Varejo encerra o ano em crescimento e Indústria registra alta. Confira este e outros destaques dos nossos economistas nesta edição.

A edição de janeiro do Boletim Econômico Serasa Experian traz análises e insights sobre os principais movimentos na economia brasileira.

O dólar fechou 2024 cotado a R$ 6,18, uma alta de 27% no ano, influenciada pela deterioração fiscal e fatores externos. A inflação alcançou 4,83%, acima da meta de 3,0%. A Selic encerrou o ano em 12,25%, com projeção de aumento para 15,00% ao final de 2025, devido à expectativa de aceleração da inflação.

O setor varejista encerrou 2024 com crescimento, impulsionado pelo aumento do consumo e concessão de crédito. O comércio registrou um avanço de 3,8% no ano, com destaque para Combustíveis e Lubrificantes, Veículos, Motos e Peças, e Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios. No entanto, espera-se uma desaceleração em 2025 devido ao cenário inflacionário e ao aperto nas condições financeiras.

A produção industrial nacional cresceu 1,7% em novembro/24 em comparação ao mesmo mês do ano anterior, acumulando um crescimento de 3,2% de janeiro a novembro de 2024. O setor está 3,1% acima do patamar pré-pandemia, mas ainda 14,1% abaixo do pico histórico de maio/11.

O COPOM elevou a taxa Selic para 12,25%, com expectativa de nova alta até o fim do ano. A decisão foi influenciada pela piora das expectativas inflacionárias e pela deterioração das contas públicas, além de um mercado de trabalho mais forte e salários acima da inflação.

Destaques desta edição:

✅ Inadimplência: 73,5 milhões de consumidores
✅ Dólar: alta, encerrando R$ 6,18
✅ Juros: em alta, 12,25%
✅ Inflação: alta de 4,83%

Acesse o conteúdo completo ou baixe a versão resumida abaixo para mais análises e insights para se manter sempre em dia com os assuntos mais importantes!