As parcerias empresariais são fundamentais para o desenvolvimento de ações e estratégias de uma organização. Esse relacionamento entre empresas pode ser benéfico para ambos os lados, apesar disso, esse processo deve ser realizado com tranquilidade e muito cuidado.
A Serasa Experian preparou um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para realizar uma parceria empresarial estratégica e vantajosa para a sua empresa. Continue conosco e confira as dicas que preparamos!
Neste conteúdo você vai ver
O que é uma parceria empresarial?
A parceria empresarial é um acordo realizado entre duas empresas que desejam atingir um objetivo em comum. Muitas vezes, o alvo desejado é difícil de ser alcançado sozinho, por isso, essa colaboração é fundamental para garantir o sucesso das ações.
No geral, as organizações participantes da parceria são complementares umas às outras. Isto é, elas colaboram entre si com competências, recursos ou conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória de mercado das mesmas.
Além disso, existem algumas situações nas quais a parceria acontece com objetivos de marketing. Nesses casos, o intuito da colaboração é trazer visibilidade, gerar reconhecimentos e captar novos clientes para os negócios.
Como funciona a parceria empresarial?
As parcerias empresariais costumam ser realizadas por meio de contratos criados para cada uma das ocasiões. Apesar disso, essas ações não são consideradas vínculos empregatícios, e sim uma relação entre duas organizações que voltam seus esforços para um objetivo em comum.
Outro fator importante a ser considerado é que as parcerias empresariais podem ser realizadas por empresas de diversos segmentos e tipos. Ou seja, ela pode se dar entre empresas da mesma área, fornecedores e corporações no geral. O importante é a colaboração ser realizada por negócios que se complementam.
Por último, a realização das estratégias de uma parceria empresarial podem variar muito, afinal, cada organização possui suas metas e objetivos. Dessa forma, as empresas que estão colaborando entre si podem contribuir de diferentes formas.
Quais organizações podem firmar uma parceria empresarial?
Todas as empresas podem realizar parcerias empresariais e estabelecer laços estratégicos com outras organizações. Conforme comentado anteriormente, essa colaboração pode acontecer de diferentes formas, mas o importante é que os negócios sejam complementares entre si.
Essa união dos esforços faz com que os recursos e processos sejam otimizados de diferentes formas. Por esse motivo, as parcerias empresariais podem ser feitas entre todas as empresas, sejam elas concorrentes diretos ou indiretos.
Tipos de contratos de parceria
Assim como citado em outros momentos, as parcerias empresariais podem acontecer de diversas formas. Por isso, existem vários tipos de contratos, afinal, cada situação exige uma negociação específica. Continue conosco para entender melhor sobre cada um dos tipos de colaboração entre empresas:
1. Parceria para o desenvolvimento de novos serviços e produtos
Muitas empresas possuem dificuldades em desenvolver novos produtos e serviços que sejam inovadores e se destaquem no mercado. Afinal, o mercado atual possui muitas organizações concorrendo entre si para chamar a atenção dos consumidores e nutrir leads.
Tendo isso em mente, muitas marcas se juntam para criar algo novo e atrativo para o consumidor. Nesses cenários, as empresas contribuem entre si unindo suas competências, conhecimentos e especialidades de mercado para desenvolver algo novo e atraente.
Como exemplo podemos analisar a parceria entre as empresas Fini e Carmed, um sucesso de parceria empresarial que resultou em R$ 23 milhões em um único mês. A colaboração entre os dois negócios resultou na criação do Carmed Fini, um hidratante labial com o aroma das famosas balas.
De modo geral, as organizações uniram seus conhecimentos e práticas de mercado para criar algo totalmente novo. Com isso, ambas empresas ganharam reconhecimento do mercado e impulsionaram suas vendas.
2. Parceria para o desenvolvimento de tecnologias e novos softwares
Todas as organizações possuem problemas a serem resolvidos ou oportunidades para melhorar processos. Por isso, a parceria empresarial para o desenvolvimento de tecnologias e novos softwares é tão buscada.
É importante ressaltar que, nesses casos, as organizações costumam não ter o Know How (experiência empresarial) necessário para solucionarem o problema sozinhas. Além disso, adquirir os conhecimentos necessários para esse processo demandaria muito tempo e recursos, fazendo com que a possibilidade de criar um software ou tecnologia sozinho se torne inviável.
Nesses casos, os negócios costumam ter problemas semelhantes e, por isso, desenvolvem soluções válidas e estratégicas para ambas empresas. Isso faz com que a estratégia seja vantajosa para todos os lados, trazendo bons resultados para os negócios.
