O motor de crédito é um recurso que auxilia a tomada de decisões em diferentes níveis de complexidade. No momento em que empresas reduzem ao máximo os custos e buscam novos modelos e canais de vendas para realizar negócios, ele se torna um reforço extra para a operação.

A ferramenta utiliza todo seu potencial analítico para entregar diferentes resultados, de acordo com o perfil de risco de cada cliente e que podem ser utilizados da base de dados que empresas, como a Serasa Experian, possuem sobre seus leads e mercado. Dessa maneira, são reduzidos os investimentos operacionais enquanto as decisões tornam-se mais precisas, diminuindo riscos, otimizando e padronizando processos.

Por isso, o motor de crédito é uma alternativa rentável não apenas para que os grandes players do mercado se modernizem e ganhem agilidade, eficiência operacional e segurança. A solução também permite que instituições financeiras, indústrias, setores de varejo e outras empresas que lidam com crédito possam oferecer uma melhor experiência ao cliente final, independentemente do tamanho ou modelo de negócio.

Quer saber mais sobre o tema? Chegou ao lugar certo! No conteúdo de hoje, vamos te explicar tudo e mais um pouco sobre os motores de crédito e, ainda, te mostrar como a Serasa Experian pode ser sua parceira em todos os processos envolvidos no relacionamento com leads, fornecedores e parceiros comerciais. Aproveite a leitura!

O que é um motor de crédito?

O motor de decisão é uma ferramenta avançada de automação de análise de crédito, que utiliza inteligência artificial (IA), big data e Machine Learning (ML) para auxiliar na análise e concessão de maneira precisa, eficiente e segura.

Originalmente amplamente adotado em instituições financeiras, essa tecnologia tem se expandido para setores como varejo, indústrias, fintechs e outras empresas que lidam com vendas a prazo e financiamentos.

O motor de crédito combina algoritmos de análise com grandes volumes de dados de encontrados em bureaus e dados internos das companhias, como históricos de pagamentos e score de crédito, além de dados alternativos e positivos dos clientes avaliados, como:

  • Histórico de pagamentos pontuais e em atraso;
  • Parcelas de empréstimos e financiamentos quitados ou em atraso;
  • Quitação regular de empréstimos consignados ou pessoais;
  • Cumprimento de pagamentos em compras parceladas em lojas de varejo ou faturas de cartão de crédito;
  • Obrigações recorrentes quitadas, como seguros e aluguéis;
  • Comportamento de pagamento em contratos de produtos e serviços financeiros diversos.

Indo além dos métodos tradicionais, o motor de crédito vai além dos métodos tradicionais, oferecendo uma visão completa e atualizada dos solicitantes. Isso permite que as organizações façam uma avaliação mais precisa do risco, melhorando as previsões de inadimplência e identificando parcerias lucrativas.

Como um motor de crédito funciona?

O motor de decisão de crédito opera com base em três pilares principais: coleta de dados, análise automatizada e tomada de decisão, integrando tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial. Essas ferramentas permitem que o motor aprenda continuamente e se adapte, melhorando a precisão das decisões ao longo do tempo.

Embora inovador, esse processo já faz parte do cotidiano de grandes players do mercado, como a Serasa Experian, para impulsionar e otimizar ainda mais as análises de crédito e tomadas de decisão. A seguir, explicamos o processo em mais detalhes:

  • Coleta de informações: o motor de crédito começa coletando dados abrangentes de diferentes fontes, como a base de dados da empresa, os bureaus de crédito e o comportamento em outras companhias;
  • Análise automatizada: usando algoritmos de machine learning, o motor processa esses dados em questão de segundos, identificando padrões e gerando diversos insights sobre o perfil do solicitante. Esses insights vão além da simples previsão de adimplência, podendo revelar tendências comportamentais, capacidade financeira e até oportunidades de parcerias. A análise é ajustada com base em parâmetros personalizados, como os critérios específicos de risco da organização;
  • Tomada de decisão: o grande diferencial dessa tecnologia é a capacidade de adaptação em tempo real, ajustando suas decisões conforme o comportamento do mercado e do consumidor muda.

