No Boletim de novembro, você fica por dentro dos indicadores mais importantes da economia brasileira, apoiados por análises e projeções dos especialistas da Serasa Experian.
Veja os destaques:
Dólar sobe, acumulando alta em 2024
O dólar fechou outubro/24 em R$ 5,78, uma alta de 6,1% em relação a setembro/24. No ano, a moeda americana acumula uma valorização de 19,3% frente ao Real. O movimento é reflexo da deterioração fiscal do país, com aumento dos gastos públicos e da dívida pública.
Varejo continua em crescimento
O setor varejista segue em expansão, impulsionado pelo aumento da renda e do crédito. Em outubro/24, a atividade do comércio subiu 1,8% em relação ao mês anterior e 4,5% em comparação com outubro/23. A projeção para o crescimento do varejo em 2024 é de 3,8%.
Produção Industrial supera nível pré-pandemia
A produção industrial nacional cresceu 1,1% em setembro/24, acumulando um crescimento de 3,1% de janeiro a setembro/24 em relação ao mesmo período de 2023. O setor está 3,1% acima do patamar pré-pandemia, mas ainda 14,1% abaixo do pico histórico de maio/11.
Selic sobe e nova alta é esperada até o fim do ano
O COPOM elevou a taxa Selic para 11,25%, com expectativa de nova alta na próxima e última reunião do ano. A decisão foi influenciada pela piora das expectativas inflacionárias e pela deterioração das contas públicas, além de um mercado de trabalho mais forte e salários acima da inflação.
Acesse o Boletim Econômico Serasa Experian completo!
Dados atualizados mensalmente com os principais insights da economia.
Até o próximo Boletim!
Siga a gente nas redes sociais, acompanhe e fique por dentro!