Fique por dentro dos indicadores mais atualizados da economia brasileira no Boletim Econômico Serasa Experian de setembro/24.
Fique por dentro dos principais indicadores da economia, como desemprego, juros, câmbio, inflação, inadimplência e crédito. Além disso, o material conta com análises detalhadas, insights e projeções para apoiar na tomada de decisões de forma segura, eficiente e lucrativa.
Caso tenha um negócio, o Boletim também traz informações exclusivas e essenciais sobre micro e pequenas empresas.
Veja o resumo da edição de setembro e acesse o Boletim Econômico completo no final da página para mais detalhes.
PIB registra crescimento de 1,4%
O PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, com destaque para o setor de serviços (1,0%) e indústria (1,8%), enquanto a agropecuária recuou 2,3%.
Produção industrial apresenta retração
Após uma forte alta, a produção industrial exibiu uma retração de 1,4% em julho de 2024. No entanto, o crescimento acumulado da atividade industrial de janeiro a julho de 2024 atingiu 3,2%, colocando o setor 1,4% acima do patamar pré-pandemia.
Setor de serviços cresce em julho
O setor de serviços teve um crescimento de 1,2% em julho de 2024, impulsionado pela recuperação da demanda e pela alta no setor de serviços profissionais, administrativos e complementares.
Taxa de desemprego atinge recorde histórico
A taxa de desocupação ficou em 6,8% no trimestre encerrado em julho de 2024, a menor taxa para esse período desde 2012. O rendimento real da pessoa ocupada alcançou R$ 3.214, um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Taxa de juros permanece estável
Conforme previsto pelos nossos especialistas, o Comitê de Política Monetária (COPOM) manteve a taxa Selic estável em 10,50% ao ano.
Dólar estaciona em agosto
O dólar fechou agosto em R$ 5,66, mesmo patamar de julho, acumulando uma alta de 1,9% no ano. O câmbio continua sendo pressionado pela incerteza em torno das metas fiscais e pela postura do Banco Central dos EUA em relação à inflação.
Inflação apresenta ligeira queda
A inflação, medida pelo IPCA, registrou 0,02% em agosto de 2024, acumulando 4,24% nos últimos doze meses. Espera-se que a inflação seja pressionada nos próximos meses pelo aumento do custo da energia elétrica.
Acesse o Boletim Econômico Serasa Experian completo!
Dados atualizados mensalmente com os principais insights da economia.
Até o próximo Boletim!
Siga a gente nas redes sociais, acompanhe e fique de olho!