Estudo exclusivo aponta crescimento de 32,9% na pontuação de de produtores rurais com mais de 60 anos

Um estudo inédito realizado com 3 milhões de produtores rurais de todos os estados brasileiros revelou o impacto do Agro Score, solução desenvolvida pela Serasa Experian, na avaliação dos credores para a concessão de crédito agrícola. Na comparação com modalidades tradicionais de análise de crédito, a adoção da inteligência de crédito específica para o agronegócio impulsionou em até 46,2% as chances de que os produtores com pontuação acima de 500 pontos consigam recursos para financiar suas atividades.

Conhecendo o Agro Score

A solução atribui uma pontuação de 0 a 1000 a cada produtor. Quanto mais alto, maior é a chance de que ele cumpra os compromissos financeiros. A análise leva em conta o desempenho do produtor rural no mercado financeiro de cooperativas de crédito, comércio atacadista, indústrias de agronegócio, insumos, fertilizantes, maquinário agrícola, entre outros indicadores.

 

A avaliação dessa solução é mais assertiva, pois são levados em consideração os riscos climáticos, a capacidade de produção, aspectos socioambientais da propriedade rural, variações do mercado interno e externo, além do comportamento financeiro do produtor no mercado. Por isso, temos um Score de crédito desenvolvido com modelagem estatística avançada para atender as peculiaridades do agronegócio, um dos principais motores da economia no país.

         Marcelo PimentaHead de Agronegócio da Serasa Experian

Conheça a plataforma Brain, família de soluções para análise de riscos de crédito e socioambientais da qual o Agro Score faz parte.

 

Maduros e mais jovens: os que mais evoluíram no score

No recorte dos resultados por faixa etária, os produtores com mais de 60 anos tiveram o maior salto na pontuação, com alta de até 32,9% em comparação com a avaliação de crédito tradicional. Na outra ponta da visão por idade, quem tem entre 18 e 25 anos também viu o score crescer até 32,6%.

 

Se com o modelo tradicional utilizado pelo mercado, cerca de 61,1% desses trabalhadores teriam acesso a um crédito de qualidade, a expertise do Agro Score foi capaz de aumentar esse percentual para até 89,4%. Ou seja, para cada 1.000 produtores rurais, cerca de 611 estariam aptos ao crédito com o modelo comum de análise. Ao passo que, com o novo Score específico para o agronegócio, esse número cresce para até 894.

         Marcelo PimentaHead de Agronegócio da Serasa Experian

 

Norte e Nordeste do Brasil: mais beneficiados pelo Agro Score

O estudo também demonstrou que as regiões Nordeste e Norte são as mais beneficiadas pelo Agro Score com variação média de até 34,5% e 27,5%, respectivamente.

Donos de propriedades rurais em Pernambuco tiveram o melhor ganho, marcando alta de até 38,5%. Sergipe conquista o segundo lugar com até 36,0% de alta e o ceará, com 35,3% complementa o pódio.

Saiba como estamos ajudando quem produz e quem financia a produção agrícola no Brasil a prever riscos e colher melhores resultados!