As empresas que trabalham com a concessão de crédito precisam garantir que todo esse processo esteja estruturado de maneira inteligente, visando melhorar a experiência de seu cliente e diminuir os riscos de sua operação.

Por ser um processo que requer bastante atenção, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções tecnológicas que as ajudem a ter uma visão holística de todo o processo para tomarem decisões mais alinhadas com as necessidades do negócio.

Neste contexto, saiba como a solução de Onboarding Digital da Serasa Experian poderá ajudar a sua empresa a melhorar a experiência do cliente e eficiência operacional, desde a captura das informações até a concessão de crédito.

Cadastro

Não é novidade para as empresas que, para atingirem seus objetivos de negócios, é fundamental trabalhar com dados de qualidade. Principalmente pelo fato das empresas lidarem com um volume grande de informações diariamente, torna-se essencial investir em soluções de gerenciamento de dados que garantem sua qualidade desde o momento da sua captação.

Pensando na experiência do cliente, é importante que o processo de cadastro seja totalmente digital e real time. Dessa forma, você otimiza o tempo da sua equipe na validação das informações e não gera atritos durante a jornada do seu cliente.

Com esse cuidado, sua empresa já poderá observar uma melhora na tomada de decisão de crédito, uma vez que terá uma segurança maior sobre quem são seus clientes e quais serão os melhores dados para contatá-lo.

Crédito

A automatização da análise de crédito traz diversos benefícios para o negócio, seja em garantir um padrão de validação dos dados, melhorar a qualidade e segurança das verificações e até mesmo aumentar a agilidade da operação.

Para que esses benefícios sejam visíveis, a empresa já precisa ter feito o exercício de garantir a qualidade dos dados trabalhados. Isso porque, mesmo com a estruturação de uma política de crédito alinhada com os objetivos da companhia, não será possível colocá-la em prática sem as informações certas.

Prevenção à fraude

Esta parte dependerá do seu objetivo de negócio. Se o seu foco for conceder crédito, é recomendável que você faça as análises de antifraude depois de já ter parametrizado os critérios para aplicação das políticas de crédito. Dessa forma, você poderá direcionar o investimento onde realmente faça sentido e mitigar riscos.

Direcionamento de oferta

Ainda pensando em uma melhor experiência para consumidor final, as empresas podem ir além da concessão de crédito. Entendendo o comportamento do seu cliente, é possível direcionar ofertas personalizadas de acordo com o perfil e à propensão ao pagamento.

Seguindo esses passos, você poderá estreitar o seu relacionamento com o cliente e aumentar suas chances de fidelizá-lo.