Vale mencionar que, por se tratar de aprendizado de máquina, é preciso que uma inteligência humana insira dados iniciais. Isso quer dizer que seu negócio precisa ter regras previamente estabelecidas, bem como inserir os dados dos clientes no sistema do motor de crédito por meio de APIs, por exemplo.

Assim, a ferramenta consultará os birôs e fará o monitoramento baseando-se nos parâmetros de riscos e políticas de crédito determinados pela sua organização. A resposta do motor de decisão indicará se a análise foi aprovada ou reprovada, além de trazer informações sobre o valor do limite de crédito e o valor da taxa de operação. Legal, não é?

Quais empresas podem fazer o uso de um motor de crédito?

Como já abordamos, a solução é uma alternativa para que as empresas se modernizem e ganhem agilidade, eficiência operacional, segurança nas decisões e ofereçam uma melhor experiência para o cliente final. Veja o que diz Pedro Braga, diretor de Plataformas de Decisão da Serasa Experian:

“A partir do recebimento das informações dos clientes para os quais as empresas precisam tomar a decisão de crédito, a plataforma enriquece com os dados de comportamento de crédito do mercado.

Por meio de parâmetros, é possível que a empresa credora determine, com base no perfil de seus clientes, para quem decide negar o crédito, qual o motivo dessa recusa e para quem ele decide aprovar o crédito e qual o valor a ser concedido”. descreve Alice Vargas, Gerente Executiva de Soluções e Plataformas de Decisão da Serasa Experian.

Então, o motor de crédito não é destinado necessariamente somente à bancos ou financeiras que funcionam bem com plataformas e motores. Empresas que concedem crédito, vendem a prazo ou negociam (como emissoras de cartão de crédito, varejo, indústrias, fintechs) e precisam saber as condições de pagamento também podem se beneficiar da plataforma.

Há também motores para atender empresas que possuem demandas menos complexas e com baixa necessidade de customização. Esse tipo tem rápida implementação, no estilo “plug and play”, ou seja, é pronto para uso e não tem necessidade de configuração. É uma opção para fintechs, indústrias de diferentes segmentos, cooperativas, instituições de ensino e varejistas.

Normalmente, os profissionais responsáveis pela contratação de um motor de crédito são os gerentes de crédito, gerentes financeiros e pessoas que respondem pela tomada de decisão do crédito nas empresas.

Quais são as vantagens de um motor de crédito?

Os motores de decisão de crédito podem trazer ótimos resultados para as organizações, afinal, facilitam o processo de concessão e proporcionam mais inteligência analítica para as empresas. Apesar disso, esse tipo de ferramenta também traz outras vantagens significativas, como as que abordaremos a seguir. Confira!

1. Fluxo de informações otimizado

O motor de crédito é responsável por coletar, processar e analisar dados financeiros de forma eficiente e de diversas fontes, complementando a visão do avaliador e proporcionando uma tomada de decisão mais confiante e bem informada sobre o perfil de risco do solicitante.

Como se trata de uma inteligência tecnológica, cada nova venda feita pela empresa alimenta a base de dados da ferramenta. Com isso, a IA do motor se adapta e aprende novos parâmetros de análise para que seus resultados sejam cada vez mais assertivos.

Além disso, a integração de algoritmos avançados e uma boa base de dados nessa plataforma fazem com que o motor de decisão agilize a tomada de decisões, reduzindo o tempo de resposta. Tudo isso é feito de forma que os erros humanos são minimizados para garantir consistência e conformidade com as políticas de crédito da empresa.

3. Segurança para negociar e ampliar limites

A inadimplência é uma das principais preocupações atuais. Mas você sabia que, de acordo com um estudo da Serasa Experian, mais de 60% das dívidas negativadas em fevereiro de 2024 foram sanadas em até 60 dias pelos consumidores inadimplentes? Sim!

Isso é resultado de iniciativas como o Programa Desenrola Brasil, além da redução das taxas de juros e a inflação controlada, que favorece os consumidores a honrar seus compromissos financeiros. Mas como isso se relaciona com os motores de decisão?

Apesar de ser possível por meios tradicionais de análise de crédito, os motores de decisão são fundamentais para esse processo. Quando a ferramenta se alimenta com padrões positivos dos CPFs ou CNPJs, fica muito mais fácil reconhecer bons pagadores ou sujeitos com perfis de baixo risco de insolvência!

