Fique por dentro dos indicadores mais atualizados da economia brasileira no Boletim Econômico Serasa Experian de junho/24.

Acompanhe os índices de desemprego, taxas de juros, câmbio, inflação, inadimplência, demanda de crédito, entre outros, complementados pelas análises, insights e projeções de nossos especialistas – tudo para ajudar você a tomar as decisões mais seguras, acertadas, eficientes e rentáveis.

Confira um rápido resumo da edição de maio. Para saber os detalhes, acesse o Boletim Econômico completo preenchendo o formulário no fim da página.

PIB cresce no primeiro trimestre

IBGE aponta crescimento da economia brasileira de 2,5% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os destaques ficaram com os setores agropecuário, com desempenho de 11,3%; e para a formação bruta de capital fixo, com 4,2%.

Com os dados mais positivos, nossos especialistas elevaram a expectativa de crescimento na economia brasileira de 1,7% para 2%.

Avanço no setor industrial

Após dois meses consecutivos de alta, a produção da indústria nacional recuou 0,5% em abril/24. Apesar deste recuo pontual, o crescimento acumulado da atividade industrial, no período de janeiro a abril deste ano, atingiu 3,5% frente ao mesmo período de 2023. Destaque para a alta de 5,6% da categoria de bens duráveis.

Com estes dados, o setor se encontra 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro/20) e 16,8% abaixo do pico histórico atingido em maio/11. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.

Taxa de juros tem nova queda

Conforme provisionado no último Boletim, o Comitê de Política Monetária (COPOM) reduziu de 0,50 ponto para 0,25 ponto o ritmo de cortes sobre a taxa Selic. Espera-se que, na próxima reunião, a taxa Selic caia de 10,50% para 10,25% ao ano.
Diante desta nova realidade, nossos especialistas acreditam que teremos apenas mais um corte de 0,25 ponto na taxa Selic, além deste que deverá ocorrer em junho, revendo a projeção da taxa para 2024.

Dólar permanece em alta

Depois de ter subido 3,5% em abril/24, o dólar valorizou novamente frente ao real no mês de maio. Desta vez, a alta foi de 1,4%, fechando em R$ 5,24.

A taxa continua sendo influenciada pela postergação na redução da inflação nos EUA e a revisão para baixo das metas de superávit fiscal a ser cumprida pelo governo brasileiro em 2025 e 2026.

Acesse o Boletim Econômico Serasa Experian completo!

Dados atualizados mensalmente com os principais insights da economia.

Até o próximo Boletim!

Siga a gente nas redes sociais para não perder nada!