Para avaliar o ambiente de crédito no Brasil, levando em conta as diversas variáveis de um cenário econômico complexo, a Serasa Experian, em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) lançou o “Semáforo do Crédito”. Inédito, o levantamento aponta um estado de atenção em novembro, com 86,5 pontos. Este é o segundo pior momento do crédito no Brasil registrado nos últimos dez anos. Em maio, ainda nos primeiros meses da pandemia, o índice havia atingido 39,5 pontos.
Nos últimos três meses, a média móvel do indicador se manteve em 92,6 pontos, classificada como amarelo. A categorização simula as cores do semáforo: abaixo de 90 pontos equivale ao vermelho, amarelo entre 90 e 110 e verde quando acima de 110 pontos. Quando a pontuação está verde significa que há aumento na procura por crédito, condições econômico-financeiras mais favoráveis, crescimento do volume de financiamento para pessoa física no país e estabilidade ou até mesmo redução da inadimplência.
Para estruturar o Semáforo do Crédito, são levados em conta em quatro grupos de dados que indicam aspectos do mercado de crédito: Volume de Crédito, Confiança, Condições de Crédito e Renda. Estas informações têm pesos diferentes e são contextualizadas com outras variáveis para compor a pontuação.
Confira a matéria completa no link abaixo e fique por dentro de outras informações do estudo como:
- Comparação com outros momentos econômicos recentes no país
- Peso e composição de cada série de dados
- Esclarecimentos sobre a metodologia utilizada