Se você chegou neste conteúdo querendo saber como analisar um registro de recebíveis, provavelmente deve saber que até julho de 2021, todas as informações financeiras coletadas ficavam restritas às próprias adquirentes — que possuíam total liberdade para negociá-las com seus clientes. No entanto, no mês citado, o Banco Central tomou a iniciativa de regulamentar o registro de recebíveis.

As novas disposições fizeram com que os estabelecimentos comerciais interessados em fazer a antecipação de valores a receber tanto no cartão de crédito, quanto de débito, tivessem a oportunidade de fazê-lo com qualquer instituição, independente do modelo de maquininha de cartão utilizado nas transações.

No entanto, é essencial fazer uma boa gestão de recebíveis para que nenhum erro passe em branco, seja do lado de quem antecipa, seja de quem usa esses dados para conceder crédito. Pensando nisso, nós, da Serasa Experian, decidimos elaborar um conteúdo que aborde as principais questões sobre o assunto, além de trazermos direcionamentos sobre como fazer a análise de recebíveis de cartão. Continue a leitura e aproveite!

O que o Bacen diz sobre o registro de recebíveis?

O Banco Central do Brasil, órgão responsável por regulamentar o mercado financeiro e capital do país, vem emitindo uma série de atualizações sobre o registro de recebíveis, com o principal objetivo de minimizar as chances de roubo de informações e manter a interoperabilidade entre os sistemas.

Dentre as principais mudanças, podemos citar a criação do Sistema de Registro de Recebíveis de Cartão (SRC), que centraliza a agenda de recebíveis de cartão de crédito e débito em um só lugar. A partir disso, fica mais fácil acompanhar os valores recebidos por um empreendedor, por exemplo, e oferecer mais segurança na condução de uma operação de crédito.

Como gerenciar o registro de recebíveis de cartão de crédito?

Uma das formas mais rentáveis para gerenciar o registro de recebíveis é por meio da conciliação de cartões, que possibilita um maior controle financeiro para evitar divergências entre valores vendidos e recebidos. Além disso, a conciliação permite verificar se as operações foram feitas corretamente e se houve ou não o pagamento dos valores pelas adquirentes.

Esse método de análise envolve todas as partes: as operadoras ou administradoras do cartão e as instituições financeiras nas quais os valores a receber são depositados. Na conciliação de venda, todas as informações do sistema comercial do varejista são conferidas, checando se existem divergências nos registros, vendas negadas ou canceladas.

Já na conciliação da administradora dos cartões, o recebimento dos montantes devidos são acompanhados e comparados com informações como: o extrato de venda da administradora com o extrato de venda da organização, além de datas, taxas, valores e mais.

Por último, na conciliação bancária, são conferidos todos os dados cadastrados no registro de recebíveis, comparando o extrato da conta corrente do CNPJ com o extrato da administradora e verificando se os valores de depósito informados correspondem aos comprovantes.

Todas essas fases garantem que as entidades participantes do negócio possam realizar um melhor planejamento das suas finanças.

E qual é a importância da análise de crédito com recebíveis?

O registro de recebíveis colabora para que novas negociações sejam feitas e o comércio seja fomentado com mais oportunidades de financiamento e negociação. Mas, ao mesmo tempo, esse dado também abre portas para que as instituições avaliem o risco de crédito dos seus clientes com muito mais eficiência. Veja alguns exemplos:

Mais segurança nas operações

Quando os recebíveis são inseridos na análise de risco, os credores podem ter uma visão bem mais abrangente sobre o fluxo de caixa esperado pela organização. Além disso, os dados possibilitam que sejam analisados os históricos e as tendências de recebimento de recebíveis que, quando positivos, indicam menores probabilidades de inadimplência, de acordo com cada perfil de risco monitorado.

Redução do risco de crédito

A análise da Serasa Experian permite que as empresas tenham uma visão mais nítida dos seus clientes, com a percepção histórica e futura de recebíveis, incluindo tendência, estabilidade, comparativo no setor, indicador de saúde dos recebíveis e perfil de recebíveis, somado aos dados da primeira e maior Datatech do Brasil.

Uma PME (pequena e média empresa), por exemplo, poderia ter um crédito de cinco mil reais aprovado se fossem analisados dados negativos, positivos, protesto e quadro social, que são os índices mais comuns em análises de risco.

Agora, incluindo a visão mensal de recebíveis, com indicadores de sazonalidade, tendências e o valor de recebíveis futuros que o solicitante tem em aberto, a mesma instituição pode passar a ofertar dez mil reais de empréstimo, pois adquiriu uma visão mais ampla dessa pessoa jurídica. Assim, fica muito mais fácil estimar a capacidade que um cliente possui de honrar com os seus pagamentos.

Possibilidade de análise para condições favoráveis

A garantia oferecida pelos recebíveis faz com que os credores estejam muito mais dispostos a estipular novas políticas de crédito, oferecer melhores taxas de juros e condições de negociação mais favoráveis de acordo com o perfil do solicitante.

Descomplique a análise de recebíveis com a Serasa Experian!

Para as instituições que fornecem crédito financiador a PJs (pessoas jurídicas), é essencial que a análise e gestão de recebíveis seja a mais ampla e com mais informações de qualidade possível. Pensando nisso, nós, da Serasa Experian — primeira e maior Datatech do Brasil — unimos a expertise de nossos especialistas com a amplitude do nosso banco de dados para criar soluções de análise de crédito com recebíveis e incrementar a análise de crédito PJ.

Com elas, é possível que empresas interessadas, inclusive não-bancárias, recebam modelos analíticos e indicadores enriquecidos com o histórico e tendência de recepção de recebíveis do cliente, baseados em critérios como agenda de recebíveis fornecidas pelas registradoras. Para aprofundar sua avaliação, a Serasa Experian conta com dados confiáveis de recebíveis futuros.

Essa concentração de dados sobre clientes novos e atuais das empresas faz com que a gestão de crédito seja muito mais completa. Por meio do melhor entendimento da classificação da saúde financeira das PJs, as organizações poderão ampliar sua visão sobre o cliente e assim melhorar as ofertas, gerenciar prazos de pagamento e definir estratégias de cobranças para possíveis situações de insolvência.

Gostou do nosso conteúdo sobre registro de recebíveis? Esperamos que sim! Aqui, você pode perceber como esses valores, se bem gerenciados, impactam as duas pontas de uma negociação. E se quer continuar por dentro de mais informações relevantes, não deixe de conferir nosso blog. Até a próxima!