No Brasil, o cenário de inadimplências tem se mostrado cada vez mais comum, chegando a um recorde de 72 milhões de pessoas até novembro de 2023, como apontam os dados levantados no Boletim Econômico de Novembro de 2023 da Serasa Experian.
Esse contexto demanda um posicionamento mais consciente e estratégico de empresas, principalmente na execução do seu planejamento financeiro interno, que depende da definição de uma reserva financeira para cobrir essas dívidas incertas, conhecida como Provisão para Devedores Duvidosos (PDD).
Se você possui uma empresa e deseja entender mais sobre o que é a PDD, para que ela serve, como funciona, como prevê-la e como calculá-la, continue acompanhando este artigo e tire suas dúvidas com assertividade e segurança!
Neste conteúdo você vai ver
O que é PDD?
A sigla PDD se refere ao termo "Provisão para Devedores Duvidosos", um fundo de reserva financeira obrigatório para empresas, destinado para a redução de impactos causados pela inadimplência de clientes. Com a PDD, empresas conseguem se precaver de forma estratégica diante de perdas financeiras inesperadas relacionadas aos clientes que possuem pagamentos pendentes para a empresa.
No entanto, essa reserva não é constituída por dinheiro ou armazenada em contas. Ela é, na verdade, uma "previsão" de valor estimado para a perda financeira da instituição em casos de inadimplências da parte de seus clientes, ou seja, é um limite de quanto dinheiro uma empresa pode perder nesses contextos sem ter seu fluxo de caixa prejudicado.
E é justamente por ser uma estimativa que esse valor é calculado com base em fatores internos e externos à organização, assim como o histórico de pagamento dos clientes e o da própria empresa, podendo sinalizar riscos durante a análise de um perfil para a concessão de crédito ou finalização de uma venda.
Como funciona a Provisão para Devedores Duvidosos?
Por ser um instrumento que auxilia na gestão estratégica, a PDD ajuda as instituições na tomada de decisões enquanto promove maior transparência de gastos e consciência sobre o prejuízo que poderá enfrentar diante da possibilidade de inadimplência. Dessa forma, ela é determinada com o objetivo de sobrepor esses prejuízos e evitar impactos no orçamento geral da organização.
Em vista disso, é muito importante que as empresas utilizem ferramentas de gestão de orçamentos que realmente funcionem, garantindo oportunidades melhores para reduzir as chances de prejuízo e aumentar a receita final da organização.
O Monitoramento de Clientes e Fornecedores da Serasa Experian é uma ferramenta de monitoramento que, além de alertar a empresa sobre mudanças na situação fiscal dos seus clientes PJ, facilita a compreensão do perfil monitorado, ajudando o empreendedor a criar insights e estabelecer limites na concessão de crédito, reduzindo o risco de inadimplência.
Além de viabilizar um planejamento orçamentário inteligente, a PDD também ajuda organizações a criar uma perspectiva mais ampla em relação à sua própria saúde financeira, desenvolvendo autoconsciência para não desperdiçar suas oportunidades de crescimento no mercado.
Para que serve a PDD?
Em geral, a PDD serve para prevenir que empresas não saiam no prejuízo antes de iniciar, ao iniciar e ao manter uma relação de compra e venda com um determinado cliente. Com ela, organizações são educadas a definir um limite de fundos destinado especificamente para cobrir perdas caso seus clientes não honrem seus compromissos financeiros.
Em resumo, a Provisão de Devedores Duvidosos é uma prática aplicada para proteger a saúde financeira das empresas e ajudá-las a crescer significativamente, evitando inadimplências, que se tornaram muito comuns no mercado.
Aliás, uma ótima forma de se prevenir desse risco é através da análise de Pontualidade de Pagamentos PJ, uma solução da Serasa Experian que permite que você analise os hábitos financeiros de pessoas jurídicas para oferecer negócios que fazem sentido dentro do orçamento dos seus clientes, e que protege o seu negócio de riscos orçamentários.
Como fazer o cálculo da PDD?
Fazer o cálculo da PDD é muito simples. Primeiro, é preciso analisar o histórico de inadimplência e realizar a previsão de perdas futuras, considerando fatores como o prazo de pagamento de dívidas do cliente, seu histórico atual de inadimplência e sua probabilidade de adquirir outras inadimplências posteriormente.
Com essas informações em mãos, utilize a fórmula abaixo para chegar no valor correto da PDD:
Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) = Valor Total da Carteira de Crédito da Empresa x Percentual de Inadimplência Esperado
Nesse sentido, caso uma empresa possua uma carteira de crédito de R$ 3 milhões e um percentual de inadimplência esperado de 7%, o valor correto da PDD será de R$ 210.000 no total.
Vale frisar que a criação dessa reserva é responsabilidade contábil de toda empresa. Por isso, a PDD deve ser incluída no balanço patrimonial como uma conta que diminui o valor das contas a receber — isso acontece porque ela representa uma estimativa das perdas que podem ocorrer no futuro.
Como prever a inadimplência de clientes?
Existem diversos meios de prever a inadimplência de pessoas e empresas que já participam da sua carteira de clientes ou que ainda serão incluídas nela. Para isso, você pode utilizar o PDD e ferramentas complementares para prever a inadimplência de clientes.
Confira os principais relatórios e soluções oferecidos pela Serasa Experian que vão ajudar sua empresa a sobressair frente a possíveis prejuízos:
Relatórios e soluções para pessoa física
Você sabia que com os relatórios e soluções da Serasa Experian você obtém as melhores informações para análise de pessoa física? Pois é! Nossas soluções e relatórios foram desenvolvidos com o objetivo de apresentar dados que podem ajudar empresas a interpretar o risco corrido nas suas principais negociações.
A partir das soluções para PF, sua empresa poderá realizar a consulta de CPF, verificar o histórico de pagamento de PF e fazer a análise de crédito de pessoas físicas. Tudo isso com acesso aos dados cadastrais do cliente, de inadimplência, comportamentais, informações sobre cheque, analíticos, sumarizados e muito mais!
Relatórios e soluções para pessoa jurídica
Além das opções para pessoa física, a Serasa Experian também conta com uma série de relatórios e soluções desenvolvidos especificamente para pessoa jurídica. Veja a seguir:
- Pontualidade de Pagamentos PJ;
- Cadastro Positivo;
- Histórico de Pagamento PJ;
- Histórico de Pagamento Financeiro;
- Relatórios de análise de crédito de pessoas jurídicas.
Gostou desse post? Então aproveite para complementar seus conhecimentos com mais conteúdos como este, que estão disponíveis no Blog da Serasa Experian! São conteúdos diversos que contemplam o universo empresarial com propriedade e relevância.
Além disso, nosso site conta com diversas outras ferramentas inteligentes desenvolvidas especificamente para garantir o sucesso do seu negócio. Conte com a ajuda das soluções no site da Serasa Experian e tenha acesso a uma série de informações e análises essenciais para realizar a tomada de decisões estratégicas da sua empresa, principalmente na concessão de crédito para PJ e PF!