Um grande exemplo de parceria empresarial que trouxe resultados positivos para a organização e para a comunidade foi a colaboração entre a Microsoft, Samsung e algumas startups brasileiras. As empresas fizeram contratos entre si para desenvolverem soluções e ações de promoção à educação tecnológica no país.
De modo geral, as organizações desenvolveram softwares e tecnologias para capacitar crianças e jovens, além de incentivar o uso da tecnologia na educação. Essa parceria fez com que as empresas fortalecessem sua imagem de mercado e solucionassem um problema visto pelas mesmas na comunidade.
3. Parceria de divulgação entre empresas
Conforme comentado anteriormente, existem parcerias empresariais feitas apenas com objetivos de marketing. Isto é, as organizações envolvidas realizam a estratégia para divulgarem seus serviços ou produtos no mercado, além de fortalecer a imagem das empresas perante aos clientes.
Esse é o tipo de parceria empresarial mais comum, onde uma empresa indica a outra para aumentar o reconhecimento de mercado das mesmas e atrair novos clientes. Essas colaborações costumam acontecer nas redes sociais, porém também podem ser realizadas em outros meios.
A estratégia de parceria de divulgação também é chamada de Co-branding, afinal, as organizações visam aumentar o valor agregado aos seus produtos e serviços. De modo geral, as empresas unem suas qualidades e competências para aproveitar as oportunidades do mercado.
Cuidados essenciais ao realizar uma parceria empresarial
Pode parecer simples, mas uma parceria empresarial exige muitos cuidados. Afinal, estratégias mal feitas podem ocasionar em prejuízos financeiros e à marca da empresa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais para levar em consideração ao realizar uma colaboração entre empresas. Confira:
1. Estude o mercado e entenda seus concorrentes
Conhecer o mercado no qual sua organização está inserida é fundamental para encontrar os parceiros de negócio certos. Além disso, o processo de análise dos seus concorrentes (diretos e indiretos) desempenha um papel fundamental na definição das oportunidades de crescimento da sua empresa.
Essa etapa de análise e estudo deve considerar diversos aspectos do setor da organização, como: tecnologias implementadas pelos concorrentes, share of wallet e possíveis parceiros comerciais.
O estudo realizado te ajudará a identificar organizações com objetivos semelhantes aos seus, trazendo oportunidades de colaborações benéficas para todos os lados. É válido ressaltar que os parceiros não precisam ser do mesmo ramo, mas devem possuir competências e conhecimentos complementares.
2. Pesquise o status jurídico e financeiro dos seus parceiros
Uma vez que você já identificou quem são seus parceiros em potencial, é necessário compreender a índole dos mesmos. Por isso, é fundamental entender o status jurídico e financeiro das empresas. Existem diversas formas de realizar esse processo, mas nossa indicação é realizar uma consulta de CNPJ da organização.
Esse estudo pode ser realizado com a ferramenta de Consulta de CNPJ da Serasa Experian. Com essa solução, é possível gerar insights que façam sentido para o negócio durante o momento de negociação com os potenciais parceiros.
Vale ressaltar que a solução conta com diversos níveis de consulta, podendo ser mais básicas ou completas. Dessa forma, você pode entender as dívidas da organização, dados cadastrais, ações judiciais, protestos e muito mais. Além disso, outra vantagem muito clara para os negócios que utilizam essa ferramenta é a possibilidade de realizar a análise de sócios e administradores.
Com isso, é possível compreender melhor quem são as pessoas com as quais você realiza parceira, tendo a possibilidade de entender se eles estão envolvidos com outros CNPJs ou falências. Dessa forma, você consegue se proteger de possíveis fraudes e outros prejuízos financeiros. Conheça melhor essa ferramenta!
3. Entenda os valores pregados pelas organizações
Ao escolher um parceiro empresarial, é muito importante considerar os valores da organização e seus objetivos. Atualmente, os consumidores consideram muito o que é pregado por uma empresa antes de consumir seus produtos e serviços.
Caso um negócio tenha uma reputação ruim e sua empresa realize uma parceria empresarial com ele, a forma como os seus clientes enxergam sua organização pode ser afetada. Por esse motivo, sempre faça uma análise profunda sobre os valores transmitidos pelas companhias.
Lembre-se de buscar por parceiros com valores semelhantes aos seus e com competências e habilidades complementares às da sua empresa. Dessa forma, as chances de sucesso durante as ações serão maiores.
4. Estude e compreenda seu público-alvo
Conhecer com clareza o seu público-alvo é uma atitude fundamental para as mais diversas situações, sejam elas em campanhas de marketing digital ou em parcerias empresariais sobre assuntos internos. Isso acontece, pois as ações devem servir para agregar valor de alguma forma ao cliente.
