Em um cenário econômico cada vez mais complexo e desafiador, várias empresas que ofertam crédito para consumidores nos procuram tentando entender como é possível garantir a segurança de suas decisões – afinal, o bom pagador de sempre não está imune ao surgimento de eventuais problemas.
O que nós podemos explicar é que o ano da pandemia acabou transformando a realidade de muita gente, que sofreu com perdas de vagas de trabalho ou com a necessidade de encerrar atividades de suas micro e pequenas empresas. Assim, não adianta só olhar para uma fotografia do passado: é essencial procurar novas formas de enxergar os clientes.
Enquanto isso, vivemos um momento único em relação à volumetria de dados disponíveis (dos convencionais aos alternativos), e as informações do Cadastro Positivo ajudam a construir e consolidar novas visões que fazem toda a diferença na hora de conquistar clientes e vender com menos riscos.
Uma visão granular sobre os consumidores
Quando uma empresa decide fazer consultas básicas sobre os clientes, a “nota de corte” usada – um score, por exemplo – serve para orientar políticas de concessão: basicamente, a empresa define um grau de risco e sinaliza “acima de tal número, aprovado; abaixo, reprovado”. É uma estratégia eficiente, mas que abre espaço para grandes oportunidades escaparem.
Então, como ficam as empresas que querem aproveitar todas essas chances? Bem, para esses casos, nós juntamos o poder do Cadastro Positivo, uma experiência de mais de 50 anos em dados sobre inadimplência (o maior acervo da América Latina) e a expertise de mais de 200 cientistas de dados para criar visões únicas e capazes de detalhar o comportamento financeiro dos consumidores sob aspectos nunca explorados.
E, ao grupo de soluções que oferece essa visão granular sobre os clientes, demos o nome de Indicadores Positivos e de Bureau.
O poder dos Indicadores Positivos e de Bureau nas consultas
Complementares a uma análise de crédito tradicional, os indicadores permitem que as decisões de uma empresa sejam mais flexíveis – revelando, por exemplo, um comportamento recente de bom pagador, mesmo que existam negativações isoladas no passado influenciando o resultado da pontuação de crédito do consumidor.
As 18 soluções já disponíveis representam um salto de qualidade para empresas como a sua. Isso porque os indicadores não se baseiam apenas em informações restritivas (de inadimplência), mas sim em uma análise detalhada do perfil comportamental do consumidor no passado e no presente, que vai ajudar a projetar o seu comportamento futuro.
A negativação, como falamos, funciona como uma fotografia do momento da vida do cliente. Com os dados do Cadastro Positivo, essa foto se transformou em um filme que vai revelando as mudanças comportamentais ao longo do tempo.
Essa nova forma de enxergar é um verdadeiro raio-x sobre o consumidor, que facilita o ajuste de novas ofertas para os perfis predefinidos. Com o poder dos indicadores, é mais rápido encontrar as oportunidades e as empresas minimizam riscos na concessão de crédito.
Imagine, agora, esta situação: nas suas políticas internas (que consideram apenas os dados de inadimplência), um cliente é recusado por ter uma nota de crédito inferior à que você definiu como mínima necessária.
Mas, e se você tivesse apostado na inovação e no volume de informações do Cadastro Positivo presentes nos indicadores? Aí, a sua empresa poderia criar uma combinação capaz de revelar que clientes com o mesmo perfil desse consumidor pagaram suas contas em dia nos últimos 12 meses – uma mudança comportamental fundamental para transformar uma venda perdida em um potencial cliente.
Dá para entender como essas soluções podem impulsionar suas análises de crédito?
A experiência da Serasa Experian com Cadastro Positivo
Com a nossa expertise em tratamento de dados do Cadastro Positivo dentro e fora do Brasil, os indicadores já estão prontos para atender necessidades de mercados específicos – ou seja, o consumo pode ser feito imediatamente!
Ao mesmo tempo, a maior equipe de analytics do país já desenvolveu mais de 60 outras visões para testes e experimentação, que, em breve, estarão disponíveis para uso geral. Essa capacidade é fruto dos nossos estudos feitos em uma base sólida, conquistados ao longo da última década.
Escolha e combine, agora!
Se você reconheceu os desafios da sua empresa neste conteúdo, os Indicadores Positivos e de Bureau são perfeitos para potencializar suas análises de crédito – seja qual for o porte ou o seu segmento de atuação. Escolha agora as visões ideais para o seu momento de negócios, combine como (e quantas vezes) quiser e experimente o poder desses indicadores na rentabilidade da sua empresa.
Quer saber mais? Confira em serasaexperian.com.br/indicadores.