Você sabia que um estudo inédito da Serasa Experian revelou que mais de 22 milhões de consumidores passaram a ter acesso ao crédito por meio do Cadastro Positivo? E mais: sabia que a mesma ferramenta ampliou em 18 vezes as chances de acesso ao crédito para negativados?

Sim, seja por meio de empréstimos, vendas a prazo, linhas de crédito ou financiamentos, conceder crédito é uma prática comum a todos os tipos de negócio existentes. No entanto, essas transações precisam ser as mais seguras possíveis para todas as partes envolvidas, mitigando a perda de receita e ciclos de endividamento em contextos econômicos desafiadores.

É nesse cenário que a análise de crédito automatizada ganha protagonismo. Atualmente, com a quantidade de dados disponíveis crescendo exponencialmente, plataformas e motores de decisão são essenciais para lidar com grandes volumes de informações. Ao cruzar dados internos e externos de forma rápida e eficiente, essas ferramentas evitam falhas, melhoram a precisão das decisões e garantem que nenhuma informação relevante seja deixada de lado.

Além disso, ao integrar tecnologias como machine learning, essas plataformas podem antecipar tendências e comportamentos, o que torna a análise de crédito ainda mais ágil e precisa. Isso reduz significativamente os riscos, como decisões mal informadas ou projeções financeiras falhas, ajudando a manter a reputação das empresas e prevenir crises econômicas.

Ficou interessado em entender como essas soluções podem beneficiar o seu negócio? Então, prepare-se para descobrir como implementar a análise de crédito automatizada de forma eficaz no dia a dia do seu empreendimento!

O que é análise de crédito automatizada?

A análise de crédito automatizada é uma prática que consiste em realizar a análise de crédito de forma não-manual (com um operador de crédito analisando cada característica do perfil) e sim com uma máquina inteligente rodando a política de crédito pré desenhada.

Em outras palavras, ela utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), Machine Learning (ML) e big data para avaliar a capacidade de crédito, histórico de pagamento, informações financeiras, comportamento financeiro e outros dados de clientes e parceiros com rapidez, precisão e eficiência.

Ao contrário dos métodos tradicionais, que são manuais e muitas vezes demorados, a automação de crédito permite processar grandes volumes de dados em segundos. Isso não só acelera o processo de concessão de crédito, mas também aumenta a precisão das decisões, proporcionando uma visão mais completa e atualizada dos perfis analisados.

Por meio da automação, empresas de diversos setores podem personalizar suas ofertas de crédito, reduzir riscos e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do consumidor. A plataforma ideal pode garantir decisões baseadas em informações concretas, ao passo em que processa centenas de perfis em minutos, com base em dados positivos, alternativos e negativos, considerando desde padrões comportamentais até sócios e acionistas com participação societária em outros CNPJs, como explicamos no vídeo abaixo:

5 passos para implementar a análise de crédito automatizada

O melhor caminho para potencializar a receita do seu negócio enquanto reduz os riscos de inadimplência, melhora a gestão da carteira de crédito e apoia a jornada do consumidor nas etapas do ciclo de crédito — prospecção, originação/concessão, gestão e cobrança —, é com uma análise de crédito automatizada e bem-sucedida.

Vale mencionar que esse processo pode ser uma opção, inclusive, para aquelas que já contavam com a tecnologia e estão, hoje, buscando aprimorar sua utilização para conseguir um maior retorno sobre os investimentos. Afinal, essas plataformas oferecem políticas pré-configuradas em nuvem e, ao mesmo tempo, são customizáveis às necessidades particulares de cada caso isolado.

Agora, — seja você parte de uma Fintech, indústria, cooperativa de crédito, instituição de ensino, varejo ou demais modelos empresariais — vamos ao que interessa. Role a página e confira nossas dicas para implementar a análise de crédito automatizada em seu negócio!

