As incertezas causadas por um cenário econômico instável e volátil mudaram completamente a forma como as companhias com fins lucrativos atuam entre si. Normalmente, quem possui um bom score de crédito e um histórico financeiro amplo tem mais chances de conseguir empréstimos ou fazer compras a prazo.

No entanto, empresas novas e com pouca movimentação no CNPJ sofrem com a falta de dados suficientes para transmitir confiança durante as transações comerciais. Afinal, se o time de crédito de uma organização concedente não conhece o perfil de risco de crédito de quem está na outra ponta da negociação, é difícil existir a segurança necessária para tomar as melhores decisões, não é mesmo?

Nesse cenário, o pagamento com recebíveis é um modelo financeiro que vem ganhando espaço no Brasil: dão mais credibilidade para quem busca crédito para ampliar seus negócios, garante que fornecedores recebam por suas vendas e assegura que financiadoras receberão seus valores ao disponibilizar um empréstimo ao detentor dos recebíveis.

Pensando em todos os aspectos que envolvem esse assunto, nós, da Serasa Experian, decidimos explorar o tema para que ambas as partes envolvidas tenham acesso aos benefícios dessa modalidade, como melhora no fluxo de caixa, maior liquidez ou acesso rápido ao capital. Continue a leitura e aproveite!

O que é o pagamento com recebíveis?

O pagamento com recebíveis se caracteriza como um serviço financeiro que permite às empresas pagarem suas contas utilizando seus valores futuros a receber como garantia. Em outras palavras, o modelo faz com que a titularidade desses valores seja transferida, por exemplo, a um fornecedor como forma de pagamento, em situações que a empresa contratante dos serviços não possui caixa disponível para quitar os serviços solicitados.

Agora que você sabe o que é o pagamento com recebíveis, que tal aprender como ele funciona e como mitigar riscos indesejados? Como dissemos, ele pode ser utilizado por empresas de qualquer porte ou modelo de negócios que queiram obter crédito, pagar seus fornecedores e ganhar relevância na busca por investimentos.

Por que as empresas fazem pagamentos com recebíveis?

Os motivos mais perceptíveis que levam as empresas a optar pelo pagamento com recebíveis são a possibilidade de manter seu fluxo de caixa, adquirir produtos e obter matéria-prima quando não existem condições de fazer empréstimos ou, simplesmente, pagar à vista seus financiadores.

Além disso, as empresas também têm a possibilidade de aproveitar oportunidades de investir nas estruturas físicas ou em comércio virtual e melhorar o fluxo de caixa da empresa. Para facilitar, montamos um resumo prático das principais vantagens. Veja:

  • Pagar dívidas que vencem antes do prazo de recebimento dos parcelamentos feitos pelos clientes;
  • Levantar capital de giro para manter a organização em plena atividade;
  • Atender às demandas sazonais do comércio;
  • Cobrir operações internas e externas com juros reduzidos;
  • Reforçar o quadro de colaboradores;
  • Ampliar ou renovar o estoque de produtos ou adquirir mais matéria-prima.

Qual é a diferença entre pagamento e antecipação de recebíveis?

A principal e fundamental diferença entre os dois tipos de operações financeiras está no fato de que, na antecipação de recebíveis, as receitas futuras de pagamento são dadas como garantia.

Já no pagamento com recebíveis, a organização apenas transfere a titularidade dos valores a receber de vendas feitas em cartões, cheques, duplicatas e outras formas de pagamento aos seus fornecedores ou outros parceiros comerciais com os quais fizeram negócios e adquiriram alguma dívida que precisará ser paga sem riscos de que ocorra a inadimplência.

Conheça a análise de crédito com recebíveis da Serasa Experian!

Sabia que, desde 2021, tornou-se obrigatório o registro de todos os recebíveis em uma entidade registradora para possibilitar que as informações possam ser compartilhadas a partir do consentimento da empresa?

O principal objetivo da disposição é fazer com que a concessão de crédito seja fomentada, abrindo as portas para que mais interessados em fazer negócios tenham acesso às informações relevantes, melhorando suas análises na hora de fazer uma concessão de crédito.

Nesse cenário, várias organizações consideram a abertura de uma factoring ou financeiras em busca de capital de giro e lucratividade. No entanto, abrir uma factoring pode exigir muito planejamento e investimento para sair do papel. É aí que entram as soluções Credit as a Service.

O Credit as a Service (CaaS) é uma tendência no mercado financeiro que proporciona serviços de concessão de crédito com muito mais flexibilidade e conveniência por meio de plataformas online. A MOVA, solução de Credit a as Service da Serasa Experian, por exemplo, simplifica e agiliza a concessão, permitindo que qualquer empresa crie esteiras de crédito customizadas e tenha autonomia para operar suas próprias linhas de crédito.

Além disso, é possível contar com as nossas soluções de análise de crédito com recebíveis. As empresas recebem modelos analíticos e indicadores enriquecidos com o histórico de recebíveis do cliente analisado e blends de informações para melhorar a análise de crédito.

Em todos os modelos, são feitas análises de crédito utilizando como base critérios predefinidos, dados do cliente, risco de crédito, agenda e histórico financeiro.

Assim, com uma gestão de crédito muito mais completa e um melhor entendimento da classificação de riscos e saúde financeira do cliente, as organizações poderão melhorar as ofertas de crédito, gerenciar prazos de pagamento e ter mais segurança para expandir.

Linhas de crédito especial para PMEs podem ser desenvolvidas com taxas mais atrativas, assim como os recebíveis utilizados como garantia e o limite de clientes aumentado com muito mais segurança.

Tudo isso é possível por meio da concentração de dados sobre clientes novos e atuais, fazendo com que a aprovação de clientes e a criação de novas ofertas tenham riscos minimizados. Além de gerar mais segurança nas transações, os dados aumentam a rentabilização de clientes e reduzem perdas com a recuperação e renegociação de dívidas.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre antecipação de recebíveis e como eles impactam todos os lados das empresas em negociação. Se quer continuar por dentro de mais informações relevantes, não deixe de navegar pelo nosso blog. Até a próxima!