda mais os competidores a darem o melhor de si e aumentarem exponencialmente o desempenho das vendas da sua empresa!
7. Desafio da ilha do tesouro
O sétimo lugar dos jogos e competições para equipe de vendas oferece algo bem legal e lúdico. Coloque a imaginação das pessoas trabalhadoras em prática e peça-os para imaginar e criar uma ilha pequena com qualquer tipo de recompensa em um cantinho específico de uma sala da organização.
Você deverá dividi-los em duplas que irão receber uma folha de jornal. Elas têm que ficar posicionadas do outro lado do cômodo e deverão tentar alcançar o tesouro sem colocar o pé no chão, utilizando apenas o papel como suporte.
Quem conseguir primeiro, leva o prêmio. Pode parecer bobo e simples de primeira, mas esse desafio estimula muito o trabalho em equipe em todos os aspectos!
8. Moeda fictícia ou sistema de acúmulo de pontos
O jogo da moeda fictícia consiste na criação de uma moeda que não é real como forma de recompensar os colaboradores a cada visita realizada, lead qualificado captado e venda feita.
Com esses pontos acumulados, eles são livres para escolher entre prêmios variados, como viagens, vale-compras, celulares, etc. Mas é claro que, para não sair no prejuízo, a equipe de gestão financeira deverá especificar uma quantidade rentável de pontos para serem trocados por cada produto disponível!
9. Simulação de venda por WhatsApp
Nesta dinâmica, os participantes têm que utilizar suas skills de persuasão em vendas para prospectar (de mentira) um cliente através do aplicativo WhatsApp, afinal, ele se tornou um meio indispensável de comunicação com clientes. Vamos explicar como o funciona:
Divida o setor de vendas em dois times, no qual o primeiro deverá enviar um áudio de até 1 minuto e 20 segundos para algum participante da equipe adversária, como se estivesse conversando com um potencial lead.
Nesta mensagem, ele deverá colocar em prática tudo o que sabe para explicar sobre um novo produto da empresa e convencer o consumidor a comprar. O cold call, por exemplo, é uma boa técnica para ser utilizada em situações reais de prospecção.
O principal objetivo desse jogo para equipes de vendas é que o funcionário saiba conversar eficientemente, além de estabelecer um canal de comunicação produtivo e objetivo para converter o consumidor.
10. Análise SWOT colaborativa
Nosso último exemplo de jogos e competições para equipe de vendas é a famosa análise SWOT. Caso não conheça, vamos explicar brevemente: ela consiste na identificação das oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos de uma empresa em relação a fatores internos e externos da organização.
Quando você insere os colaboradores neste processo, os benefícios são mútuos. Afinal, insights que, por muitas vezes, escapam à percepção dos líderes das empresas, podem ser obtidos por aqueles que atuam diretamente com o consumidor interessado em fazer negócio (e até com aqueles que nem conhecem a marca, ainda).
Além disso, a integração é capaz de gerar aquele senso de pertencimento e importância que comentamos nos tópicos anteriores. Eles são quesitos essenciais para que as pessoas trabalhadoras estejam constantemente motivadas para buscar resultados cada vez mais promissores e impactantes.
Dicas para implementar jogos e competições na equipe de vendas
Implementar jogos e competições na equipe de vendas pode ser uma estratégia extremamente eficaz para aumentar a motivação, a produtividade e o espírito de equipe. Por isso, trouxemos algumas dicas detalhadas sobre como fazer isso de forma bem-sucedida. Confira a seguir!
Defina metas claras e alcançáveis
Para que quaisquer jogos e competições para equipe de vendas tenham sucesso, é crucial que as metas sejam claras e específicas, pois se forem vagas, podem causar confusão e desmotivação em todo o corpo de colaboradores. Por exemplo, em vez de "aumentar as vendas", uma meta clara seria "aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre". Essa é a estratégia implementada pelo método OKR.
Elas devem estar alinhadas com os objetivos gerais da empresa, pois isso garantirá que todos os esforços dos vendedores sejam direcionados para o crescimento estratégico da organização. Se o objetivo é expandir em um novo mercado, um mais específico poderia ser "conquistar 20 novos clientes nesse mercado em seis meses".
Além disso, as metas devem ser realistas, mesmo que seja importante desafiar a equipe. Afinal, se inatingíveis, elas podem desmotivá-los ainda mais. Use dados históricos de desempenho para definir as que sejam desafiadoras, mas possíveis: se a equipe normalmente aumenta as vendas em 5% a cada trimestre, uma meta de 7% pode ser desafiadora, mas alcançável.
Outra tática para conseguir chegar onde almeja é dividir os objetivos grandes em etapas menores e gerenciáveis, pois isso traz a sensação de um progresso contínuo. Por exemplo, se a meta trimestral é aumentar as vendas em 10%, divida isso em metas mensais de 3 a 4%.
Crie regras justas e transparentes
Como em toda competição, as regras devem ser claras, justas e transparentes. Os participantes devem entender como funciona o jogo, quais são as expectativas e quais são os critérios de avaliação. Então, documente todas as disposições e certifique-se de que todos tenham acesso ao documento.
Elas também devem garantir que todos os vendedores tenham as mesmas oportunidades de competir. Por exemplo, se uma parte da equipe lida com contas maiores, ajuste as metas proporcionalmente, evitando que existam situações nas quais alguns possam ter vantagens injustas.
Se houver mudanças nas regras ou nos critérios, informe-os imediatamente. Sabemos que a transparência constrói confiança e evita frustrações, e no mundo dos negócios a premissa também se aplica.
Por fim, revise regularmente as regras para garantir que continuam justas e eficazes. Esteja aberto a feedbacks da equipe sobre as regras e esteja disposto a fazer ajustes caso sejam necessários para a boa disposição e engajamento dos colaboradores com a cultura organizacional da companhia.
Faça feedback contínuo e acompanhe os resultados
Da mesma forma que te instruímos a estar aberto a receber críticas construtivas, você também deve passar isso aos seus funcionários, criando um espaço seguro o suficiente para que eles se sintam motivados a cada devolutiva, mesmo que ela não seja 100% satisfatória.
Acompanhe o progresso dos vendedores em relação às metas estabelecidas utilizando ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) e outras tecnologias capazes de monitorar e reportar o desempenho.
Depois, utilize os dados coletados para ajustar as estratégias de vendas e as metas conforme necessário. Se você perceber que a maioria dos colaboradores está tendo dificuldade em atingir um objetivo específico, considere revisá-la ou oferecer treinamento adicional.
Por fim, forneça feedbacks positivos sobre o que estão fazendo bem e sugestões sobre áreas de melhoria, pois isso irá ajudá-los a ajustarem suas estratégias e se manterem no caminho certo. Não esqueça de incentivá-los a realizarem autoavaliações periódicas, promovendo o autoconhecimento e a responsabilidade emocional e social.
Implemente premiações atrativas
Nossa última dica para implementar jogos e competições na equipe de vendas é o oferecimento de prêmios que realmente motivam os vendedores, sejam eles mensais, trimestrais ou anuais.
Bonificações tangíveis como dinheiro, viagens, gadgets ou dias de folga podem ser muito atraentes, mas o reconhecimento público é uma poderosa ferramenta para mantê-lo engajado e incentivado a alcançar as metas.
Então, ao invés de optar apenas por um ou outro, conheça seus colaboradores. Afinal, alguns podem valorizar um bônus financeiro, mas outros podem preferir um reconhecimento público dos seus esforços e conquistas, seja em reuniões de equipe, newsletters ou eventos corporativos.
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