Devido ao reaquecimento da economia vivenciado atualmente, onde a inadimplência de consumidores entra em queda pelo 3º mês consecutivo e as empresas buscam 11,9% mais por crédito, a projeção de crescimento da carteira de crédito total para 2024 chega a 8,4%, de acordo a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban.
Nesse cenário, é essencial que as empresas estejam alinhadas com as novas tecnologias que vêm surgindo para simplificar os processos de gestão interna, estipulação de metas, mitigação de riscos de inadimplência e gerenciamento da carteira de crédito. As plataformas de crédito, por exemplo, ganham destaque por causa da otimização de análise de dados para medir a viabilidade de financiamentos e empréstimos a clientes e demais organizações interessadas.
No entanto, as ferramentas têm suas particularidades e, por isso, é importante que os empresários estejam bem informados sobre suas principais funcionalidades e definições. No conteúdo de hoje, vamos abordar as questões mais relevantes sobre as plataformas de crédito, como a definição, como funcionam e por qual motivo é tão importante adicioná-las ao dia a dia organizacional. Vamos lá?
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Afinal, o que são as plataformas de crédito?
As plataformas de automação de crédito são poderosas ferramentas tecnológicas de intermediação que facilitam o processo de obtenção de crédito para os solicitantes. Ao mesmo tempo, elas ajudam a simplificar a percepção dos riscos de inadimplência dos mesmos, desde a fase inicial de integração do cliente até a formalização do acordo.
Geralmente, elas operam online e oferecem uma variedade de produtos de crédito, como empréstimos pessoais, empréstimos para empresas, financiamentos coletivos (crowdfunding) e financiamentos para projetos específicos. E para que esse processo seja possível e livre de riscos, são utilizados algoritmos complexos e inteligência artificial para avaliar uma grande quantidade de informações.
Os dados analisados incluem, por exemplo, o score de crédito, os dados cadastrais e os padrões de pagamento de dívidas. Juntos, essas informações têm a capacidade de medir a consistência e a veracidade do que é fornecido pelo cliente, facilitar a avaliação de riscos de crédito, determinar taxas de juros e estabelecer as condições dos empréstimos.
Como as plataformas de crédito funcionam?
Como mencionamos brevemente acima, as ferramentas de automação de crédito funcionam por meio da aplicação de algoritmos e modelos estatísticos para analisar uma série de dados relevantes que determinam a viabilidade e o risco de conceder crédito a um indivíduo ou a uma empresa. Para ficar mais simples de entender o processo, veja os passos:
- As ferramentas de automação de crédito coletam uma variedade de dados sobre o solicitante de crédito, incluindo informações pessoais, histórico financeiro, histórico de crédito, renda, emprego e outros dados relevantes;
- Em seguida, os algoritmos de análise de dados são aplicados às informações coletadas para avaliar o perfil de crédito do solicitante, como padrões de pagamento anteriores, níveis de endividamento, histórico de inadimplência e pontuação de crédito;
- Com base nos dados coletados e analisados, as ferramentas utilizam modelos estatísticos para prever a probabilidade de o solicitante de crédito cumprir com suas obrigações financeiras. Eles podem ser construídos com base em dados históricos de crédito e em padrões observados de comportamento financeiro;
- Depois, as ferramentas de automação de crédito fornecem, de forma automatizada, uma decisão sobre se o crédito deve ser concedido ao solicitante. Se positivo, em que termos deverá ser dado (como limite de crédito, taxa de juros, etc.).
Além de conceder crédito inicialmente, algumas ferramentas de automação oferecem recursos de monitoramento contínuo do comportamento de pagamento do cliente ao longo do tempo, além da atualização das decisões de crédito com base em mudanças nas suas circunstâncias financeiras.
Por que as empresas precisam de plataformas de automação de crédito?
Para simplificar, as plataformas de automação de crédito são essenciais para ajudar as empresas a agilizar e aprimorar o processo de concessão de crédito, reduzindo custos, mitigando riscos e melhorando a experiência dos clientes interessados nos serviços. Além disso, as organizações que decidem utilizá-las aproveitam de outras funcionalidades que trazem mais vantagens competitivas, como:
- Processamento de grandes volumes de dados de forma rápida, analisando informações financeiras, históricos de crédito e comportamentos de pagamento para avaliar a elegibilidade do solicitante;
- Tomadas de decisão rápidas e precisas sobre a aprovação ou recusa de crédito, com base em critérios predefinidos que agilizam significativamente o processo em comparação com métodos tradicionais de avaliação de risco;
- Personalização das ofertas de crédito para atender às necessidades específicas de cada solicitante, determinando taxas de juros, prazos e limites de crédito individualizados;
- Identificação de potenciais riscos financeiros, que contribuem para uma tomada de decisão mais informada, elaboração de um PDD (provisão de devedores duvidosos) e redução da probabilidade de inadimplência;
- Integração de diversas fontes de dados, incluindo informações de agências de crédito, dados bancários e outras fontes relevantes, para criar uma visão abrangente do perfil do cliente;
- Experiências mais rápidas, convenientes e eficientes, que contribuem para a satisfação e a consequente fidelização de bons pagadores;
- Adaptação dinâmica das plataformas a mudanças nas políticas de crédito, regulamentações ou condições de mercado, garantindo que as empresas permaneçam ágeis e a frente dos concorrentes;
- Redução da dependência de processos manuais dos colaboradores, aumentando a eficiência operacional e permitindo que as equipes se concentrem em tarefas estratégicas e de mais valor, que gerem vantagem competitiva e retorno sobre os investimentos;
- Segurança cibernética e conformidade com regulamentações como a LGPD, protegendo informações sensíveis dos clientes como dados pessoais e informações de cartão de crédito.
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Uma pesquisa realizada pela consultoria Forrester, a pedido da Experian, em agosto de 2023 com mais de 100 empresas de diferentes portes no Brasil, mostrou que quando as empresas consultadas foram questionadas se estão abertas a trocar sua tecnologia ou motor de decisão na operação, 42% afirmaram que estão propensos a essa mudança.
Ao mesmo tempo, mais de 50% demonstraram que existiam interesses em incluir ainda mais dados nas tomadas de decisão para entender os riscos em que estavam envolvidas. Fica perceptível, assim, que reduzir as perdas no processo de concessão de crédito é um desafio para mais de 90% das empresas.
Por isso, é essencial ter uma plataforma inteligente de análise de crédito, que com a união de um grande volume de informações e tecnologia de ponta, reduzindo esses desafios e proporcionando resultados como a aquisição de novos parceiros e a gestão da carteira de clientes.
A Serasa Experian — primeira e maior Datatech do Brasil — é especialista em auxiliar os mais diversos tipos de empresas a gerenciar de forma otimizada suas jornadas no mercado econômico. Seja com soluções de marketing, prevenção à fraude, monitoramento de fornecedores ou análise de crédito, simplificamos qualquer desafio.
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A solução, ainda, oferece flexibilidade e autonomia para parametrizar políticas de crédito e regras de negócios com consultas a bases de dados internos da Serasa Experian e da Receita Federal. Além disso, faz o acompanhamento de todo o desempenho de sua operação de crédito por meio de relatórios em tempo real.
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