O agronegócio abrange uma grande diversidade de : do pequeno produtor rural às cooperativas e grandes empresas, passando pelos distribuidores de insumos, beneficiadores de produtos e investidores, que, ao buscarem ou concederem crédito, entre outras operações de gestão de negócios, lidam com o desafio de informações e dados descentralizados e que limitam a capacidade de tomar decisões de maneira automatizada.
Inovação e tecnologia guiam cada passo da jornada
Ao adquirir parte da Brain Ag, empresa de big data para operações financeiras do segmento, a Serasa Experian quer ampliar a atuação no setor por meio da junção de experiência e conhecimento. Liderado pelo DataLab, nosso laboratório de inovação que está sempre explorando as mais novas tendências tecnológicas, o movimento vai acelerar a evolução das soluções atuais e criar novos produtos que entreguem agilidade e segurança em análises de risco.
A ideia é criar uma oferta única no mercado para avaliação de risco no agronegócio, reunindo informações completas para originação, decisão e monitoramento do produtor rural em menos tempo. As soluções permitirão que as análises sejam feitas em minutos. Atualmente estes procedimentos podem demorar vários dias.
Soluções de ponta: do histórico de pagamento ao monitoramento da safra
Inicialmente, a ideia é distribuir diferentes funcionalidades da Serasa Experian voltadas para esse mercado como, por exemplo, um score específico para avaliar a probabilidade de pagamento de empréstimos ou contratação de serviços dos produtores rurais.
Outra solução disponível usará algoritmos inteligentes para consolidar informações de:
Propriedades rurais
Clima
Processos, protestos e outros negativos
Diligência em cartórios de registro de imóveis
Mais uma iniciativa já prevista é um app que empodera o produtor na tomada de crédito, além de ferramentas de inteligência de mercado, digitalização e registro de títulos, relatórios de reputação e outros serviços que atenderão a demanda crescente das políticas ESG (governança social, corporativa e ambiental).
Enfim, tudo para que o credor faça a gestão de sua carteira de clientes e de garantias em um só lugar, avaliando os riscos em toda a jornada de crédito.
Crédito agrícola: mais fácil, seguro e acessível
Uma característica do agronegócio é que a revolução digital também está modificando suas práticas e revelando um universo incrível de dados alternativos que podem e devem ser utilizados. Um terreno fértil para a colheita ideal: segurança para quem oferece crédito, análise mais justa para quem busca recursos e rentabilidade para todos.