63,4 milhões de brasileiros: esse é o número que representa os inadimplentes do país — um recorde da série histórica que começou em março de 2016, segundo dados da Serasa Experian. No total geral, mais de 40% da população do Brasil está endividada ou negativada, o que reflete na economia do país.
As organizações sabem o quanto ter devedores pode ser ruim para a saúde financeira. Mas como lidar com clientes inadimplentes e conseguir reverter a situação? Neste artigo, mostramos não só os impactos da inadimplência, mas também como realizar um processo de cobrança de dívidas da maneira correta. Confira!
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Qual é o impacto de clientes inadimplentes?
Ninguém gosta de cobrar ou ser cobrado, isso é fato. Esse momento é considerado um dos mais delicados de uma relação comercial. No entanto, por mais que gere certo incômodo a princípio, deixar de fazer isso é um grande erro e pode desencadear uma série de problemas. É algo que começa pelo descontrole das finanças, especialmente no que diz respeito ao fluxo de caixa.
O controle financeiro precisa ser integrado na rotina da gestão, a fim de favorecer o gerenciamento dos recursos disponíveis da melhor maneira possível. Com isso, os gestores passam a ter mais poder de decisão na empresa e capacidade ampliada na resolução de problemas para conduzir operações de crédito de forma segura.
Portanto, é preciso ser bastante específico quanto ao orçamento da organização — o que denota a importância do uso de softwares que auxiliem nesse processo de cobrança.
É comum que, no cotidiano, algumas informações “passem em branco” quando não se tem controle efetivo sobre o caixa. Para evitar o problema, é adequado enviar lembretes de pagamento e vencimento de parcelas, antes mesmo do prazo.
A não adequação de processos pode interferir em questões como:
- Prejuízos à saúde financeira por valores não pagos;
- Riscos de o cliente comprar da concorrência por falta de crédito ou mesmo pelo constrangimento causado a ele;
- Afastamento definitivo, devido a um processo de cobrança realizado inadequadamente.
Além disso, a reputação da empresa também pode ser afetada, em especial se ela não souber comunicar a cobrança da forma correta ou acabar expondo a pessoa. Portanto, cobrar estrategicamente deve estar entre os objetivos da organização.
Como controlar o índice de inadimplência na minha empresa?
Saber como abordar o cliente inadimplente é uma ação a ser trabalhada em todas as empresas. A seguir, confira uma lista de dicas que vão te auxiliar nesse processo, trazendo mais confiança na hora de executar a cobrança!
1. Estabeleça políticas de crédito
A empresa que deseja avançar para o próximo nível e obter melhores resultados financeiros precisa estar atenta à política de crédito. Portanto, o primeiro passo é reunir dados completos sobre as finanças do negócio.
Tal política deve levar em consideração os riscos de um cliente, tendo como base os 5 Cs:
- Caráter (intenção do compromisso firmado com a empresa);
- Capacidade (poder de pagamento);
- Capital (saúde financeira do consumidor);
- Condições (atual situação econômica do país);
- Colateral (comprometimento do consumidor com suas dívidas).
Quando esses 5 elementos estão alinhados, o processo de estabelecimento de uma política de crédito se torna mais simples. Lembre-se sempre de que os métodos adotados pela concorrência também devem ser analisados a fim de verificar a sua eficácia — o que pode ajudar na criação de sua própria política.
2. Mantenha o seu cadastro atualizado
Ter uma política de crédito consistente é essencial, mas também é necessário manter um cadastro atualizado de seus consumidores. Por meio desses conjuntos de dados, pode-se analisar os pagamentos mês a mês, além de conhecer as jornadas percorridas pelos consumidores.
A partir disso, é hora de identificar os clientes inadimplentes e fazer as cobranças corretamente, levando em consideração o período entre elas e os dados sobre o poder de compra daqueles indivíduos. Para que isso aconteça, é necessário centralizar todas as informações e investir em um pós-venda de qualidade — nesse momento, é possível obter novos dados e sanar alguma insatisfação com potencial de se tornar um motivo para não pagamento.
3. Faça análise dos clientes inadimplentes
Toda empresa que deseja estabelecer uma estratégia para lidar com clientes e medir o risco de inadimplência precisa conhecer o histórico financeiro e as dívidas deles, além dos seus perfis como compradores. A partir dessa consulta, é possível saber quais são as dívidas existentes, checar o score de crédito, identificar as chances de inadimplência dos meses subsequentes, entre outras ações.
Assim, é possível ter clareza sobre o seu cliente e oferecer opções diversas em relação a pagamentos, bem como garantir a segurança do empreendimento — pensando em aspectos como a concessão de crédito para a compra e a escolha dos tipos de cobrança.
4. Estabeleça um plano de cobranças
Basicamente, existem dois tipos de cobranças que podem ser estabelecidos pelas organizações: extrajudicial e judicial. A primeira costuma ser realizada pela própria empresa e executada por meio de ligações, cartas e notificações.
A judicial, como o próprio nome indica, é feita pela Justiça. Normalmente, é usada em último caso, quando as opções extrajudiciais já foram esgotadas e acabou sendo necessária a execução da lei, o que consiste na aplicação de penalidades. É interessante considerar ambas em seu plano de cobranças.
