O Serasa Score 2.0 é um grande aliado das empresas de pequeno e médio porte que precisam de facilidade e segurança para tomar decisões de crédito. Ele é o ponto de partida para quem quer crescer e potencializar resultados a partir das análises mais abrangentes do mercado sobre consumidores.
O novo modelo de score usa a inteligência artificial e combina os dados do Cadastro Positivo com a maior base de negativações do mercado brasileiro. Assim, a pontuação de crédito – que vai de 0 a 1.000 e indica quem tem menor ou maior chance de se tornar inadimplente – se torna a informação mais valiosa para a decisão de crédito de uma empresa.
Neste artigo, você vai conhecer os 10 principais benefícios que o Serasa Score 2.0 oferece para quem precisa de análises automatizadas e respostas mais eficientes na predição de inadimplência. Confira!
10 benefícios do Serasa Score 2.0 para PMEs
1. Expertise em dados do Cadastro Positivo
Além da experiência global com Cadastro Positivo, nós trabalhamos nos últimos 10 anos com uma base de cerca de 9 milhões de opt-ins – brasileiros que autorizaram a inclusão de suas informações na nossa base de dados. Ou seja: a nossa expertise aumenta à medida que a maturidade dos dados do Cadastro Positivo avança, em função da qualidade dessa base.
O novo modelo foi construído baseado no que há de melhor em predição de inadimplência, para oferecer uma performance inigualável a partir de uma análise abrangente do mercado. E ele avalia não só o histórico dos consumidores diante das instituições financeiras, mas também os dados mais completos de inadimplência, gerenciados pelo maior bureau da América Latina.
2. Machine Learning: score sempre aperfeiçoado
Um dos destaques da nova versão é o uso de Machine Learning, a inteligência artificial que faz o modelo aprender automaticamente e melhorar a cada consulta. O resultado é um score sempre aperfeiçoado e mais preciso, que acompanha as mudanças do cenário econômico.
Com esse conceito, os nossos especialistas em analytics exploram o potencial de inúmeros tipos de dados, por meio de uma solução que é capaz de interpretá-los da maneira mais eficiente. Com novas tecnologias, nós criamos o que há de melhor em modelos preditivos.
3. Projeção de inadimplência ainda mais precisa
A análise de inadimplência do novo Serasa Score 2.0 é mais curta; agora, o prazo avaliado é de 6 meses. O que isso significa?
Com o prazo reduzido em relação ao anterior, que era de 12 meses, o modelo consegue dar respostas mais precisas em relação ao comportamento do consumidor. Esse cenário indica maior segurança para a sua empresa escolher quem é a pessoa certa para oferecer crédito.
4. Evolução técnica melhora as suas políticas de crédito
Se antes o nosso score já era a solução ideal para as PMEs que querem melhorar pontos de corte nas políticas de crédito, o Serasa Score 2.0 é ainda mais eficaz graças à evolução das técnicas aplicadas na predição de inadimplência.
Hoje, não basta avaliar só as informações negativas; é preciso valorizar o comportamento dos consumidores em relação aos compromissos já honrados. Com agilidade na análise das informações, o score acompanha o dinamismo e as tendências do mercado.
5. Decisão objetiva: classificação online e automática
As decisões de crédito passaram a ser mais objetivas no novo modelo. Mesmo com inúmeras variáveis em análise, quem faz a consulta recebe online um valor único e automático como resposta.
Esse processo é ideal para as PMEs, que normalmente não dispõem de grandes equipes de analistas e precisam de agilidade e facilidade para tomar decisões de crédito. Com precisão e imparcialidade, ele facilita a criação de padrões para a aceitação de clientes.
6. Análise de dados mais rápida e eficiente
O sonho da sua empresa é crescer e conquistar uma boa fatia do mercado que disputa os melhores clientes? Então você precisa entender a importância de uma análise de dados mais ágil e eficiente como a do novo Serasa Score 2.0.
Quando um modelo entrega resultados em poucos instantes e com qualidade, a experiência se torna muito mais positiva. O processo ágil e confiável se transforma em um ganho expressivo de competitividade para os seus negócios.
7. Dados inéditos, abrangentes e confiáveis
O novo modelo de score tem uma grande vantagem em relação aos concorrentes: o uso de dados inéditos combinado à maior exploração já feita sobre os dados existentes, a partir da maior cobertura de informações sobre todos os segmentos do mercado brasileiro.
As análises, feitas de forma cuidadosa e com dados confiáveis, ajudam a proteger as decisões das empresas de menor porte, minimizando a incidência de imprevistos para a continuidade dos negócios – como os riscos de inadimplência, por exemplo.
8. Atualização constante das informações do mercado
O relacionamento dos consumidores com o mercado gera milhares de variáveis todos os dias, que ajudam a potencializar os nossos modelos de score. Assim, quando a sua PME associa a própria base às nossas melhores informações, ela amplia indiretamente o acesso às informações mercantis mais valiosas e atualizadas do momento.
9. Na comparação, um desempenho expressivo
No entanto, você deve se perguntar: o score evoluiu em técnicas, no uso de novos dados, na exploração dos já existentes, na qualidade das informações e em tantos outros pontos relevantes... mas como é possível entender os ganhos reais desta nova versão?
Quando comparamos o modelo anterior com a versão atual, temos, em média, um ganho superior a 50% no KS – o teste de Kolmogorov-Smirnov, indicador estatístico que mede a acurácia e o desempenho de modelos preditivos como o Serasa Score 2.0.
Assim, nós criamos uma base de testes e aplicamos nela os dois modelos. Esse comparativo indicou que o modelo novo teve um ganho médio de 50% em KS, ou seja, ele conseguiu ser mais preciso para revelar quem daquela base ficou inadimplente nos 6 meses seguintes.
10. Aprova mais e identifica melhor o bom pagador
Os ganhos relevantes em desempenho amarram todos os pontos que nós explicamos neste post. Aqui, fica claro que o conjunto de práticas aplicadas no novo modelo determina uma evolução contínua da identificação da probabilidade de inadimplência dos consumidores.
O resultado final é o poder de discriminação do Serasa Score 2.0 muito superior ao anterior. Ele é capaz de aprovar muito mais consumidores nas consultas que a sua empresa faz, identificando melhor onde estão os bons pagadores.
Viu quantas possibilidades para a sua PME? Com o novo score, é possível customizar ofertas, criar políticas eficientes de aceitação de novos clientes e, enfim, aumentar a rentabilidade nos negócios. Quer aproveitar todos esses benefícios na sua aprovação de crédito? Fale sobre o Serasa Score 2.0 com o seu Gerente de Contas ou com a nossa Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3003-7372.