Ou seja, eles permitem visualizar quais são os perfis de baixo risco de inadimplência que podem ter interesse em fazer negócios com a sua empresa, mesmo diante de dificuldades financeiras causadas por uma instabilidade econômica, como é o caso do estudo que trouxemos. Assim, as negociações da organização se tornam mais seguras e vantajosas para todas as partes.

4. Vendas realizadas mais rapidamente

Conforme comentado anteriormente, o motor de crédito é responsável por automatizar a análise de crédito de uma empresa. Assim, o tempo de realização das análises reduz significativamente, representando uma diminuição no tempo das vendas feitas pela empresa.

Ou seja, a análise se torna mais rápida, o cliente possui um retorno eficiente e o seu negócio consegue aproveitar um resultado muito positivo quanto às vendas.

Plataformas de motor de crédito, como as da Serasa Experian, por exemplo, têm o objetivo de resolver os maiores desafios das empresas por meio da combinação de dados do cliente com a nossa base de dados, o que torna o processo de concessão mais eficiente, com custos reduzidos e diminuição do risco de crédito das operações.

Saiba mais sobre os motores de decisão da Serasa Experian em nossa página!

Como as soluções da Serasa Experian ajudam empresas na prática?

A Cipatex, uma empresa brasileira com presença global, destaca-se na produção de produtos plásticos e químicos, especialmente em revestimentos. Reconhecida por sua responsabilidade social e ambiental, ela realiza avaliações criteriosas de potenciais parceiros para garantir parcerias saudáveis e minimizar riscos financeiros.

Em sua busca por eficiência e dados mais precisos, a Cipatex estabeleceu uma parceria estratégica com a Serasa Experian. Inicialmente, as análises de crédito eram realizadas manualmente por meio do portal, porém, por causa do elevado volume, esse método tornou-se ineficiente.

A introdução de um motor de crédito no processo de crédito em colaboração com a Serasa Experian foi crucial para otimizar a busca por informações, refletindo diretamente no crescimento sustentável e na eficácia operacional da Cipatex.

De forma simplificada, a empresa contou com o auxílio da ferramenta PowerCurve da Serasa Experian para automatizar a gestão de crédito e garantir mais eficiência na operação e na redução de custos. Assim, a organização conseguiu a autonomia necessária para potencializar sua performance na concessão para pessoas jurídicas.

Legal, não é mesmo? Se estiver interessado nesse case de sucesso, conheça agora a jornada de crescimento da Cipatex, que aumentou em 50% a eficiência na operação com a automatização dos seus processos!

Saiba mais sobre os motores de decisão da Serasa Experian!

Se você deseja garantir mais eficiência e autonomia para o seu negócio, assim como a Cipatex, um motor de crédito é fundamental. A notícia positiva é que a Serasa Experian possui a plataforma ideal para você!

Os motores de decisão da Serasa Experian, sendo parte da primeira Datatech do Brasil, combinam dados do cliente com o maior banco de dados da América Latina, utilizando tecnologia de ponta para transformar dados em insights valiosos. Isso torna o processo de concessão mais eficiente, reduz custos e minimiza riscos nas operações, colocando a inovação a serviço da sua empresa.

Você reduz o tempo de análise, evita a duplicidade de consultas, elimina custos de insumo indevido de informações não necessárias e padroniza seu processo de concessão.

E mais! As ferramentas ainda garantem mais uma camada de segurança no processo de análise, ajudando seus usuários a tomarem decisões mais seguras com a ferramenta de validação cadastral, que apresenta, ao final, um score que evidencia variáveis de risco.

O mais legal é que você pode contar com um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, no caso de emergências. Interessante, não? Se quiser saber mais, fale agora mesmo com um de nossos especialistas. Assim, você conhece os planos disponíveis e pode escolher o mais adequado para o seu negócio.

Gostou deste texto? Esperamos que sim! A Serasa Experian produz muitos outros conteúdos como este, por isso, fique por dentro de nossos materiais para não perder nenhuma informação relevante para o seu empreendimento. Até a próxima!