Como a aquisição estratégica da Agrosatélite pela Serasa Experian potencializou oferta de serviços no agro?
Em 2023, a Serasa Experian deu mais um passo ousado em sua expansão no mercado agro, anunciando a aquisição da Agrosatélite. Fundada há pouco mais de uma década por Bernardo Rudorff, Daniel Aguiar, Joel Risso e Moisés Salgado, a Agrosatélite tornou-se uma referência em geoprocessamento e monitoramento agrícola por meio de imagens de satélite.
Com a junção dos talentos da Agrosatélite e o seu banco de dados robusto sobre performances agrícolas em todo o Brasil, a Serasa Experian uniu expertise, inovação e visão sustentável para transformar a maneira como se conecta com o agronegócio.
Marcelo Pimenta
Head de Agronegócio da Serasa Experian
Neste conteúdo você vai ver
A trajetória da Agrosatélite: visão especializada e crescimento sustentável
A Agrosatélite surgiu em 2013 como um projeto inovador liderado por mentes brilhantes com uma trajetória sólida em instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Sob a liderança de Bernardo Rudorff, a equipe transformou o conhecimento gerado por pesquisas acadêmicas em projetos operacionais notáveis, como o Canasat e a Moratória da Soja que mapeiam e monitoram, respectivamente, as produções de cana-de-açúcar e soja para entender o potencial de produção sustentável.
Paralelamente, a Agrosatélite se destacou na construção de plataformas web de inteligência territorial, lançando iniciativas de acesso aberto como o Agroideal, Observatório da Restauração e do Reflorestamento do Brasil, e o Radar de Sustentabilidade da Soja no MATOPIBA. A expertise da Agrosatélite também se estendeu ao lançamento do Sistema de Monitoramento de Fazendas (SIMFaz), permitindo análises detalhadas em nível de imóvel rural.
Bernardo Rudorff
Gerente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento
para Agronegócio da Serasa Experian
Revolução no acesso ao Crédito Rural
Há dois anos, a Serasa Experian embarcou em uma jornada de reinvenção no agronegócio brasileiro, identificando a falta de acesso a dados atualizados, confiáveis e centralizados como um obstáculo central para quem concede crédito aos produtores rurais.
Em apenas um ano, a Serasa Experian expandiu sua carteira de clientes de 1,2 milhão para impressionantes 16 milhões de consultas de crédito agrícola. A aposta em tecnologia de ponta e diversificação de portfólio permitiu à empresa tornar a jornada de negócios entre credores, seguradoras e trabalhadores do campo mais dinâmica, confiável e vantajosa para todos.
Marcelo Pimenta
Head de Agronegócio da Serasa Experian
Integrando a Agrosatélite ao portfólio da Serasa Experian
Com a aquisição da Agrosatélite, a Serasa Experian anuncia uma revolução no monitoramento agrícola. A integração do acervo de dados da Agrosatélite com os modelos de Inteligência Artificial (IA) da Serasa promete alcançar 100% do território brasileiro, monitorando culturas como soja, milho, algodão, cana e café. Marcelo Pimenta destaca que essa sinergia permitirá uma atuação mais assertiva das seguradoras, oferecendo ainda mais proteção aos produtores rurais. Além disso, a fusão abre novas possibilidades para as empresas brasileiras pensarem sobre agroflorestas, descarbonização e controle de sustentabilidade.
Joel Risso
Diretor de Novos Negócios para Agro na Serasa Experian
A evolução já teve início, com o desdobramento da linha de soluções MAPs, desenvolvida pela Agrosatélite, em dois novos produtos que se integraram à plataforma de soluções da Serasa Experian. A linha MAPs foi idealizada para oferecer mapeamento preciso do uso da terra por meio de imagens de satélites, complementadas por dados de campo e análises de especialistas. A partir dela, surgiram duas novas soluções: Land Use e Crop Maps.
O Land Use utiliza mapeamento via imagens de satélite para fornecer dados estratégicos sobre o uso da terra no agronegócio com visão ESG. Sua abordagem remota e escalável oferece informações objetivas e verificáveis, destacando-se como diferencial competitivo. A versatilidade da solução abrange desde demandas locais específicas até análises históricas em biomas inteiros, atendendo às tendências de produção sustentável e rastreabilidade no mercado atual.
Já o Crop Maps utiliza mapeamento por meio de imagens de satélite para oferecer informações objetivas e precisas sobre os principais cultivos agrícolas, como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. Essa abordagem supre a necessidade do agronegócio por dados confiáveis e ágeis, superando as limitações das estatísticas oficiais subjetivas. A solução proporciona uma visão detalhada e abrangente do território de interesse, permitindo uma análise dinâmica da agricultura.
Jornada sustentável rumo ao futuro do agronegócio
A Serasa Experian e a Agrosatélite se uniram para redefinir os padrões de monitoramento, crédito e sustentabilidade. O percurso da Agrosatélite, desde projetos acadêmicos até o reconhecimento como referência em monitoramento agrícola, culmina em uma aquisição estratégica que promete transformar a paisagem do setor.
A Serasa Experian, por sua vez, consolida sua presença no agronegócio, democratizando o acesso ao crédito e incorporando a expertise da Agrosatélite para impulsionar suas soluções ESG. Esta fusão não é apenas uma transação comercial; é a integração de visões e inovações para criar um futuro sustentável para o agronegócio brasileiro. "Estamos no caminho para transformar a maneira como o agronegócio se conecta com o mundo, construindo um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado”, conclui Marcelo Pimenta.