Por que estimar os gastos do cliente na consulta CNPJ?

Consultar a situação cadastral do CNPJ é uma providência básica para você oferecer condições competitivas de venda B2B.

Neste momento desafiador da economia, é importante adicionar à consulta CNPJ informações mais aprofundadas e abrangentes para complementar os dados de inadimplência. Hoje, a melhor fonte dessas informações é o Cadastro Positivo, que registra dados de comportamento financeiro das empresas brasileiras.

Muitas companhias estão se reestruturando, se adaptando, se reinventando nesta fase de retomada do crescimento. Em geral, esse movimento demanda um aumento de gastos para elas, o que pode desequilibrar o fluxo de caixa.

É aí que o cliente se vê obrigado a priorizar alguns pagamentos (e às vezes até não honrar alguns deles). Detectar essa variação no custo fixo ajuda muito na hora de vender para essa empresa, ampliando sua visão de risco na negociação.

Conhecer os gastos do cliente serve para quê?

Para você conhecer melhor seu cliente e assim fazer uma oferta de crédito competitiva e segura. Isso é fundamental para sua empresa:


Como o Cadastro Positivo ajuda a estimar as despesas do cliente?

O Cadastro Positivo é o banco de dados que registra os pagamentos das empresas e dos consumidores, e não só as informações de inadimplência.

Ele começou a operar no Brasil há cerca de 3 anos. Recentemente, os dados compartilhados atingiram volume e completude suficientes para multiplicar a eficácia das análises de crédito.

A Serasa Experian tem lançado muitas soluções que aproveitam todo o poder dos dados positivos.

Muitas das empresas brasileiras não têm a obrigação legal de divulgar balanços. E mesmo nos balanços publicados, as informações de gastos anuais não estão num formato prático para se aproveitarem na análise de crédito. Os dados positivos fazem a diferença nesses casos, registrando os hábitos de pagamentos das empresas (luz, água, telefone, impostos, folha de pagamento etc.).

Qual é a melhor maneira de estimar as despesas do cliente?

A Serasa Experian tem uma solução especial para você pesquisar essa informação em sua consulta CNPJ: o Gasto Estimado PJ.

Ele passou a usar dados do Cadastro Positivo, mudando um pouco de nome: agora se chama Gasto Estimado PJ com Positivo. É uma solução que mostra uma estimativa de quanto o cliente gasta por ano em despesas fixas.

Os valores aparecem em reais (R$) divididos nas categorias:

  • Gastos com pessoal
  • Tributos
  • Energia
  • Água
  • Telefone
  • Outras despesas

O Gasto Estimado PJ com Positivo considera até mesmo o histórico de pagamentos dos sócios para estimar seu rendimento mensal, o que confere uma precisão incomparável à solução.

No Gasto Estimado PJ com Positivo a superioridade dos dados do Cadastro Positivo se confirma: os testes que realizamos demonstram um Ks de no mínimo X pontos percentuais acima do modelo anterior.

Como acrescentar o Gasto Estimado PJ com Positivo na consulta CNPJ?

Existem basicamente duas formas principais para você aproveitar os benefícios da solução:


Dicas de como usar o Gasto Estimado PJ com Positivo na consulta CNPJ

A solução tem muitas utilidades para sua análise de crédito, algumas, inclusive, que você descobre de acordo com as peculiaridades do seu negócio e do seu mercado. Citamos aqui dois exemplos em que a solução pode fazer muita diferença na sua tomada de decisão em negócios B2B:

 

Confira mais informações sobre o Gasto Estimado PJ com Positivo aqui.