Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, ter uma presença digital é fundamental para criar relacionamentos sólidos com o público-alvo, ser reconhecido no mercado e ter um bom posicionamento no ambiente online. Mas, afinal, o que é a presença digital, para que serve e como construir essa estratégia em um negócio? Se essas são suas dúvidas, está no lugar certo!

Continue sua leitura e venha com a Serasa Experian entender o que é a presença digital e muitas outras informações sobre o assunto! Role a página e confira todas as informações que preparamos para você.

O que é presença digital?

De modo simplificado, a presença digital é a maneira que uma organização ou marca se comunica e se posiciona no mercado digital em que está inserida. Ou seja, é a forma como ela transmite suas mensagens em ambientes como as redes sociais, sites e outros, para tornar seu negócio reconhecido e garantir cada vez mais clientes.

Para garantir uma boa presença digital, as organizações trabalham com uma série de estratégias e ações voltadas para o seu público-alvo. Com isso, elas possuem mais chances de captar leads, fidelizar seus clientes e gerar mais vendas.

As ações realizadas envolvem diversas atitudes no ambiente digital, como criar e compartilhar conteúdos úteis sobre o negócio e interagir com os clientes em todas as plataformas nas quais a marca está presente.

Qual é a importância de ter uma boa presença digital?

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério das Comunicações (MCom), 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet. E com uma sociedade que cada vez mais está conectada, as empresas começaram a perceber a importância de estarem presentes no ambiente online.

Como foi mencionado anteriormente, a presença digital é fundamental para garantir um bom posicionamento de mercado e gerar conexões mais próximas aos clientes. Estar nesses ambientes faz com que a marca seja fortalecida, dessa forma os consumidores passam a reconhecer a organização e ter acesso aos produtos e promoções com mais facilidade.

Além disso, investir em estratégias voltadas para a presença digital ajuda a reduzir os custos em publicidade física, como outdoors, panfletos e outros. Além disso, os anúncios digitais têm um custo muito reduzido em comparação com as mídias tradicionais, e ainda assim trazem ótimos resultados para a organização.

Como construir a presença digital do meu negócio?

Antes de investir em qualquer ação voltada para a presença digital, é fundamental que a sua organização conheça com clareza o seu público-alvo. Ou seja, você precisa entender as necessidades e desejos do seu público, pois dessa forma você conseguirá desenvolver ações bem direcionadas que estejam alinhadas com as necessidades da empresa.

Feito isso, é preciso criar um bom planejamento das ações, definindo os canais que serão utilizados, as ferramentas, as metas, os prazos e as métricas que serão utilizadas para medir o sucesso das estratégias. Tudo isso te ajudará a criar campanhas mais assertivas e que gerem bons resultados.

Além disso, também é necessário definir as ferramentas que serão utilizadas para gerar uma conexão mais forte com o público. Escolhendo as opções mais relevantes, você garantirá uma comunicação efetiva e atraente.

Ferramentas para alavancar a sua presença digital

Escolher a ferramenta correta é fundamental para criar uma presença digital forte e ativa. Para isso, existem diversas opções relevantes, muito utilizadas e capazes de gerar ótimos resultados. Continue lendo e venha conferir algumas delas:

1. Redes sociais

É impossível falar sobre presença digital e não mencionarmos as redes sociais! Essas plataformas são ótimas para criar uma comunicação direta com o público e obter um bom engajamento. A grande vantagem delas é poder escolher a opção mais relevante para o seu negócio, de acordo com a presença dos seus clientes.

Por exemplo, se a sua organização é voltada para o público jovem adulto e seu principal objetivo com a estratégia é aumentar o reconhecimento de marca, o Instagram pode ser uma ótima opção. Por outro lado, se suas ações são direcionadas para adultos e terceira idade, o Facebook pode trazer ótimos resultados.

2. Blog

O blog é a ferramenta perfeita para mostrar que a sua organização possui conhecimento e domínio sobre determinado assunto, e que ela é uma autoridade no mercado. Para garantir bons resultados com essa ferramenta, é preciso criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, direcionando os clientes para as diferentes etapas da jornada do cliente.

3. Site institucional

Os sites são ideais para que novos possíveis clientes conheçam mais sobre o que é a sua organização, as ações realizadas, produtos comercializados e outras informações pertinentes. Ao criar sua página, lembre-se de utilizar um layout responsivo e agradável, dessa forma seu cliente terá facilidade em navegar pela página e engajar-se com a sua empresa.

4. Google meu negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que permite que as organizações gerenciem seus dados no Google Maps e nos resultados de busca do navegador. Ou seja, você pode inserir informações como endereço, telefone de contato, horário de funcionamento, fotos, site, descrição e muito mais.

5. Tráfego pago

Por meio do tráfego pago, você consegue direcionar seus anúncios e ações para as pessoas certas. Para isso, é possível utilizar diferentes ferramentas, cada uma voltada para uma plataforma e metas específicas, como o LinkedIn Ads, Google Ads, Facebook Ads e outras. Além disso, com esses instrumentos é possível mensurar o retorno sobre o investimento em cada uma das campanhas.

Exemplos de marcas com uma boa presença digital

As empresas já começaram a entender a importância da presença digital para um bom relacionamento com os clientes e fortalecimento de marca. Existem diversas organizações que são ótimos exemplos a serem seguidos quando falamos sobre posicionamento digital. Venha conferir algumas delas:

- Netflix

A Netflix é uma gigante do streaming que possui um posicionamento digital muito bem definido. A empresa, além de ter um tom de voz marcante e brincalhão, está presente nas mais diversas redes sociais, blog, newsletter e site. De modo geral, ela aposta em estratégias de marketing de conteúdo que abordam assuntos como as grandes produções de sucesso da organização.

- Coca-Cola

A Coca-Cola é um exemplo clássico sobre uma boa presença digital. A marca está presente em diversas mídias, tanto as tradicionais quanto as digitais, e possui um posicionamento muito forte. A empresa transmite sua mensagem por meio de campanhas muito bem-sucedidas, como os slogans "Abra a felicidade" e "Para todos", nas redes sociais, site institucional, tráfego pago e mais.

- Nubank

A Nubank é uma instituição financeira digital muito bem posicionada no mercado devido à sua linguagem bem-humorada, divertida e popular. Além de muito acessível, a organização utiliza suas redes sociais para se manter próxima dos seus clientes, criando bons relacionamentos. Além disso, a empresa possui um blog, uma newsletter e uma comunidade.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aqui na Serasa Experian, você encontra muitos outros materiais como esse. Continue acompanhando nossos textos!