O acesso aos dados do Cadastro Positivo mudou a forma como as empresas enxergam os seus parceiros comerciais. Hoje, já é possível dizer que, a partir do histórico de obrigações de pagamentos realizados ou em andamento, os consumidores experimentam uma avaliação de crédito mais alinhada ao seu comportamento individual em relação às finanças.

Essa nova realidade é muito importante para quem precisa adicionar camadas de segurança aos seus processos internos para não errar na hora de conceder crédito. Com a solução certa, é possível identificar melhor a base de bons pagadores e criar melhores estratégias para a aceitação de clientes que possam apresentar algum tipo de risco.

E se engana quem acha que a fonte de dados do Cadastro Positivo se restringe a pessoas naturais ou jurídicas que concedam crédito, administrem operações de autofinanciamento e realizem venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro.

O Cadastro Positivo também conta com outras fontes de dados, como as dos prestadores de serviços continuados (água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações e assemelhados), o que ajuda a ampliar a visão sobre consumidores com pouco histórico creditício (conhecidos como público thin file).

Combinar soluções: segredo para uma análise mais eficiente

Com tantos dados disponíveis, fica até difícil entender o que é mais relevante no momento de uma avaliação. É por isso que a Serasa Experian criou novas visões para que as empresas associem as informações como quiserem, personalizando análises e extraindo o que realmente importa para o modelo de negócio.

Um dos segredos da eficiência nas análises de crédito é exatamente o uso combinado de soluções, que ajuda a formar uma imagem mais clara e consistente dos hábitos financeiros de quem está sendo consultado.

Uma das soluções que nós trouxemos para o mercado recentemente, o Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão, é um ótimo exemplo disso.

Ao combinar um relatório de crédito – em que constam dados cadastrais que ajudam a conhecer o consumidor, dados de comportamento de negócios que dizem se o consumidor tem solicitado crédito em outras empresas e dados de negativações – com a visão de dados do Cadastro Positivo, você entende o perfil do consumidor e o momento pelo qual este está passando (dificuldades em honrar os compromissos assumidos, o pagamento das faturas por completo, e até mesmo se tem vários cartões em uso).

Essas visões complementares ajudam a gerar segurança para as decisões da sua empresa e, principalmente, oportunidades para aumentar a rentabilidade nos negócios.

A realidade é melhor que a estimativa

Uma das maiores vantagens dos dados do Positivo presentes em soluções como o Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão é o poder que a empresa conquista na avaliação dos clientes. Se, antes, só era possível tomar decisões com base nas melhores estimativas do mercado, agora é possível ver a realidade financeira do consumidor.

Um cliente que tem uma negativação por cheque sem fundos há 3 anos representa um risco iminente para a sua concessão? Depende. Se você visualizar o comportamento recente de pagamentos dele, poderá entender se existe um comportamento positivo ou negativo em relação aos pagamentos.

Essa negativação de 3 anos atrás pode ter sido um caso pontual ou isolado, e o cliente pode estar honrando em dia todos os compromissos recentes que assumiu com cartões. Esse cenário não te dá uma outra impressão sobre quem parecia ser um mau pagador à primeira vista?

Combine com relatórios e outras soluções

Com a proposta de um combo que indica o comportamento real do consumidor em relação aos cartões de crédito nos últimos períodos (com recortes de 3, 6 e 12 meses), a Serasa Experian inovou para ajudar a sua empresa a criar estratégias mais eficientes.

E essa visão única – que pode ser potencializada com os relatórios ou outras soluções do nosso portfólio – só é possível usando a base mais completa da América Latina, com as melhores informações cadastrais, comportamentais e negativas do mercado.

Proteja e impulsione hoje mesmo as suas avaliações de crédito!

Onde o combo está disponível para consultas?

A partir da contratação do Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão, a sua empresa pode escolher a forma de acesso ideal. Além das tradicionais consultas aos relatórios de crédito (Concentre e Crednet), sua empresa pode consumir via string, lote/batch e, em breve, via web (Menu de Produtos) e no Credit Bureau.

Você acessa como quiser, combina com as informações mais relevantes para o seu modelo de negócios e pronto: a melhor visão dos consumidores está garantida. Experimente!

 

Importante: a decisão da aprovação ou não de crédito é de exclusiva responsabilidade do concedente. As informações do Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão têm o objetivo de subsidiar e complementar as consultas a relatórios e decisões e, em nenhuma hipótese, deverão ser usadas como justificativa, por parte do concedente, para a tomada de decisões.