O modelo de franquias já é bem difundido no Brasil. No entanto, as empresas ainda não aproveitam o potencial de negócios de seus parceiros comerciais por meio do processo de gestão de carteira.

Esse é o caso de um varejista de cosméticos, que administra uma rede de franquias com lojas físicas. Ele possuía uma visão limitada e superficial do que acontecia em sua rede.

Com o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, o comércio presencial teve que fechar as portas às pressas. Como era de se esperar, o baixo fluxo de clientes fez as vendas das franquias despencarem e comprometeram o faturamento dos franqueados. Por consequência, a licenciadora também viu sua receita cair, além do risco de perder pontos de venda pela delicada saúde financeira dos seus parceiros.

Serasa Experian Monitoramento de parceiros comerciais na proteção do seu negócio
 

Entendendo o valor da gestão de carteira

O varejista de cosméticos vinha fazendo um gerenciamento básico do relacionamento com os franqueados: sabia quanto compravam, os produtos mais vendidos, valor dos royalties pagos, entre outros. No entanto, ele sentiu a necessidade de fazer um acompanhamento mais de perto naquele momento tão complexo. Assim, poderia entender quais unidades estavam passando por problemas financeiros e quais representavam risco de encerramento das atividades.

A gerente de crédito passou a fazer buscas manuais em diversas fontes, como relatórios e páginas na internet, além de solicitar informações ao próprio franqueado para ficar por dentro da saúde financeira dos parceiros e saber se possuíam dívidas, tanto no CNPJ quanto no CPF dos sócios. Em pouco tempo, a profissional percebeu que esse método era difícil e complicado, consumia muito tempo e não era nem um pouco efetivo, principalmente por não ser imparcial e não trazer as informações em tempo real.

A virada de jogo

O jogo mudou quando a gerente descobriu que esse acompanhamento poderia ser automatizado. Ela avaliou diversas soluções do mercado e encontrou uma opção de monitoramento de empresas que envia alertas em tempo real toda vez que há uma mudança no perfil de risco e que, de alguma forma, possa impactar no negócio.

O fator que mais pesou na escolha foi a flexibilidade para criar suas próprias regras de alertas das alterações do perfil de risco de sua carteira de crédito. A solução combina tipo de informação, quantidade e valores, se encaixando exatamente no que a franqueadora pretendia para atender aos critérios da sua política de crédito.

Com o monitoramento e o envio de alertas, a empresa sentiu os resultados

O varejista cadastrou sua base de franqueados na solução de monitoramento, selecionou as informações a serem monitoradas e os tipos de alertas que seriam relevantes e passou a receber os avisos.

Assim, a empresa conseguiu identificar franqueados em um cenário de pré-inadimplência e antecipar as ações de mitigação de risco:

  • Clareza de quais unidades estavam apresentando um aumento significativo de inadimplência e elaborar um plano de ação para ajudar o franqueado na recuperação;
  • Revisão do limite de vendas a prazo dos produtos para franqueados com inadimplência em alta;
  • Conhecimento de quais franqueados recuperaram sua capacidade de pagamento para ampliar o volume de produtos vendidos e o prazo de pagamento;
  • Criação de um plano de renegociação de dívidas do franqueado para recuperar os royalties;
  • Busca por compradores para as lojas com a saúde financeira altamente comprometida.

A solução permitiu ao varejista fazer uma gestão de risco de crédito individualizada. Ele sabia a situação de cada parceiro e a ação que deveria ser realizada caso a caso. Esse passo à frente poupou rugas de preocupação da gerente de crédito.

Benefícios diretos percebidos na operação

A franqueadora passou a fazer uma gestão de risco da sua carteira de parceiros comerciais eficiente de verdade. Os disparos de alertas proativos permitiram saber se havia uma ameaça e entregou agilidade na tomada de decisão diante da possibilidade de um franqueado ficar inadimplente ou até mesmo entrar em um processo de falência.

Olha os resultados:

  • Garantia de que as unidades não encerrassem as atividades e continuassem faturando.
  • Eliminação do risco dos concorrentes absorverem seus clientes pelo fechamento dos pontos de venda.
  • Prevenção à inadimplência na venda de produtos para as lojas e manutenção do pagamento de royalties em dia.
  • Preservação da imagem da marca e continuidade na qualidade de serviço para todos os consumidores e consumidoras.

Está imaginando uma gestão assim na sua empresa?

Se tudo o que você viu até agora faz sentido para o seu negócio, seja uma rede de franquias, se possui representantes ou outro modelo que conte com parceiros comerciais, a Serasa Experian pode ajudar a sua empresa a ter uma gestão do risco assertiva.

Com o Monitoramento de Clientes e Fornecedores, tenha uma solução que acompanha seus parceiros comerciais 24 horas por dia, além de clientes e fornecedores, e dispara alertas de alteração do perfil de risco.

Que alertas são esses? Aqueles que são relevantes para o seu negócio e que atendem a necessidade da sua política de crédito. O Monitoramento de Clientes e Fornecedores oferece alta flexibilidade para configurar o tipo de informação que será monitorada e, quando decidir mudar o que será verificado, tem autonomia para alterar os parâmetros a qualquer momento.

Vamos conversar e construir uma linda história de sucesso na gestão de risco da carteira?

 

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