O Cadastro Positivo é um banco de dados utilizado para mostrar as informações dos comportamentos de crédito de pessoas físicas e jurídicas, permitindo analisar a reputação de cada uma delas com uma visão mais ampla.
O principal objetivo do Cadastro Positivo é disponibilizar o histórico de pagamentos e compromissos assumidos por um CPF ou CNPJ, não se restringindo apenas aos dados negativos.
Ele funciona como um “atestado” de bom pagador e ainda contempla outras informações relevantes para a análise de crédito. Continue a leitura para entender mais sobre o tema e como usar a ferramenta a seu favor!
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O que é Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é um conjunto de dados acessados por meio de ferramentas, como score, relatórios de crédito e informações adicionais. Ele facilita o acesso ao crédito, oferecendo consultas mais abrangentes sobre os hábitos financeiros do consumidor. Ainda, contém informações como a pontualidade nos pagamentos e os valores de contas.
Essas informações englobam diversos aspectos, como: uso do cheque especial, saldo rotativo do cartão de crédito, empréstimos com garantias e contas de serviços mensais (celular, internet etc.).
Com base nesse comportamento, é possível realizar uma avaliação de crédito que reflita a situação financeira com maior precisão para que instituições financeiras, lojas de varejo, atacado, indústria e outras estabeleçam uma política de crédito mais eficientes, com redução do risco de inadimplência e ofertas com taxas de juros menores. Segurança e competitividade juntos.
Como surgiu o Cadastro Positivo?
Até 2010, o Brasil não tinha uma legislação regulamentadora de informações positivas de crédito. Naquele período, o sistema de concessão baseava-se predominantemente em dados de débito. Isso significa que um indivíduo não tinha uma documentação reconhecendo seu histórico de bom pagador.
Essa ausência de informações gerava incerteza, tanto para pessoas quanto para empresas em relação à sua situação financeira, impedindo a construção de uma boa reputação baseada em dados concretos. Segundo o estudo realizado pela Serasa Experian, o acesso às informações positivas atribui um peso de 55% no cálculo do Serasa Score por ter mais informações concretas.
No entanto, a falta desses registros positivos também resultava na perda de oportunidades de crédito para muitas pessoas, pois não havia uma documentação que comprovasse seu histórico consistente de pagamentos. Sem essas referências sobre uma conduta financeira sólida, indivíduos sem histórico de dívidas tinham dificuldade de acesso ao crédito.
No final de 2010, foi iniciada a medida provisória 518/10 e, posteriormente, em julho de 2011, tornou-se a Lei Ordinária 12.414/11, permitindo o registro de informações de pagamentos positivos nos órgãos de proteção ao crédito.
O que a lei diz sobre esse cadastro?
A Lei 12.414/11 de 2011 permite o registro de informações positivas e consultas junto aos bancos de dados. Assim, surgiu a primeira versão do Cadastro Positivo, concebida para registrar o histórico de pagamentos e os compromissos assumidos pelos consumidores.
A partir de 09 de julho de 2019, surge uma nova versão da Lei do Cadastro Positivo com o objetivo de complementar a lei anterior, com mudanças na forma de inclusão no cadastro. Ela passou a ser automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone, sendo possível solicitar a exclusão.
Olha essa curiosidade sobre a linha do tempo do Cadastro Positivo. Desde 2013, a Serasa Experian já possuía um banco de dados positivos, em que o CPF ou CNPJ solicitava a inclusão. Antes da inclusão automática, já havia mais de 10 milhões de registros. A companhia foi pioneira no uso dessas informações e já tem mais de uma década de expertise no assunto.
Para quem o Cadastro Positivo é indicado?
Para todos! Com base nesse histórico, é possível realizar uma avaliação de crédito em que as empresas tenham visibilidade do comportamento de pagamento dos consumidores. Isso possibilita a formulação de políticas de concessão de crédito, potencialmente levando a taxas de juros mais baixas.
Compreender o Cadastro Positivo é crucial para as empresas, pois lidar com clientes com histórico de pagamento irregular pode resultar em taxas elevadas de inadimplência. Muitos desses consumidores acabam não realizando o pagamento, impactando negativamente a saúde financeira das empresas.
O Cadastro Positivo permite uma avaliação mais detalhada do CPF ou CNPJ consultado, proporcionando uma gestão de riscos mais refinada nesse contexto. Por meio dó histórico, é possível uma análise mais completa do comportamento financeiro.
Quais são as vantagens para as empresas?
Os pagamentos não realizados pelos clientes causam problemas financeiros em uma empresa, resultando no desequilíbrio da organização. Com isso, a taxa de inadimplência pode prejudicar seu negócio. Nesse contexto, o Cadastro Positivo visa melhorar a gestão de risco de crédito com as seguintes vantagens:
1. Menor exposição a riscos financeiros
O Cadastro Positivo oferece informações completas sobre o cliente, revelando seu comportamento financeiro. Com ele, é possível verificar se os pagamentos são feitos pontualmente ou se há atrasos. Com essas informações à disposição, é viável definir critérios mais estritos para vendas, visando reduzir as chances de inadimplência.
2. Permite acesso a melhores condições de crédito
A principal vantagem para as empresas é o acesso às informações de maneira justa, proporcionando um olhar mais amplo não só de atrasos, mas também de bons pagamentos.
Isso traz mais vantagens ao buscador de empréstimo, como taxas de juros menores e prazos mais longos. Também reflete diretamente nas negociações com fornecedores e gera o crescimento de negócios e projetos.
3. Controle de gestão de contas
Ter esse acesso ao Cadastro Positivo permite à empresa ter uma visão ampla do fluxo de caixa, garantindo uma administração mais eficaz, podendo fazer planejamentos futuros e tomar decisões mais assertivas de investimentos.
Quais são os benefícios para o consumidor?
Os benefícios para o consumidor com o Cadastro Positivo são muitos. Ele auxilia o cliente a construir uma boa reputação de crédito e, assim, gerar a confiança de bancos para a obtenção de empréstimos e negociações favoráveis. Além disso, as taxas de juros podem ser menores para quem tem um bom histórico no Cadastro Positivo.
Mostrar a responsabilidade financeira demonstra como um cliente é confiável, abrindo portas para negociações mais vantajosas com as empresas. Um bom histórico oferece ao consumidor acesso a propostas de créditos adaptadas a sua realidade financeira e ao perfil de risco do CPF.
Quem pode ter acesso ao Cadastro Positivo?
Quem detém o acesso ao Cadastro Positivo são os bancos de dados e as informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, como a Serasa Experian. Por meio dela, é permitido ter acesso para consultar as soluções e os dados adicionais sobre os clientes e, assim, auxiliar nas tomadas de decisões.
A consulta a essas ferramentas é a maneira mais precisa e segura para retratar a realidade financeira dos consumidores, oferecendo uma visão mais abrangente e justa para os avaliadores de crédito.
A Serasa Experian utiliza esse sistema para realizar a análise de crédito de pessoas físicas e a análise de crédito de pessoas jurídicas. Com os dados do Cadastro Positivo, os relatórios proporcionam informações mais completas sobre o comportamento financeiro dessas pessoas e garantem análise de risco e concessão de crédito com maior acurácia.
Portanto, ao adotar o Cadastro Positivo, estamos fortalecendo não apenas o sistema financeiro, mas também construindo um cenário no qual o crédito é concedido com base na confiança mútua e na história positiva de cada cliente. Continue navegando no blog para mais informações como esta. Até mais!