5. Antes mesmo de conceder crédito, análise o perfil de risco
É fundamental analisar o perfil de risco dos seus consumidores antes de conceder crédito, para mitigar riscos, possíveis perdas financeiras e garantir a saúde da empresa. Essa análise envolve avaliar diversos fatores, como histórico de crédito, renda, histórico de pagamento, dívidas existentes e comportamento financeiro.
Ao entender o perfil do consumidor, os credores podem determinar a probabilidade de o indivíduo honrar seus compromissos financeiros e cumprir com as obrigações de pagamento, aspecto fundamental para evitar inadimplência e minimizar o risco de crédito.
Existem várias ferramentas e modelos estatísticos disponíveis para auxiliar na análise de risco, como ferramentas de otimização da análise de crédito. Essas técnicas permitem uma avaliação mais precisa e eficiente do perfil de risco do consumidor, facilitando a tomada de decisão pelos credores.
Além disso, ao entender melhor o perfil do consumidor, os credores podem personalizar ofertas de crédito (ou atualizar as já existentes) conforme o perfil de risco de cada cliente, o que pode aumentar a satisfação do consumidor e reduzir o risco de crédito para a empresa.
Sobre a plataforma Ascend Insights
Quando falamos sobre risco de inadimplência, é preciso adotar ferramentas modernas que auxiliem no processo de manutenção dos pagamentos realizados. Diante disso, algumas soluções da Serasa Experian são indicadas para viabilizar o processo. Uma delas é o Ascend Insights, uma ferramenta ideal para o processo de aumento do limite de crédito e revisão de políticas com agilidade.
O Ascend Insights oferece uma gama de informações que permitem examinar empresas e consumidores, abrangendo desde a busca por potenciais clientes para crédito até o acompanhamento de carteiras, proporcionando respostas sob medida para suas necessidades específicas
Por meio do Ascend Insights, você pode explorar o vasto banco de dados da Serasa Experian, que engloba o Cadastro Positivo e os mais competitivos scores do mercado, tudo integrado em uma única plataforma.
De uma forma simplificada, você pode importar suas bases de clientes e leads, e combiná-las com dados internos e informações de mercado que ajudam a enriquecer sua análise de crédito e tomar decisões mais assertivas para reduzir o índice de inadimplência no seu negócio.
Existem diversos aspectos que empresas que concedem crédito devem saber. Você sabe quais são? Acesse e confira!
Dados e insights fornecidos pela solução
A solução Ascend Insights da Serasa Experian fornece uma variedade de dados e insights valiosos para ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas e impulsionar seu crescimento. Primeiramente, utilizando sua base de clientes de pagadores confiáveis e aplicando os critérios de risco para segmentação da ferramenta, você identifica perfis semelhantes na base de dados da Serasa Experian, ampliando assim sua oferta de crédito por meio de um processo de pré-qualificação.
De modo geral, você extrai informações dos clientes pré-aprovados, segmentando-os por estado, comportamento, estilo de vida e outros critérios relevantes. Através dessa análise, obtenha uma visão clara do potencial de crescimento, mantendo a inadimplência sob controle.
Outro aspecto muito relevante da solução é a possibilidade de realizar uma repescagem de clientes negados. Isto é, pode ser que em uma análise anterior, você tenha negado crédito a um consumidor. Mas, essa pessoa pode ter pago suas dívidas e possui um risco financeiro menor para a empresa nesse momento.
Com o Ascend Insights, você consegue definir seus pontos de cortes, parâmetros de risco e capacidade de pagamento. Dessa forma, você direciona suas ações de repescagem com mais assertividade, aumentando sua lucratividade sem comprometer sua política de crédito.
Além disso, você pode revisar limites de crédito, segmentando sua base, usando diversos filtros, como porte, faturamento, renda, região e mais. Assim, você analisa sua política de concessão, realiza a mitigação de riscos e estabelece limites e prazos mais rígidos ou flexíveis.
Benefícios da utilização para as empresas
Utilizar a solução Ascend Insights pode proporcionar diversos benefícios para a sua organização. Afinal, ela é completa, tem base em dados confiáveis da Serasa Experian e do Cadastro Positivo. Continue lendo e veja algumas vantagens proporcionadas:
- Autonomia para explorar as possibilidades da carteira de clientes e prospects, pois a plataforma entrega respostas detalhadas e centralizadas em um único local;
- A autonomia na operação proporciona mais agilidade no desenvolvimento de estratégias para a redução da inadimplência e para o crescimento do negócio;
- A plataforma permite o enriquecimento dos dados de crédito que você deseja, dessa forma, não precisa tirar dinheiro do seu orçamento para enriquecer informações que não serão úteis para a sua organização;
- As informações são centralizadas em uma única plataforma de forma rápida, prática e dinâmica. Ou seja, você faz o upload da sua base no local e consegue combiná-la com os dados da Serasa Experian, aprimorando suas decisões de crédito.
Como contratar o Ascend Insights?
Se interessou por essa solução super completa e ideal para te ajudar na redução da inadimplência na sua empresa? Contratar o Ascend Insights é muito fácil! Basta entrar em contato conosco de segunda à sexta, das 9h às 18h, pelo telefone 3003-3704 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-773-7728 para as demais localidades.
Não perca a oportunidade de vencer seus desafios relacionados à prospecção de crédito e gestão de carteira de consumidores e empresas! Conte com o Ascend Insights da Serasa Experian!
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aqui na Serasa Experian você encontra muitos outros materiais como esse, por isso, continue nos acompanhando para não ficar por fora de nada.