O universo financeiro está em constante evolução, por isso, compreender as tendências do mercado de crédito é mais crucial do que nunca. Desde avanços tecnológicos até mudanças nas demandas dos consumidores, o mundo do crédito está passando por transformações bem significativas.
Existem alguns conceitos que toda empresa que concede crédito precisa conhecer, um deles é o mercado de crédito e suas tendências. Continue conosco e entenda todas as informações sobre o assunto!
Neste conteúdo você vai ver
O que é o mercado de crédito e para que serve?
O mercado de crédito é o ambiente no qual ocorre a compra e a venda de instrumentos financeiros que representam dívidas. Em outras palavras, é o mercado no qual as pessoas e as organizações obtêm financiamento em forma de empréstimos e os credores fornecem esses fundos em troca de recebimentos futuros.
No geral, ele engloba várias operações de concessão de crédito entre pessoas físicas e jurídicas. Por exemplo, o mercado de crédito permite que empresas, governos e indivíduos obtenham fundos para financiar suas operações, projetos ou despesas.
Quais são os tipos de crédito no mercado de crédito?
De forma simplificada, as organizações podem conceder crédito em duas modalidades principais: para pessoas físicas e pessoas jurídicas (empresas). Em cada um desses tipos, as formas de crédito são alteradas para atender às necessidades dos sujeitos envolvidos, considerando os perfis de risco dos sujeitos. Entenda mais:
1. Pessoa física
O mercado de crédito para pessoas físicas é o sistema no qual indivíduos podem obter empréstimos ou linhas de crédito para atender a diversas necessidades financeiras. Bancos, cooperativas de crédito, instituições financeiras e fintechs desempenham um papel importante nesse mercado. Os produtos de crédito para pessoas físicas incluem:
- Empréstimos pessoais;
- Cheque especial;
- Crédito consignado;
- Cartões de crédito;
- Consórcios;
2. Pessoa jurídica
Como o próprio nome demonstra, as pessoas jurídicas no mercado de crédito estão relacionadas com as empresas que buscam por opções de crédito para garantir recursos para financiarem projetos ou realizarem aquisições. Esses processos são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento das atividades empresariais.
Assim como as pessoas físicas, as organizações podem pegar empréstimos para financiar diversas atividades, como expansão, capital de giro, investimentos em equipamentos e outros. Os termos, as taxas de juros e as garantias dependem do perfil de crédito do negócio.
Conheça as principais tendências do mercado de crédito
Estamos em constante mudança e atualização, afinal, novas tecnologias e inovações surgem todos os dias para alterar processos e facilitar o cotidiano das organizações.
O mesmo acontece com o mercado de crédito, que está passando por melhorias influenciadas por avanços tecnológicos, mudanças nas demandas dos consumidores e regulamentações. Continue conosco e entenda melhor as principais tendências atuais:
1. Taxa de juros reduzidas
Em muitos países, as autoridades monetárias ajustam as taxas de juros como uma ferramenta para controlar a inflação e estimular o crescimento econômico. Portanto, as reduções nas taxas de juros de referência estabelecidas pelos bancos centrais podem resultar em taxas de juros mais baixas no mercado de crédito.
Além disso, a crescente concorrência entre instituições financeiras, incluindo bancos tradicionais e fintechs, pode levar à redução das taxas de juros para atrair clientes. Essa competição muitas vezes beneficia os consumidores, proporcionando-lhes opções mais acessíveis.
Com taxas de juros mais baixas, o crédito se torna mais acessível, beneficiando empresas e consumidores que buscam empréstimos para investimentos ou despesas. Esse fator também ajuda a incentivar o consumo e o investimento, impulsionando a atividade econômica no país.
2. Tecnologias na concessão de crédito
A tecnologia está presente nos mais diversos processos, inclusive na concessão de crédito. A inteligência artificial e o machine learning são cada vez mais usados na avaliação de crédito, permitindo análises mais sofisticadas de dados para prever riscos de inadimplência com maior precisão.
Além disso, a tecnologia blockchain tem sido explorada para melhorar a segurança e a eficiência nas transações de crédito. Contratos inteligentes baseados nessa tecnologia podem automatizar processos e reduzir custos.
Mas, não para por aí! Atualmente, existem diversas ferramentas muito práticas e úteis que auxiliam no processo de concessão de crédito e garantem mais praticidade e eficiência para as organizações.
Conheça o PowerCurve Crédito da Serasa Experian!
Uma das ferramentas citadas acima é o PowerCurve Crédito da Serasa Experian. Essa é uma solução completa e pré-configurada, ou seja, que não exige esforços do seu time de TI, que garante mais agilidade, eficiência e inteligência para o processo de análise e concessão.
Com nossa solução, você pode aplicar a política de crédito da sua organização para fazer consultas a partir de dados da Serasa Experian, informações externas como Receita Federal e BACEN, além de incorporar dados internos do cliente. Além de permitir uma concessão e análise de crédito automatizada de forma eficiente e segura, nossa ferramenta te proporciona flexibilidade e autonomia para acompanhar em tempo real suas operações. Conheça!
Além disso, conte com a Serasa PreQual!
É muito importante ressaltar que muitos negócios não necessariamente exigem uma avaliação robusta de crédito. Apesar disso, eles precisam, minimamente, fazer algumas checagens essenciais de dados como status, renda, score positivo, alerta de óbito e outros.
Esse processo pode ser realizado por meio de uma pré-qualificação. Para isso, você pode utilizar a solução Serasa PreQual, uma ferramenta que ajuda o seu negócio a reduzir os custos na análise de crédito para focar no que realmente precisa.
A pré-avaliação / pré-qualificação do crédito é feita pela Serasa Experian, unindo os melhores dados de comportamento de crédito com um motor de decisão ideal ao seu negócio, que pode ser acionado por portal web ou via API, os quais são facilmente integrados.
Um exemplo de empresas que possuem essa necessidade são as organizações de telecomunicação, que vendem um hardware e que querem garantir que estão vendendo para pessoas ou empresas que minimamente passaram pelos filtros de avaliação de seus dados de crédito. Conheça nossa solução agora mesmo!
3. Open banking e fintechs
A tecnologia tem transformado esse mercado com o crescimento das fintechs que oferecem soluções inovadoras. Plataformas online agilizam processos de empréstimo, tornando-os mais acessíveis e eficientes.
Além disso, as iniciativas de open banking estão ganhando destaque, permitindo o compartilhamento seguro de dados financeiros entre instituições. Isso facilita a oferta de serviços financeiros mais personalizados e competitivos.
4. Estabelecimentos varejistas concedendo crédito
Outra grande tendência para o mercado de crédito são os estabelecimentos varejistas concedendo crédito para os seus clientes. Isso pode acontecer de diferentes formas, incluindo cartões de crédito, empréstimos, seguros e outros. É válido ressaltar que os consumidores valorizam empresas que oferecem esses serviços. Por isso, esses negócios tendem a atrair mais clientes e a receber um faturamento maior.
Gostou de entender melhor sobre o mercado de crédito? Nós esperamos que sim! Essa é uma grande oportunidade para a sua empresa conseguir novos clientes e fidelizar os antigos, afinal, uma política de crédito bem elaborada e monitorada pode trazer ótimos resultados para a organização.
Aqui na Serasa Experian, você encontra muitos outros materiais como este, por isso, fique por dentro e não perca nada. Até a próxima!