Baixar boletim econômico completoNo Boletim de outubro, você fica por dentro dos indicadores mais importantes da economia brasileira, apoiados por análises e projeções dos especialistas da Serasa Experian.
Veja os destaques:
Dólar cai, acumulando alta em 2024
Mesmo fechando o mês de setembro/24 em R$ 5,45, com um recuo de 3,6% em relação ao mês anterior, a moeda americana acumula uma alta de 12,6% frente ao real no ano de 2024. Esses movimentos recentes são reflexos da redução dos juros nos EUA, da trajetória oposta dos juros no Brasil e da indicação de Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central em 2025.
Varejo volta a crescer
Após recuo em agosto, o movimento nas lojas avançou 1,3% no mês de setembro/24. Em relação a mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 3,7%. Entre os setores, o destaque ficou com o setor de Veículos, Motos e Peças, com alta de 2,5%, enquanto Tecidos, Vestuário e Calçados recuaram 0,7%. Com a renda em alta e o crédito em expansão, a projeção para o crescimento do varejo em 2024 segue estável, em 3,8%.
Produção Industrial acumula alta no ano
Com um leve crescimento de 0,1% em agosto/24, o setor industrial registrou aumento de 2,2% em comparação a agosto/23. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, chega a 3,0% frente ao ano anterior. Entre as categorias, destaque para a alta na Indústria de Bens Intermediários (0,3%), enquanto Bens de Capital recuaram 4,0%.
Selic sobe e nova alta é esperada
O COPOM elevou para 10,75% a taxa Selic, iniciando um novo ciclo de aperto monetário. Uma das influências para a decisão foi o quadro mais forte da atividade econômica e do mercado de trabalho, gerando potenciais riscos inflacionários através do aumento dos salários acima da inflação.
Acesse o Boletim Econômico Serasa Experian completo!
Dados atualizados mensalmente com os principais insights da economia.
Até o próximo Boletim!
Siga a gente nas redes sociais, acompanhe e fique por dentro!