1. Considere a política de crédito atual da sua empresa

Antes de tudo, é essencial que você compreenda a política de crédito atual adotada pela sua organização. Você pode analisar, por exemplo, o que é necessário para a concessão, os tipos de informações que deverão ser levadas em conta e quais os parâmetros analisados para determinar se o interessado será aprovado ou não para o crédito.

Não hesite em adotar todas as medidas necessárias para entender a metodologia de análise de crédito em vigor, para que assim seja possível definir o que está funcionando da forma correta e onde existem espaços para melhoria.

2. Avalie as necessidades do seu negócio

Depois, é essencial entender onde estão os pontos críticos no processo atual de concessão de crédito. Sua empresa está enfrentando dificuldades com a lentidão no processo de análise, precisa aumentar a precisão das decisões de crédito ou quer reduzir os erros humanos?

Com plataformas automatizadas, é possível lidar com grandes volumes de dados, cruzando informações internas e de mercado de forma rápida e eficiente. A Serasa Experian, por exemplo, já auxiliou mais de 4 bilhões de decisões e atendeu a mais de 600 clientes em 75 países.

Isso inclui 50% dos maiores bancos globais, que conseguem emitir uma decisão de crédito em apenas 0,2 segundos com nossas plataformas, que garantem uma análise precisa, rápida e sem perda de informações essenciais, além de evitar falhas causadas por erros humanos e garantir que nenhuma informação relevante seja ignorada durante o processo de concessão de crédito.

Além disso, considere também todos os indivíduos e parceiros com os quais o empreendimento já teve alguma relação comercial para entender melhor os respectivos perfis comportamentais e financeiros.

É possível que existam aqueles que, mesmo já negativados, apresentam dados positivos em seu Cadastro Positivo, enquanto outros tornam-se maus pagadores com o tempo e flexibilidades oferecidas com o tempo de parceria.

3. Escolha da tecnologia adequada para a sua gestão de limites

Ao selecionar uma plataforma de análise de crédito, é importante considerar não só a reputação do fornecedor, mas também as funcionalidades da solução, sua escalabilidade e como ela pode ser customizada para atender às necessidades do seu negócio.

As plataformas e motores de decisão da Serasa Experian, por exemplo, se destacam pela robustez e capacidade de processar grandes volumes de dados de maneira ágil e segura, além de permitir ajustes rápidos nas estratégias de crédito conforme necessário.

A capacidade da solução em permitir que cada cliente ajuste suas estratégias sempre que necessário, ao mesmo tempo em que permite avaliar em tempo real as informações obtidas, pode fazer toda a diferença na saúde financeira de quem busca por crédito e para as organizações que concedem empréstimos, fazem vendas a prazo ou negociam com grandes indústrias.

Além disso, leve em conta o suporte técnico oferecido e as avaliações de outros usuários para garantir que a solução se alinhe com seus objetivos de negócio. Você também pode conferir a Playlist no YouTube da Serasa Experian que explica tudo sobre a jornada de crédito. Temos certeza de que muitas das suas dúvidas poderão ser sanadas com a expertise dos nossos colaboradores!

4. Integre a plataforma com sistemas já existentes

Agora é o momento em que a análise de crédito automatizada começa a tomar sua melhor forma: com a implementação da solução escolhida a sistemas ou aplicativos que o credor já possui para concessão de crédito que combinarão dados internos e externos.

No mercado, é possível encontrar soluções hosteadas, on-premises ou na nuvem, mas é importante que todas integrem-se, também, com os demais sistemas financeiros, ERP ou CRM já em uso pela organização, a fim de eliminar redundâncias, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional como um todo.

É possível, por exemplo, que as instituições credoras utilizem o perfil dos clientes que já fazem parte da carteira para determinar para quem negarão o crédito, os motivos da recusa ou, então, para quem decidirão aprovar novos limites e quais valores serão disponibilizados em novas negociações.

Normalmente, as políticas de crédito e demais regras que definem o ciclo de crédito são parametrizadas com autonomia e flexibilidade — existem plataformas nas quais os próprios leads ou parceiros conseguem manusear essa configuração, enquanto outras permitem apenas que a organização seja responsável.

