Quem vende algum produto ou presta algum serviço, certamente, já passou por essa situação desagradável. Ninguém gosta de cobrar dívidas, nem de ser cobrado, mas é necessário para a saúde financeira da empresa. Por isso, é importante implementar uma gestão de inadimplência e acompanhá-la!
Neste post, vamos te ensinar 7 passos para cobrar um cliente educadamente, com empatia e ter êxito em receber. Continue a leitura e saiba mais!
7 passos para cobrar educadamente clientes inadimplentes
Cobrar um cliente inadimplente é um desafio necessário para que seu negócio prospere! Saber como cobrar educadamente vai te ajudar a recuperar grande parte desse crédito. Não é algo agradável de fazer, afinal, ninguém gosta de ser cobrado. Mas há recursos que podem facilitar:
1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber
O primeiro passo é a organização financeira da sua empresa. Você sabe o que foi vendido, pago e o valor total da inadimplência que precisa receber?
Toda empresa precisa de uma planilha de controle financeiro para registrar todas as negociações! Dessa forma, você sabe exatamente a quantia que deve receber e verificar o que pode ser negociado com cada cliente.
2. Verifique se houve algum problema no pagamento
Se você não identificou o pagamento, entre em contato com o cliente, preferencialmente, via e-mail! Assim, ele pode verificar se houve algum erro no pagamento sem ficar constrangido. Caso tenha se esquecido de pagar ou houve algum erro no aplicativo do banco ao realizar o pagamento, ele pode quitar logo em seguida.
Caso a dívida não tenha sido paga, siga os próximos passos.
3. Prefira os canais digitais
Hoje, existem várias formas de cobranças, como as digitais e automatizadas. Esse tipo de cobrança vai ajudar a otimizar o tempo de sua equipe, além de reduzir erros humanos no processo.
Com as cobranças digitais é possível acompanhar pagamentos, fazer acordos e você não precisa dispor de nenhum funcionário nem um setor inteiro da empresa para cobrar diretamente o cliente por ligação, o que pode deixá-lo constrangido ou irritado.
4. Ofereça uma boa proposta de negociação
Uma das melhores maneiras de cobrar o cliente educadamente é oferecer uma boa proposta de quitação da dívida. Entender a situação do cliente pode te ajudar nesse caso. Se a sua empresa tem condições, ofereça o parcelamento da dívida, remoção dos juros ou ainda dar desconto do valor total.
Ainda há a possibilidade de você terceirizar as cobranças. Atualmente, há empresas com atendimento personalizado, que te apresentam relatórios completos para garantir uma gestão de pagamentos e quitação das dívidas mais eficiente.
5. Fique atento ao Código de Defesa do Consumidor
O código de defesa do consumidor é categórico ao dizer que o cliente não pode ser constrangido, nem exposto ao ridículo. Resultando até em ação penal!
A Lei 8.078 que rege o código de defesa do consumidor, apresenta 2 artigos importantes, confira abaixo:
Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:
Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
Importante abordar os clientes com cautela durante o processo de cobrança, considerando sua familiaridade com o Código de Defesa do Consumidor e a possível resistência ao serem cobrados, mesmo cientes das dívidas. Portanto, é recomendável priorizar os meios digitais para realizar as cobranças.
Dessa forma, a empresa demonstra uma abordagem mais sensível, facilita a comunicação e oferece maior conveniência aos clientes, o que pode resultar em uma resposta mais positiva e uma maior probabilidade de resolução das pendências financeiras.
6. Mostre que a empresa está disposta em resolver amigavelmente
Seja sempre educado e gentil ao cobrar um cliente inadimplente! Mostre que a empresa está disposta a resolver a situação tranquilamente, sem a necessidade de protestar em cartório, entrar com uma ação de cobrança ou negativar o nome dele.
7. Reforce os benefícios da regularização
Ao cobrar a dívida, seja amigável ao reforçar os benefícios da quitação da dívida. Como o acesso que ele terá novamente os produtos da empresa, a parceria e o crédito!
O que NÃO fazer na hora de cobrar um cliente?
Existem péssimas práticas que podem prejudicar a negociação e voltar a situação contra a empresa. Aprenda a consultar protestos antes de vender a prazo, assim você consegue identificar quem recorrentemente esquece de pagar a dívida, diminuindo a inadimplência da sua empresa.
Vamos citar algumas práticas que devem ser evitadas ao cobrar um cliente:
Não ter informações sobre o cliente
É importante ter informações relevantes e atualizadas dos clientes. Não saber o valor da dívida, se já foi quitada, quais os meios de comunicação e horários disponíveis do devedor, dificultam a resolução do problema.
Alternativas de pagamento nada flexíveis
Sabemos que nem todas as empresas podem oferecer as melhores condições de pagamentos, porém, não oferecer nenhuma facilidade para resolver a inadimplência pode impedir a negociação.
Ser rude
Não esqueça da lei do consumidor! Ofender, ameaçar, ser mal-educado além de não resolver o problema, pode causar um grande problema para a empresa. Por isso, tenha empatia e consideração pelo cliente.
Agora que você já sabe cobrar educadamente a dívida e formas de diminuir a inadimplência de seus clientes, saiba mais sobre as vantagens de emitir carnês de pagamento!