MT Soluções: construindo conhecimento e autonomia na gestão de carteira
Mateus Toledo é um pioneiro do e-commerce. Com mais de 14 anos de experiência no setor, ao ser indicado para um prêmio do E-Commerce Brasil como melhor profissional de atendimento em 2011, colocou um objetivo em mente: possibilitar que empreendedores de pequeno e médio porte também pudessem contar com projetos de vendas em ambiente digital, algo que até então era restrito a grandes empresas por conta do alto investimento necessário. Há 10 anos ele criou a MT Soluções, que oferece soluções de ponta a ponta para e-commerce, sistemas de ERP, acesso a marketplaces, CRM, pós-vendas e Business Intelligence. Hoje conta com 28 funcionários, já atendeu cerca de 750 marcas e tem clientes ativos em 25 dos 27 estados brasileiros.
O desafio: susto com inadimplência na pandemia
Mateus Toledo, proprietário e diretor da MT Soluções, conta que, até o início de 2020, a inadimplência de sua carteira de clientes girava em torno de 5% e por isso ele não fazia qualquer espécie de monitoramento ativo de clientes e prospects. “Estávamos em uma aeronave sem plano de voo. Nossa consulta era restrita a verificar se o CNPJ estava ativo para iniciar um projeto, assumindo os riscos. Até o início da pandemia da Covid-19, nossa inadimplência girava em torno de 5%. Com o coronavírus, batemos em 70% de inadimplência logo nos primeiros meses e percebemos que precisávamos tomar uma ação.”
Com a contratação do Monitore Clientes, a MT Soluções dinamizou o processo de negociação customizada para cada perfil de cliente. “Passamos a ter noção de qual era o perfil de cada cliente com quem estávamos lidando. Se o cliente me diz ‘a parcela está alta’, com o monitoramento do CNPJ eu consigo direcionar o meu time comercial para entender o risco envolvido na negociação e, com base no tipo de anotação, decidir se posso aumentar o número de parcelas em boleto ou buscar outra solução, como o pagamento em cartão de crédito”, explica Mateus.
“ O Monitore Clientes democratiza o acesso a dados. É econômico, prático, traz informações ricas que ajudam a sua gestão no dia a dia e pode ser combinado com outros recursos para assessorar a análise de crédito ” Mateus ToledoDiretor da MT Soluções
O Monitore Clientes é uma ferramenta de gerenciamento de carteira que permite o cadastro de clientes e parceiros comerciais e envia alertas por e-mail e notificações pelo site sempre que o CNPJ e/ou CPF cadastrado apresenta uma alteração, como a inclusão de dívidas vencidas negativadas, protestos, cheques sem fundos, ações judiciais, solicitações de falência e recuperação judicial. Além disso, o dashboard da solução apresenta uma visão de risco de inadimplência global da carteira e por cliente.
“Baixamos de 5% para 3% a inadimplência, após o susto de atingir 70% no início de 2020. Com a contratação do Monitore, fomos controlando essa taxa ao longo do último ano. Num primeiro momento, descemos para um patamar de 30% e, no decorrer dos meses entre 2020 e 2021, alcançamos uma taxa bem mais saudável, de 3%, inferior à que tínhamos registrado antes da pandemia” Mateus ToledoDiretor da MT Soluções
Antes de usar o Monitore Clientes, a empresa costumava recorrer a um intermediador para a consulta, e o processo era liderado só pelo departamento financeiro. Com o uso da solução da Serasa Experian, o comercial ganhou autonomia para fazer análises de risco de modo muito mais rápido e seguro. O processo, que costumava levar mais de 24 horas entre a consulta e a decisão para fechar negócios, agora dura menos que cinco minutos.
Hoje a MT Soluções fatura mais de R$ 1 milhão por ano. “Mesmo com a pandemia, crescemos 25% em faturamento em relação a 2019; e em 2021, ainda em julho, já batemos o faturamento de 2020”, completa ele.
“Nossa geração aprendeu a entender a avaliação de crédito para além da percepção de que ‘não pode sujar o nome’. Se um cliente está na faixa amarela de risco, vou entender o valor, o tipo da anotação, e talvez até enriquecer a análise com outras soluções da Serasa Experian para enxergar com mais clareza o contexto daquele parceiro comercial” Mateus ToledoDiretor da MT Soluções
Segundo ele, a implementação do Monitore Clientes foi rápida e, já no contato inicial para orientar o uso da ferramenta, o atendimento apresentou possibilidades que enriqueceram a utilização do produto. “O suporte é rápido, esclarece para a gente o que significa um determinado documento, o que são as nomenclaturas, de modo muito colaborativo”, finaliza. Contar com uma ferramenta automatizada de monitoramento impactou outras áreas e fez a empresa estruturar projetos para 2022 como a integração de sistemas que ainda não estão totalmente automatizados, como o cadastro e a geração de contrato, a emissão de boletos e o acompanhamento de cobranças utilizando novas soluções digitais.