O público-alvo é um grupo de consumidores com características semelhantes entre si e com potencial de se tornarem clientes do seu negócio. Esse perfil de pessoa costuma compartilhar alguns aspectos como: gênero, idade, classe social, localização geográfica e mais.
É muito importante entender essas características do seu público-alvo para buscar parceiros com perfis de clientes parecidos. Com isso, é possível alcançar resultados mais satisfatórios para a sua organização e para os seus parceiros.
Por esse motivo, recomendamos segmentar essas pessoas para potencializar os resultados da sua parceria empresarial. Uma forma de realizar esse processo é por meio das ferramentas de Segmentação de Público e Análise de Mercado da Serasa Experian. Acesse o site e conheça nossas soluções!
5. Mantenha o foco no seu cliente
Para obter resultados efetivos, suas ações e de seus parceiros devem ser voltadas para os consumidores. Afinal, o objetivo das empresas é garantir lucro e uma boa estabilidade financeira. Mas, para realizar isso, as parcerias empresariais devem estar voltadas para as necessidades e desejos dos clientes.
Uma vez que um parceiro seu faz com que a expectativa dos seus clientes seja quebrada, uma empresa fica com a reputação manchada e pode sofrer com prejuízos financeiros e legais. Pensando nisso, sempre confira a viabilidade e a confiança das organizações nas quais você pretende realizar colaborações.
6. Defina os limites entre a parceria
Desde o início da parceria é essencial definir quais são os objetivos da ação e quais são as responsabilidades de cada uma das organizações. Esse momento é fundamental para alinhar as expectativas e, quando feita durante o período de escolha dos parceiros, atrair a atenção de novas empresas com potencial de colaboração.
Esse processo pode ser realizado de diversas formas, incluindo a criação de apresentações visuais com as informações ou a elaboração de documentos escritos para serem apresentados para os interessados. Lembre-se de manter a clareza e a sinceridade nas informações. Isso evitará dores de cabeças e problemas durante a parceria.
7. Monitore o desempenho das ações
Por último e não menos importante, mantenha uma avaliação constante dos resultados obtidos durante a campanha. Esse controle te ajudará a entender a efetividade das ações e a rentabilidade da parceria empresarial feita.
Além disso, essa avaliação dos resultados ajudará os líderes da organização a identificarem quais são os pontos de melhoria nas ações, potencializando os resultados.
Quais são os benefícios de realizar uma parceria empresarial?
A implementação da parceria empresarial nas empresas pode trazer ótimos resultados para todos os envolvidos. Para te ajudar a entender as vantagens dessa estratégia, selecionamos os principais benefícios da prática. Confira:
Aumento na visibilidade no mercado
Conforme comentado anteriormente, a parceria empresarial pode ter objetivos de marketing, voltados para a divulgação dos produtos e serviços de uma organização. Graças a isso, as organizações ganham mais visibilidade e força de mercado, sendo reconhecidas por mais pessoas e abrindo a oportunidade para adquirir uma nova cartela de clientes.
É válido ressaltar que essa estratégia também pode auxiliar no processo de chegada a um novo nicho do mercado. Isso acontece, pois, as organizações possuem a oportunidade de criar relacionamentos mais duradouros com as outras empresas.
Melhora a lucratividade dos envolvidos
As colaborações estratégicas podem ajudar a aumentar o faturamento das empresas, resultado dos novos serviços, produtos ou tecnologias criadas.
Esse tipo de ação também pode auxiliar no processo de ampliação do mercado e no desenvolvimento do negócio. Todos esses aspectos contribuem diretamente para uma melhora significativa na lucratividade das organizações envolvidas.
Torna a empresa mais competitiva
Com um aumento na lucratividade e mais reconhecimento no mercado na qual a empresa está inserida, ela passa a se tornar mais competitiva em seu setor. Por exemplo, produtos de maior qualidade ou serviços inovadores fazem com que a organização se destaque de seus concorrentes.
Além disso, a parceria empresarial pode trazer muitos outros benefícios relevantes e muito atrativos, como:
- Proporciona o acesso à tecnologias inovadoras;
- Otimiza os processos e funções da empresa;
- Melhora o alcance das ações;
- Diminui o Custo por Aquisição de Cliente (CAC).
Gostou desse texto? Esperamos que sim! A Serasa Experian conta com todas as ferramentas necessárias para garantir o sucesso das suas ações de parceria empresarial, por isso, conte conosco. Além disso, no nosso blog, você encontra muitos outros materiais como esse.
Realizou uma parceria? Fique atento ao que acontece com o CNPJ dos seus parceiros comerciais, fornecedores e clientes com a solução de monitoramento de clientes da Serasa Experian! Essa pode ser uma funcionalidade fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio, entendendo se o perfil dessas pessoas muda e outras informações importantes.
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