Além disso, grande parte dessas ferramentas também disponibiliza relatórios de monitoramento para acompanhar e registrar em tempo real todo o processo de decisão e concessão de crédito, bem como recomendar negociações com base em análises preditivas de informações negativas combinadas com dados positivos e alternativos, como:

  • Histórico de pagamentos: informações sobre pagamentos realizados em dia, como contas de luz, água, telefone, internet e outras utilidades;
  • Parcelas de empréstimos e financiamentos quitadas: dados sobre pagamentos de financiamentos de imóveis, veículos, ou empréstimos, quando feitos sem atrasos;
  • Créditos consignados e pessoais: pagamento regular de empréstimos consignados ou pessoais;
  • Compras parceladas: cumprimento de pagamentos em compras parceladas, como em lojas de varejo;
  • Faturas de cartão de crédito: pagamento total ou parcial dentro do prazo das faturas do cartão de crédito;
  • Contrato de serviços financeiros: comportamento de pagamento em contratos de produtos e serviços financeiros diversos;
  • Pagamentos recorrentes: obrigações recorrentes quitadas, como mensalidades escolares, seguros e planos de saúde;
  • Pagamentos de aluguéis e condomínios: cumprimento de pagamentos de aluguéis e taxas de condomínio em dia.

5. Treine e capacite sua equipe

É importante ter em mente que os colaboradores responsáveis pelo manuseio das plataformas de automação de crédito precisam estar inteiramente capacitados para utilizar as ferramentas, bem como para interpretar os dados obtidos de forma correta.

Afinal, é com eles que todo o ciclo de crédito nas fases de prospecção, concessão/originação, gestão e cobrança será produtivo ou oneroso, embasado em tomadas de decisão precisas ou imprecisas.

Além disso, a atualização da equipe sobre as melhores práticas e tendências na gestão de crédito do mercado, bem como as mudanças nas condições econômicas, é igualmente necessária para que a gestão de escolhas seja a mais eficiente possível para mitigar riscos e contribuir para um crescimento exponencial e sustentável ao lado de parceiros e clientes fiéis.

Qual a a importância de contar com plataformas e motores de decisão?

Em um mercado onde a velocidade e a precisão são essenciais, contar com uma plataforma automatizada de análise de crédito é o diferencial que pode transformar sua empresa. Imagine processar milhares de dados em segundos, obtendo uma visão clara dos riscos e oportunidades, tudo de forma automática e sem o risco de erros humanos humanos.

Com uma plataforma como a da Serasa Experian, que já ajudou a realizar mais de 4 bilhões de decisões de crédito, sua empresa terá acesso a um sistema que cruza dados de mercado e informações internas em apenas 0,2 segundos. Isso significa decisões mais rápidas, seguras e embasadas em informações completas.

Exemplo disso foi a pesquisa realizada pela consultoria Forrester a pedido da Experian, em 2023, com mais de 100 empresas de diferentes portes no Brasil. O estudo mostrou que 50% delas demonstraram interesse em incluir ainda mais dados nas tomadas de decisão para entender os riscos aos quais estavam expostas.

Ao integrar big data, inteligência artificial e machine learning, esses motores de decisão analisam padrões que muitas vezes passariam despercebidos, permitindo que sua empresa conceda crédito com confiança. Mais do que isso, a agilidade dessas soluções permite que você escale seu negócio sem comprometer a qualidade das análises.

Ou seja, os motores de crédito não são apenas uma ferramenta. Eles são a chave para tomar decisões melhores e mais seguras. Com essa tecnologia, você estará sempre à frente, usando dados para mitigar riscos e aproveitar oportunidades de forma rápida e eficiente, garantindo que seus processos estejam sempre alinhados com as demandas do mercado.

Então, por que continuar com incertezas e correr riscos desnecessários? Acesse nosso portal e solicite o atendimento de um de nossos especialistas para encontrar a ferramenta de análise de crédito automatizada que mais se enquadra ao seu perfil empresarial. Estamos te esperando!