O financiamento estudantil privado tem sido utilizado por instituições particulares de ensino nos últimos anos para tentar diminuir a evasão escolar. Diferentemente do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que é um programa do Ministério da Educação, neste caso o crédito é concedido pelos próprios colégios ou universidades.
Neste modelo de financiamento, instituições realizam empréstimos diretamente para os estudantes, não sendo preciso recorrer a bancos ou empresas de crédito.
Desde o início da pandemia de Covid-19, os consumidores estão tendo dificuldades de realizar diversos tipos de pagamentos, o que acaba impactando também as mensalidades escolares. O Relatório Global de Insights da Experian, divulgado em fevereiro de 2021, aponta que ao menos 8% dos brasileiros têm dificuldade de pagar empréstimos estudantis.
Para automatizar o processo de análise, as instituições podem utilizar uma solução de motor de decisão de crédito na qual são configuradas as politicas de crédito e parametrização pela empresa fornecedora da solução. Cada instituição traça seu próprio perfil, pois não há um regra geral.
O motor de crédito elimina a subjetividade e parcialidade na análise, passando a ser padronizada e embasada em informações fundamentadas.
A automação também otimiza o processo de análise em épocas de maior demanda nas escolas e universidades, como em períodos de matrículas. Nestas fases é necessário tomar mais decisões e com mais rapidez. Fazer as análises de forma manual, entretanto, resulta em mais tempo investido para quem valida e para quem aguarda as respostas. Outro ponto importante é que ao usar um motor de decisão se evita a duplicidade de consulta.
E como funciona no dia a dia? Após a implementação da solução, basta o analista da instituição inserir o número do documento fornecido pelo estudante ou responsável para realizar a consulta sobre o perfil. A resposta sobre aprovação, reprovação ou se a análise deve ir para a mesa é dada em segundos, de maneira objetiva. Qualquer profissional consegue utilizar uma plataforma de automação de crédito, pois o processo é simples.
Simulação de Financiamento Estudantil Privado
Um recurso interessante que pode ser utilizado por instituições que fornecem financiamento particular é disponibilizar a simulação online de pré-aprovação dentro do próprio site das organizações para que o próprio público realize a consulta.
As instituições podem até solicitar outros documentos posteriormente em outro momento, mas inicialmente só com o CPF do aluno ou responsável financeiro, por exemplo, já é possível analisar a possibilidade de financiamento particular.
A praticidade da simulação online chama atenção dos interessados, que não precisam se deslocar ou entrar em contato com canais de atendimento para entender a avaliação do seu perfil. O recurso acaba impactando o trabalho dos departamentos financeiro, comercial e de marketing das instituições de ensino.
A Serasa Experian indica o Power Curve Crédito para instituições de ensino que desejam automatizar a análise de crédito. A plataforma aplica a política de crédito selecionada e faz consultas em bases de dados internas, externas e também na da Serasa Experian para uma tomada de decisão mais eficiente.
A nossa equipe auxilia na parametrização da política de crédito já vigente ou pode trabalhar em parceria com as empresas para a estruturação. Os nossos consultores também dão treinamentos sobre a utilização da solução e oferecem respaldo online durante a implementação.